Grupo Viação Garcia-Brasil Sul adota novos protocolos de segurança

Desinfecção do ar com ozônio, cortinas de proteção entre poltronas, tapetes higiênicos e novos métodos de limpeza interna dos ônibus são incorporados à rotina das empresas

O Grupo Viação Garcia–Brasil Sul, que mantém rotas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, tem dado atenção especial aos protocolos de higienização e limpeza, de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde e Vigilância Sanitária, e de inovações que tragam mais segurança aos passageiros durante as viagens, está recebendo atenção máxima.

A desinfecção interna do ar, por exemplo, passou a ser realizada com aplicação de ozônio. A tecnologia foi testada pela Universidade Federal de Santa Catarina com eficácia de 99% na eliminação de vírus. Já os filtros de ar-condicionado são limpos com jato d’água a cada viagem.

A desinfecção do ambiente interno também é realizada pela pulverização de quaternário de amônia para a eliminação de vírus, seguida de limpeza adicional com álcool 70%. Estudo realizado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul constatou que a renovação do ar nas carrocerias utilizadas pela Viação Garcia e Brasil Sul é até 63% maior que a existente em locais de circulação, como supermercados, agências bancárias, aeroportos e shoppings centers.

Outra inovação foi a implantação de cortinas de proteção entre as poltronas, lavadas e esterilizadas a cada viagem, em todos os serviços: Cabine Cama, Leito Plus, Executivo, Semi Leito e Convencional, proporcionando segurança e privacidade aos passageiros. O Grupo foi o primeiro no País a oferecer esta solução como medida de segurança durante as suas viagens.

As poltronas dos ônibus, produzidas em couro ecológico, são também um diferencial por permitirem a completa higienização dos assentos a cada viagem. Todas as peças de uso dos passageiros como mantas, travesseiros e capas de poltronas são esterilizadas, secas e embaladas com total segurança antes dos embarques.

As medidas de segurança estão ainda em todos embarques rodoviários. Nas plataformas, o distanciamento físico de dois metros foi sinalizado com marcações e a medição de temperatura dos passageiros foi adotada como mais uma forma de prevenção. A orientação é ainda para o uso de máscaras durante toda a viagem.

Todos os colaboradores recebem treinamentos constantes dentro da política de Segurança do Trabalho da empresa. Especificamente, os treinamentos com reforços sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e sobre os novos métodos de higienização têm sido frequentes.

“Garantir todos os padrões de limpeza e higienização tem sido o nosso foco para trazer segurança para os nossos clientes e confiança de que terão uma viagem protegida”, afirma Estefano Boiko Junior, vice-presidente do grupo.

Veja também

Por