Volvo vende 200 ônibus articulados para o Chile

Os veículos B8RLE articulados foram adquiridos pela Subus, empresa que opera o transporte urbano da capital do Chile

A Volvo vendeu mais 200 ônibus para Santiago. Os veículos B8RLE articulados foram adquiridos pela Subus, que opera o transporte urbano da capital do Chile. Esta empresa já havia comprado no segundo semestre do ano passado 120 ônibus da marca, modelo Padron.

Os ônibus que estão sendo entregues para o mercado chileno são produzidos na fábrica de Borás, na Suécia, e encarroçados na fábrica da Marcopolo de Cartagena, na Colômbia. É um chassi com entrada baixa, capacidade para 180 passageiros, motor traseiro de oito litros e padrão de emissões Euro 6, conforme atualmente exigido pela cidade de Santiago. O controle da operação de exportação é feito pela Volvo do Brasil.

“Temos tradição no fornecimento de ônibus e soluções inovadoras para o Chile desde o início da integração do sistema, quando se decidiu melhorar a qualidade e ampliar a capacidade de transporte da capital”, afirma Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

Com a compra dos novos ônibus articulados, a Subus, uma das maiores empresas de transporte da capital chilena, passa a contar com 320 novos veículos Volvo somente nestes dois últimos negócios, realizados em menos de um ano. Os veículos vão rodar na Rede Metropolitana de Mobilidade (RED), o antigo Transantiago.

A RED, um dos mais importantes sistemas organizados de transporte coletivo urbano da América Latina, opera com uma frota de cerca de 6.200 ônibus pesados, sendo 2.850 da marca Volvo, incluindo os 200 novos articulados. “Esta venda consolida a relação comercial com a Subus, que possui em sua frota 1.250 ônibus Volvo, e confirma a confiança em nossa marca”, afirma José Antonio Margalet, diretor comercial de ônibus da Volvo Chile.

A RED é um sistema de transporte estruturado e com grande sucesso em Santiago, uma das cinco mais populosas metrópoles do continente e maior cidade do Chile. Ela integra ônibus, metrô e trens, permitindo o deslocamento nos 32 distritos da capital e sua região metropolitana, com o pagamento de um bilhete único, válido para duas horas após o primeiro embarque. Cerca de 6,2 milhões de usuários acessam o sistema diariamente.

“Nossos ônibus continuam contribuindo decisivamente para melhorar a mobilidade urbana de Santiago”, afirma Alexandre Selski, diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses na América Latina. “Os novos ônibus da Volvo são mais limpos e seguros. Equipados com motores Euro 6, eles atendem aos requisitos ambientais impostos pelas autoridades de Santiago, cidade localizada num vale circundado por montanhas, posição geográfica que traz dificuldade para a dispersão dos elementos particulados no ar. Por isso, a necessidade de veículos mais limpos”, diz Selski.

Com tecnologia de última geração, o chassi Volvo B8RLE articulado tem o que há de mais avançado em eletrônica embarcada: sistema de freios eletrônicos a disco, suspensão eletrônica, sistema de gerenciamento de frotas Volvo (Fleet Management) e I-Coaching (treinador virtual de motoristas).

Os gestores da frota podem também ativar o controle automático de velocidade Volvo, dispositivo que usa a conectividade por GPS para identificar trechos críticos, com altos índices de acidentes, e limitar a velocidade máxima independente da ação do motorista. Aprovada após um ano de uso em Curitiba, onde diminuiu em 50% as colisões com ônibus no BRT local, essa tecnologia é agora de série para ativação em todos os veículos pesados da marca no continente.

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