Rodney Freitas assume como CEO da Autopass

Após quase sete anos à frente da companhia, Rubens Fernandes Gil Filho deixa a presidência da empresa

Rodney Freitas, Chief Operating Officer (COO) de Bilhetagem da Autopass, passa a ocupar o cargo de CEO da empresa, sucedendo a Rubens Gil Filho, que poderá atuar como consultor de negócios, dando apoio ao Fundo de Investimento em Participações (FIP), que conduz a companhia. A decisão foi tomada em comum acordo com membros do fundo.

Ao assumir o cargo em junho de 2013, Gil Filho tinha o desafio de profissionalizar a gestão da companhia e prepará-la para expansão. Durante a sua gestão, tornou a Autopass a maior empresa privada de gestão da bilhetagem eletrônica do país com foco em soluções para a mobilidade urbana. O Cartão BOM, usado nos trilhos em São Paulo e em 39 municípios da região metropolitana, hoje conta com mais de dez milhões de cartões de transporte emitidos e mais de 4,5 milhões de transações realizadas por dia.

Em sua gestão, Gil Filho implantou a rede de vendas e do Recarga Fácil pela internet e as operações de autoatendimento, realizou a integração metropolitana dos trilhos com o cartão BOM e estruturou a venda de recarga de Bilhete Único nos canais de vendas Autopass. Dos serviços mais recentes implementados estão o QR Code para pagamento de tarifas do Metrô de São Paulo e da CPTM, além do aplicativo VouD.

Neste período, a empresa viu sua receita bruta quadruplicar, alcançando em 2019 o melhor resultado da história da companhia. Foram anos de empenho e conquistas que contribuíram para a liderança da Autopass em seu mercado de atuação e para o reconhecimento com premiações importantes do setor, como o prêmio Maiores do Transporte & Melhores do Transporte realizado pela OTM Editora, em que foi vencedora por sete anos consecutivos na categoria operador de bilhetagem.

Rodney Freitas é especialista em bilhetagem eletrônica, mobilidade urbana e gestão de frotas. O executivo conta com um histórico de atuação nas áreas de operações, produtos, gestão de projetos e comercial. Há quase dois anos na Autopass, é responsável pela unidade de negócios de Bilhetagem Eletrônica em 42 municípios e pela implantação do projeto de integração EMV no transporte público.

O executivo também é cofundador da primeira plataforma de transporte coletivo sob demanda, a UBus, e passou pelas empresas Cartão Legal, Getnet, VeriFone do Brasil, BOIP Negócios e Redecard, em que desempenhou diferentes funções de gestão, da gerência à diretoria.

Veja também

Por