A capital paulista passa a contar com os primeiros modelos que utilizam essa tecnologia, movidos a bateria de ferro e lítio
O sistema de ônibus da capital paulista começa a receber seus primeiros modelos totalmente elétricos BYD D9W, que fazem parte de um projeto-piloto que envolve abastecimento por energia solar. Com capacidade para transportar 29 pessoas sentadas e 51 em pé, incluindo espaço para cadeirante, os ônibus são movidos a bateria de ferro-lítio, com autonomia de 250 quilômetros. Os três primeiros veículos que vão compor o projeto já estão na garagem da Transwolff, empresa do subsistema local, que atua na zona sul da cidade.
O início das operações ainda será definido pela gerenciadora do sistema de ônibus da capital paulista.
A vice-presidente global da BYD, Stella Li, afirma que “a BYD é líder global em vendas de ônibus 100% elétricos por quatro anos consecutivos, tendo entregue mais de 55 mil unidades mundialmente, e que a empresa continuará a fazer grandes investimentos em sua operação local, compartilhando com os brasileiros sua missão de promover inovações tecnológicas para uma vida melhor.”
O vice-presidente de vendas da BYD Brasil, Wilson Pereira, ressalta que os esforços da BYD no mercado da América do Sul estão dando resultado. “Nossas entregas recentes, não apenas no mercado brasileiro, mas também no chileno, fizeram da BYD a líder no setor de ônibus elétricos na América do Sul”, afirma. De acordo com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, até março todos os ônibus devem estar em operação com passageiros. “É deste tipo de transporte, limpo e sem barulho, que nem parece que o ônibus está ligado, que a gente quer ver mais e mais na cidade de São Paulo”, diz.
Em janeiro deste ano, o então prefeito João Doria sancionou a lei 16.802 que estipula novas metas de redução de poluição pelos ônibus municipais. As reduções de emissões de poluição pelos ônibus de São Paulo devem ser de acordo com o tipo de poluente em prazos de dez anos e 20 anos.
O chassi BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Os dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 kW, juntos equivalem a 402 cavalos e estão integrados nas rodas do eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração.
O chassi possui o conceito low entry, ou seja, não há degraus para o embarque e desembarque dos passageiros. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência a torção e a flexão, de acordo com o fabricante.
Os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. A suspensão pneumática integral oferece conforto aos passageiros e ao motorista e o sistema de rebaixamento bilateral permite o ajoelhamento da suspensão, aumentando a comodidade e a segurança para embarque e desembarque dos passageiros. Também é possível elevar a altura da carroceria para transpor alguns obstáculos das vias públicas. A coluna de direção regulável permite a regulagem de acordo com as características de cada motorista, melhorando assim questões de ergonomia.