A Região Metropolitana de São Paulo, a maior do país, com mais de 21 milhões de habitantes, conta com dois corredores de BRT em operação. Um deles está inserido na cidade de São Paulo. Trata-se do Expresso Tiradentes, que liga o Parque Dom Pedro II, no centro da cidade, ao Sacomã, próximo ao início da Via Anchieta, que leva ao litoral. O outro é o Corredor ABD, que liga São Mateus, na zona leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, cortando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.
Estão previstos outros quatro corredores BRT na região metropolitana – um deles parcialmente implantado, segundo Joaquim Lopes, diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU). “Se a situação econômica do país se resolver logo, a Região Metropolitana de São Paulo tem condições de colocar em operação, em breve, mais 42 quilômetros de corredores BRT”, destaca Lopes.
GUARULHOS-TUCURUVI – Um dos corredores foi projetado para ligar o Terminal Taboão, próximo ao Aeroporto Internacional Governador Franco Motoro, em Guarulhos, à estação terminal norte da Linha 1 – Azul do Metrô-SP, no bairro do Tucuruvi, na zona norte da capital paulista. Esse corredor tem dois trechos prontos, ambos dentro do município de Guarulhos, localizado na Região Metropolitana de São Paulo e que é o segundo maior município paulista, com mais de 1,37 milhão de habitantes, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2016.
Três outros segmentos do Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo (Tucuruvi) ainda não estão concluídos. Um deles – o trecho que liga a Vila Galvão, em Guarulhos, ao bairro do Tucuruvi – está suspenso. “Houve a edição de lei municipal paulistana que prevê a implantação de ciclovias junto aos corredores de ônibus. Isso obrigou a revisão de todo o projeto, pois será preciso a desapropriação de áreas dentro da cidade de São Paulo”, explica Lopes. Os outros dois segmentos estão em licenciamento. Um deles corresponde à complementação do trecho da ligação entre o Terminal Taboão e o Terminal de Vila Endres, dentro de Guarulhos, e outro se refere à ligação do Terminal de Vila Endres à Estação Tiquatira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na zona leste da cidade de São Paulo.
PERIMETRAL LESTE – Um segundo sistema de BRT é o Corredor BRT Metropolitano Perimetral Leste, que vai ligar o Terminal Cecap (intermediário entre os terminais Taboão e Vila Endres, em Guarulhos) ao Terminal São Mateus, na zona leste da capital paulista, permitindo a conexão com o Corredor ABD, já existente, que leva a três municípios do ABC e ao bairro do Jabaquara, na zonal sul de São Paulo. O Corredor BRT Perimetral Leste terá 26,7 quilômetros de extensão, com previsão de demanda diária de 175 mil usuários. Três terminais desse sistema já estão prontos.
ALTO TIETÊ – O Corredor BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê, que interligará Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos, todos municípios da Região Metropolitana de São Paulo, terá 20,2 quilômetros de extensão, com demanda esperada de aproximadamente 47 mil passageiros por dia. O projeto básico já foi concluído e está sendo feito o estudo de desapropriação. O sistema deverá contar com novos terminais a serem construídos nas cidades de Arujá e Ferraz de Vasconcelos. Haverá um terminal que será readequado em Poá e serão implantadas duas estações de transferência em Itaquaquecetuba, além de 26 estações de embarque e desembarque ao longo do trajeto. “A previsão é de que os projetos e os estudos de desapropriação fiquem prontos no primeiro semestre de 2018. Assim, as obras poderão começar até o fim do próximo ano”, diz o diretor-presidente da EMTU.
CAJAMAR-SANTANA DE PARNAÍBA – Para a porção oeste da Região Metropolitana de São Paulo, está previsto o Corredor BRT Metropolitano Cajamar/Santana de Parnaíba. Este empreendimento está em fase de consolidação do projeto funcional e ainda em 2017 serão elaborados os projetos básico e executivo. O sistema terá 12,7 quilômetros de extensão e 1,7 quilômetro de viário auxiliar. O projeto envolve a construção de dois terminais de integração, um em Cajamar e outro em Santana de Parnaíba, e a implantação de 16 estações de embarque e desembarque ao longo do percurso.