Novo sistema de pagamento começa a ser testado no Rio

A Mastercard e a SuperVia, em parceria com emissores, empresa de bilhetagem (Empresa1) e adquirente (Stone), iniciaram um projeto piloto inovador no Rio de Janeiro pelo qual  passageiros de trem poderão utilizar seus cartões de crédito, débito e pré-pago Mastercard que tenham a função de pagamento sem contato e cartões registrados em carteiras digitais de […]

A Mastercard e a SuperVia, em parceria com emissores, empresa de bilhetagem (Empresa1) e adquirente (Stone), iniciaram um projeto piloto inovador no Rio de Janeiro pelo qual  passageiros de trem poderão utilizar seus cartões de crédito, débito e pré-pago Mastercard que tenham a função de pagamento sem contato e cartões registrados em carteiras digitais de celulares para pagar a passagem no transporte público, apenas aproximando o cartão do validador.

O sistema deverá simplificar a vida de milhões de pessoas ao eliminar o uso do dinheiro e as filas para a compra do bilhete. Além disso, deve resultar em mais segurança e conveniência para a população, eficiência no sistema de transporte e inteligência para a mobilidade urbana.

O projeto piloto, dividido em fases, avaliará a tecnologia embarcada (utilizada nos novos validadores) e os processos operacionais de pagamento, inicialmente nas catracas da SuperVia, na estação Central do Brasil. O planejamento é ampliar o piloto para outras seis estações – São Cristóvão, Maracanã, Engenho de Dentro, Madureira, Deodoro e Duque de Caxias – a partir do próximo mês.

“Com esta parceria reforçamos nosso investimento em modernização do sistema ferroviário, que tem objetivo de proporcionar cada vez mais comodidade e segurança aos passageiros. O novo modelo de pagamento evita a circulação com dinheiro e representará uma economia de até 15 minutos na rotina diária de quem compra passagem direto na bilheteria”, assinala José Carlos Prober, presidente da SuperVia.

A expectativa da Mastercard é levar a tecnologia de pagamento sem contato para as principais capitais do país, no transporte metroferroviário (trem e metrô) e nos ônibus urbanos, até dezembro de 2017 e beneficiar diretamente os passageiros que utilizam o transporte público diariamente.

Segundo estudos da Mastercard, a arrecadação aproximada deste mercado é de R$ 80 bilhões/ano. Deste total, estima-se que o uso de dinheiro no transporte público represente uma fatia de 30%. Esse montante gera custos operacionais e logísticos para o operador, além dos problemas com falta de troco e de segurança.

“A inovação de pagamento no transporte público foi projetada pela Mastercard a partir do grande desafio que o tema mobilidade urbana apresenta em escala global e, no Brasil, não é diferente. O objetivo é contribuir para que as cidades se tornem mais eficientes e sustentáveis e, com isso, permitir uma melhor experiência para os cidadãos para que a vida seja mais inclusiva, segura, simples e conveniente para seus habitantes”, analisa Alexandre Brito, vice-presidente de desenvolvimento de aceitação, varejo e novos negócios da Mastercard Brasil e Cone Sul.

Parceiros e tecnologia

A Mastercard liderou o projeto que integra a tecnologia existente (Mifare) com a EMV (pagamento sem contato) e para que essa inovação aconteça, criou um ecossistema que conecta a empresa de bilhetagem (fornecedora de hardware e software para o transporte – Empresa1) com o adquirente (Stone) e operador de transporte (SuperVia), fornecedor do leitor como a Gertec e carteira digital como Samsung Pay.

 

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