Mais de dois anos após anunciar sua entrada no mercado de ônibus, a Iveco entregou os primeiros chassis de ônibus da marca, os 170S28, para a empresa de transporte urbano Capital do Agreste, da cidade de Caruaru, em Pernambuco. A operadora comprou oito unidades do modelo para ampliar sua frota. Segundo informações da Iveco Bus, divisão de ônibus da CNH Industrial, os veículos foram entregues no fim do mês de abril, em parceria com a concessionária Navesa Iveco e receberam carroceria modelo Apache, fabricada pela Caio Induscar.
“Este cliente testou e comprovou a excelente relação custo-benefício de nosso produto e já dedicou 20% da sua frota para a Iveco Bus”, declara Luiz Biase, APM da marca na região. A Capital do Agreste conta atualmente com uma frota de 39 veículos e é uma das operadores do sistema de transporte da cidade, que possui aproximadamente 350 mil habitantes e está localizada a 130 km da capital Recife.
Projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o modelo de 17 toneladas é oferecido ao mercado em duas configurações, urbano e fretamento, com foco no transporte urbano e no intermunicipal.
O chassi 170S28U tem a proposta de incluir evoluções tecnológicas para oferecer ao cliente um produto robusto. Com um reforço estrutural, o projeto foi pensado para dar resistência extra ao veículo nas aplicações urbanas e de fretamento, facilitando a manutenção e diminuindo, por exemplo, o tempo de treinamento dos funcionários que farão a revisão dos ônibus.
Tem motor N67, da FPT Industrial, com seis cilindros em linha. O propulsor de 6,7 litros, com sistema SCR, é capaz de gerar potência máxima de 280 cv. O torque chega a 950 Nm, disponíveis na faixa de 1.250 a 1.950 rpm. A transmissão utilizada é ZF, manual, de seis marchas, com escalonamento compatível com as operações urbanas e rodoviárias.
De acordo com informações da Iveco, o sistema permite uma condução mais suave e melhor desempenho operacional, sem deixar de lado a economia de combustível. A curva plana de torque e a grande disponibilidade de força em baixas rotações garantem, de uma só vez, mais economia de combustível e mais conforto para o motorista, evitando constantes trocas de marchas.