Turismo

Viação Cometa participa da Feira de Turismo Regional de Franca

Entre os dias 7 e 11 de maio, a Viação Cometa participa da Feira de Turismo Regional de Franca, que acontece no Franca Shopping. Com expectativa de público de 14 mil visitantes, o evento tem como objetivo promover o turismo local, conectar empresas, viajantes e investidores, além de fortalecer o trade turístico da região, posicionando a cidade como um polo indutor e receptivo para o turismo regional.

Em seu estande, a Viação Cometa trará experiências interativas para o público. Um dos destaques é a exposição de dois ícones de sua frota: o moderno ônibus G8 Double Deck, símbolo de inovação, conforto e tecnologia, e o clássico Flecha Azul, que representa a tradição e a história da empresa.

Além da exposição dos veículos, a Cometa preparou uma ativação com roleta de prêmios, que distribuirá brindes como ecobags, tags de bagagem, canetas, além de descontos de 25%, 50% e 70% em passagens e cortesias para viagens. Também serão distribuídos flyers com descontos exclusivos para quem visitar o estande e for realizar sua primeira compra.

A Feira de Turismo Regional de Franca terá ainda uma programação abrangente, incluindo palestras com especialistas do setor, rodadas de conversa, oportunidades de networking, apresentações culturais e vivências locais. O evento é voltado para agentes de viagens, operadores, gestores públicos, municípios de Interesse Turístico e Estâncias Turísticas, influenciadores, imprensa especializada e consumidores interessados em explorar destinos regionais.

Viação Águia Branca destaca rotas e destinos que revelam as belezas do interior do Brasil

No Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 8 de maio, a Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, reforça seu papel como parceira do setor turístico, convidando os brasileiros a conhecerem novas culturas e belezas espalhadas pelo país, especialmente fora dos grandes centros turísticos.

Com 78 anos de história e uma malha rodoviária que atende 800 destinos em nove estados do país, a companhia tem sido ponte para quem deseja conhecer novos destinos. Neste ano, a empresa volta os holofotes para Minas Gerais, estado onde atua fortemente com rotas que conectam grandes centros urbanos a cidades interioranas de grande importância cultural, histórica e natural.

Municípios como Aimorés, Caratinga, Governador Valadares, Itaobim, Ipatinga, Manhuaçu, Muriaé, Teofilo Otoni, Viçosa, entre outros, são exemplos de destinos atendidos pela Viação Águia Branca que oferecem experiências únicas a quem busca explorar o Brasil e toda a sua diversidade.

Aimorés, localizada a 474,4 km de Belo Horizonte, é conhecida como “a terra do sol eterno”. A cidade encanta com atrações naturais como fontes de água mineral, a imponente Pedra Lorena, com seu formato arredondado, e a Prainha de Água Doce, às margens do rio Manhuaçu. O turismo religioso também tem destaque, com eventos tradicionais como a celebração de Corpus Christi e a festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo.

Em Caratinga, os fãs de cultura pop encontram o “Menino Maluquinho”, uma estátua de dez metros de altura em homenagem ao cartunista Ziraldo, natural do município. Além disso, a cidade se destaca pelas suas cachoeiras, centro histórico bem preservado e pela Estação Biológica de Caratinga (RPPN Feliciano Miguel Abdala), onde é possível avistar o ameaçado Macaco Muriqui em seu habitat natural.

Governador Valadares, por sua vez, é referência para o turismo de aventura e o ecoturismo, com uma geografia privilegiada que favorece a prática de esportes radicais como caiaque, rapel, escalada e mountain bike. O destaque, no entanto, fica por conta do voo livre no Pico da Ibituruna, considerado um dos melhores pontos do mundo para a prática da modalidade.

Outra joia do interior mineiro é Itaobim, que encanta com sua cultura popular, rica produção artesanal e tradições folclóricas. Já Ipatinga, no Vale do Aço, une urbanização e natureza com seus parques ecológicos, como o Parque Ipanema, projetado por Burle Marx, além de espaços culturais como o Centro Cultural Usiminas.

Cidades como Coronel Fabriciano, Leopoldina, Ubá, Nanuque, Ponte Nova e Belo Horizonte também fazem parte do roteiro da empresa, reforçando a importância do transporte rodoviário para o desenvolvimento regional e a valorização do turismo local.
 

“Ao celebrar o Dia Nacional do Turismo, reafirmamos o nosso compromisso com a integração e o fomento ao turismo sustentável nas regiões onde atuamos, promovendo o acesso a destinos acolhedores, repletos de histórias, cultura e natureza exuberante”, destaca Thiago Juffo, diretor de Negócios da Viação Águia Branca.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Grupo JCA abre 500 horários extras para atender demanda do show de Lady Gaga 

O show gratuito da cantora Lady Gaga, que acontece no dia 3 de maio na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, promete bater todos os recordes de público para esse tipo de evento. Pensando nisso, o Grupo JCA, responsável por marcas como Viação Cometa, Auto Viação 1001, Auto Viação Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão, irá disponibilizar cerca de 500 horários extras em suas operações. As principais origens das viagens serão São Paulo, Belo Horizonte, Campinas, Poços de Caldas e Piracicaba. A ampliação visa atender à alta demanda esperada para o evento, garantindo mais opções de deslocamento aos fãs da artista.

As viagens adicionais serão operadas pelas empresas do grupo e contemplam todas as categorias de ônibus, incluindo veículos com poltronas semileito e cama, que oferecem maior conforto e espaço. Todos os ônibus contam com wi-fi, entrada USB e embarque com o Bilhete de Passagem Eletrônico (BPE), proporcionando mais praticidade e segurança ao passageiro. Os horários extras estarão disponíveis para compra nos canais oficiais das viações participantes.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

BlaBlaCar vai premiar criatividade dos fãs de Lady Gaga

Para incentivar os fãs de Lady Gaga que irão ao show na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, dia 3 de maio, a BlaBlaCar lançou um concurso cultural. Serão distribuídas passagens gratuitas para quem fizer as melhores performances imitando a cantora (cantando, dançando ou recriando um de seus looks icônicos). Os criadores das dez publicações com maior engajamento (quantidade de comentários) ganharão passagens de ônibus de ida e volta para o Rio de Janeiro, com direito a um acompanhante.

Para participar do concurso, é preciso postar uma foto ou um vídeo no Instagram usando a hashtag #GagaCar, seguir o perfil da BlaBlaCar na rede social e estar cadastrado como usuário da plataforma. Os conteúdos podem ser postados até esta sexta-feira (25 de abril), às 23h59 (de Brasília). Os vencedores serão revelados no dia 28 de abril, às 12h (de Brasília), no Instagram da BlaBlaCar. Para mais detalhes sobre o concurso e para acessar o regulamento, basta acessar a landing page da campanha.

Além do concurso cultural, a BlaBlaCar está dando desconto de 25% nas passagens de ônibus com saída ou chegada no Rio de Janeiro. A promoção é válida para bilhetes adquiridos até o dia 4 de maio, para compras de ida e/ou volta, sem data limite para embarque.

Para aproveitar a promoção, é só entrar no site ou aplicativo da BlaBlaCar e escolher a viagem em uma das rotas oferecidas. O valor aparecerá automaticamente no momento da compra e a promoção é válida enquanto durarem os estoques.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Cerca de 5 milhões de veículos devem circular pelas rodovias de SP nos feriados

As principais rodovias concedidas do estado de São Paulo devem registrar tráfego intenso durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A expectativa é de que cerca de cinco milhões de veículos circulem pelas rodovias que ligam a capital, o interior e o litoral.

Durante o período, o Centro de Controle Multimodal da agência, em conjunto com os centros de controles operacionais (CCO) das concessionárias, irá monitorar continuamente mais de 11 mil quilômetros da malha rodoviária concedida, operando 24h com capacidade máxima. Além disso, os viajantes terão o apoio e suporte de uma rede com mais de 236 ambulâncias, 321 guinchos e 229 postos e bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Rodovias

A concessionária AutoBAn, responsável pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes, estima a passagem de 869 mil veículos durante a operação especial. O maior fluxo no sentido interior deve ocorrer na quinta-feira (17), das 16h às 20h, e na sexta-feira (18), das 9h às 13h. Já no retorno à capital, o movimento mais intenso é esperado na segunda-feira (21), entre 15h e 22h.

No sistema Anchieta-Imigrantes, administrado pela Ecovias Imigrantes, são esperados 544 mil veículos no sentido capital e outros 452,2 mil veículos em direção ao litoral. O pico de tráfego para quem seguirá no sentido litoral deve ocorrer na sexta-feira (18), entre 10h e 16h, com aumento na madrugada, entre 0h e 3h.  Já no retorno, há expectativa de tráfego intenso no domingo (20) e na segunda-feira (21), das 14h às 22h.

A concessionária Ecovias Raposo Castello estima a circulação de 961 mil veículos no período. A saída para o interior deve ser mais intensa na sexta-feira (18), das 7h às 12h. O retorno à capital será mais movimentado no domingo (20) e na segunda-feira (21), entre 14h e 22h. Haverá restrição à circulação de caminhões no sentido capital da rodovia Castello Branco (SP-280) no domingo e na segunda-feira (feriado), das 14h às 23h.

No corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, administrado pela Ecovias Leste Paulista, são esperados 843,7 mil veículos rumo ao interior, com maior fluxo na sexta-feira (18), entre 8h e 18h. No sentido capital, a expectativa é de 879 mil veículos, com pico de tráfego na segunda-feira (21), entre 10h e 16h.

Já a concessionária Novo Litoral, que administra as rodovias do litoral norte como SP-088, SP-098 e SP-055, prevê movimentação superior a 325 mil veículos. Na rodovia dos Tamoios (SP-099), são esperados 135 mil veículos no período. O maior movimento no sentido litoral está previsto para a sexta-feira (18), enquanto o retorno em direção a São José dos Campos será mais intenso na segunda-feira (21), até as 14h.

O trecho oeste do Rodoanel Mario Covas (SP-021), administrado pela CCR RodoAnel, deve receber um milhão de veículos. Nos trechos sul e leste, operados pela SPMar, estima-se a circulação de, aproximadamente, 927 mil veículos durante o feriado.​

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

ClickBus dá passagens gratuitas para o show de Lady Gaga

A ClickBus vai ajudar os fãs de Lady Gaga a realizarem o seu sonho de ver a diva pop na areia de Copacabana, no Rio de Janeiro, dia 03 de maio. A Travel Tech desenvolveu uma série de ações especiais, entre elas, o concurso cultural “ClickBus Viajar é um show”, com início no dia 13 de abril e que irá presentear com passagem de ônibus e hospedagem gratuita para ver a cantora.

Por meio da campanha “Click! Os Monsters vão de Bus”, a ClickBus desafia os fãs a criarem looks inspirados na Lady Gaga, incorporando um item roxo – a cor da marca -, e compartilharem os buslooks no Instagram. Os participantes deverão seguir e marcar a @clickbus e utilizar a hashtag #BuslookDosMonsters. As publicações que tiverem mais curtidas serão premiadas com passagens de ida e volta, além de hospedagem  com café da manhã no ibis Rio de Janeiro Porto Atlântico – a marca de hotel oficial  da rede Accor para os fãs de música. Ao todo serão cinco ganhadores, cada um com direito a um acompanhante. A promoção vai até às 17h de 25/04/2025 e os resultados serão divulgados no mesmo dia  no perfil de Instagram da marca.

“A música tem o poder de conectar pessoas, unindo estilos, personalidades e histórias. Para ibis, estar ao lado da Clickbus é muito mais que uma parceria: é a união de duas marcas que acreditam em experiências acessíveis, inteligentes e seguras. Isso mostra que queremos tornar possível que os fãs estejam mais perto de seus ídolos, com conforto e praticidade, mostrando que entendemos e valorizamos cada etapa da viagem”, comenta Thaís Torres, representante do ibis Porto Atlântico.

Outra ação da Travel Tech é a  parceria  com  Fã Clubes oficiais da cantora, oferecendo um cupom exclusivo para a base de fãs viajar dentro do período do evento (30/04 à 03/05). Além disso, uma ativação vai surpreender aqueles que estiverem circulando pela Rodoviária do Rio de Janeiro, entre os dias 01 e 03 de maio: a empresa irá distribuir mais de dez mil bonés personalizados, sendo que  alguns  deles terão cupons premiados, garantindo passagens grátis* para os felizardos. 

Para os aventureiros que desejam fazer um bate-volta e curtir o show de Lady Gaga sem comprometer o orçamento, a Clickbus preparou um desconto imperdível de 20% nas passagens para o Rio de Janeiro. Basta acessar o site da empresa e realizar a compra até sábado, 03/05.

“Acreditamos que viajar para ver um show inesquecível tem que começar com a mesma energia do palco. E por que não com estilo também? Nossas ativações foram pensadas para contagiar o público, mostramos que viajar de ônibus pode ser glamouroso, criativo e cheio de atitude — do buslook à chegada na praia.”, afirma Michelle Xavier, diretora de marketing & growth.

O evento contará com uma mega produção, contando com um palco de mais de 1.200m² – que começou sua  montagem em 07/04/2025, quase um mês antes do show – e telões distribuídos pela praia com qualidade de imagem 8k, a expectativa de público já ultrapassa um milhão de pessoas. 

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Águia Branca espera mais de 12 mil passageiros em São Paulo no feriadão

A movimentação na Rodoviária do Tietê, em São Paulo, promete ser intensa durante o feriado prolongado, que inclui a Sexta-feira Santa (18) e o Dia de Tiradentes (21). A Viação Águia Branca, empresa de transporte rodoviário de passageiros do Grupo Águia Branca, estima transportar mais de 12.500 mil viajantes entre os dias 17 e 22 de abril, volume 200% superior ao registrado no feriado de Páscoa do ano passado.

Para atender à alta demanda, a empresa disponibilizou 318 viagens extras, o que representa um reforço de mais de 40% em relação aos horários regulares. Entre os destinos mais buscados pelos paulistanos estão Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES) e Viçosa (MG).

Passagens ainda disponíveis

Mesmo com mais da metade dos bilhetes já vendidos, ainda é possível garantir lugar nos ônibus por meio de canais digitais, como o aplicativo da Águia Branca, o site oficial e o serviço de venda via WhatsApp, o Zap Passagens. Compras feitas pelo app oferecem vantagens exclusivas, como descontos especiais.

Regras para embarque de crianças

A Águia Branca alerta que há regras específicas para o embarque de crianças e adolescentes menores de 16 anos. No caso de viagem com parentes até terceiro grau, é necessário apresentar documentos que comprovem o vínculo familiar.

Já em casos de acompanhantes sem grau de parentesco direto, é obrigatória a apresentação de uma autorização dos pais, com firma reconhecida. Menores desacompanhados, com menos de 16 anos, precisam apresentar uma autorização judicial. Saiba mais clicando aqui.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Orientações para serviço de fretamento nas viagens no Carnaval

Com a chegada do Carnaval, um dos períodos mais animados e movimentados do ano, muitas pessoas começam a planejar suas viagens em grupo. Para garantir uma viagem segura e tranquila, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) reforça algumas orientações importantes sobre a contratação do serviço de fretamento eventual no transporte coletivo intermunicipal.

O fretamento eventual é ideal para quem viaja em grupo, seja para acompanhar um bloco carnavalesco, participar de uma excursão turística ou reunir a família para uma aventura. A modalidade possibilita que grupos organizados façam uma única viagem para se deslocarem até o destino de interesse e retornarem ao local de origem, com conforto e segurança, sem a cobrança individual de passagem. Porém, para evitar problemas como apreensão do veículo, multas e riscos à segurança dos passageiros, é essencial regularizar a contratação.

Como contratar?

Antes de fechar contrato com qualquer empresa de transporte, a Artesp recomenda verificar os seguintes critérios:

  • Empresa regulada: confira se a empresa está devidamente cadastrada na Artesp. A informação pode ser verificada no site da Agência pelo nome da empresa, CNPJ ou placa do veículo.
  • Veículos autorizados: os ônibus e micro-ônibus utilizados no fretamento devem estar em dia com a vistoria veicular, possuir equipamentos obrigatórios de segurança e seguro contra acidentes para passageiros e terceiros.
  • Documentação em dia: é obrigatório que o transporte tenha um contrato formal entre o contratante e a empresa contratada, acompanhado da Nota Fiscal correspondente e da lista nominal dos passageiros. A falta de qualquer um desses documentos pode resultar na paralisação da viagem durante as fiscalizações.
  • Segurança: É proibido o transporte de passageiros em pé. As viagens devem ser feitas apenas com veículos apropriados para trajetos rodoviários e devidamente cadastrados na Artesp, garantindo o conforto e a segurança dos ocupantes. A informação pode ser verificada no site da Agência com placa do veículo.

Transporte irregular

A contratação de serviço não autorizados pela Agência, com o uso de ônibus e vans clandestinas, ou veículos não cadastrados na frota de empresa habilitada na Artesp, expõe os passageiros a diversos riscos, incluindo:

  • Remoção ou retenção– Empresas e transportadores sem autorização podem ter os veículos removidos ou retidos durante fiscalizações, gerando transtornos aos passageiros ou até mesmo impossibilitando a continuidade da viagem.
  • Falta de responsabilidade – Transportes irregulares não garantem cobertura de seguro em caso de acidentes, deixando os passageiros desprotegidos.
  • Falta de normas de segurança – Veículos clandestinos frequentemente não possuem manutenção, não passam por vistorias obrigatórias, podendo apresentar falhas mecânicas ou ausência de equipamentos essenciais para a segurança da viagem.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Pesquisa mostra evolução dos preços das passagens

De acordo com um levantamento da startup BuscaOnibus, o preço médio das passagens rodoviárias teve um aumento acima da inflação nos últimos 12 meses, com altas entre 30% e até 60% em alguns dos trechos mais procurados no país. Por outro lado, as promoções estão muito mais frequentes, com reduções que chegam a 75% do preço médio. A BuscaOnibus é uma plataforma de comparação de preços do mercado rodoviário, que concentra dados de mais de 250 empresas do setor no país.

O trecho com maior demanda do país, Rio de Janeiro – São Paulo, teve um aumento de 37% no valor da passagem neste dezembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, com o aumento da competição no mercado digital, empresas passam a oferecer descontos mais agressivos – nesta mesma linha, é possível encontrar passagens a R$ 9,90, um valor 75% abaixo da maior promoção realizada em dezembro/21, R$ 44.08. 

No Sul, a linha Curitiba-Florianópolis apresenta comportamento semelhante: em 12 meses, o valor médio da passagem subiu 63% (de R$ 88 para R$ 144). Na comparação com a melhor oferta oferecida em dezembro passado, o desconto, porém é de 55% (com passagens oferecidas a R$ 19,90 atualmente). 

“O impacto no preço médio vem em função das perdas durante a paralisação na pandemia, somado ao custo dos combustíveis, mas ao mesmo tempo as empresas hoje conseguem usar mais tecnologia para oferecer descontos agressivos e até mesmo em veículos premium – como leito, semileito e cama. A competição no digital entre startups do setor e viações tradicionais tem proporcionado uma nova realidade no mercado”, avalia José Almeida, fundador e CEO do BuscaOnibus. 

Fresp anuncia projeto para o reposicionamento do turismo rodoviário

Com o objetivo de fazer com que trade turístico e turistas atualizem sua imagem frente às viagens por equipamentos rodoviários, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp) deu início neste mês a um trabalho de reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado de turismo, organizadores e viajantes.

Regina Rocha, diretora executiva da Fresp, defende que o turismo rodoviário será um dos protagonistas dessa retomada do turismo, que vem acontecendo aos poucos ao longo dos últimos meses, após a flexibilização das restrições impostas pela pandemia. “De 2020 para cá, muita coisa mudou, inclusive o perfil do turista, suas demandas e as experiências que passou a valorizar. Nesse contexto, é preciso que o turismo rodoviário esteja bem posicionado para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista”, destaca.

Desta forma, ouvir os players do setor se faz ainda mais importante para garantir que o turismo seja sempre executado com sustentabilidade e com qualidade. “Assim será possível favorecer o pleno desenvolvimento do turismo rodoviário, a fim de prestar um serviço que atenda aos anseios dos clientes (turistas, agências de turismo e organizadores de viagens), mas sem deixar de ouvir os destinos para que também sejam contemplados nessa movimentação de turistas”, afirma Regina.

Com esse objetivo, o projeto intitulado ‘Consultoria para reposicionamento do Turismo Rodoviário frente aos players do mercado’ vai reunir informações relevantes sobre o setor, que inclusive poderão contribuir para alimentar dados do Observatório do Turismo. “Não temos muitas pesquisas sobre o setor rodoviário, portanto, um estudo desta amplitude, ouvindo os usuários, agentes e representantes dos destinos, é necessário e pode contribuir com informações importantes sobre a participação dos equipamentos rodoviários no turismo do estado de São Paulo”, esclarece a diretora executiva da FRESP.

O Projeto

Sob a liderança de Fábio Pozati, que é doutor em Geografia pela Unicamp, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Turismólogo pela USP, o trabalho será desenvolvido ao longo de quatro meses com o objetivo principal de posicionar o turismo para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista.

A consultoria prevê uma série de ações que acontecerão durante esse período. São elas: pesquisa voltada para os players; pesquisa voltada a quem utiliza o transporte rodoviário para viagens a lazer; reuniões com associações de classe; e capacitação para empresas de transporte por fretamento.

Pozati explica que para entender de que forma o turismo rodoviário é visto atualmente e mapear como o setor de fretamento pode melhorar seus serviços e se aproximar do público-alvo, é essencial ouvir o que cada uma das pontas têm a dizer.

“Nossa intenção é ouvir agências, guias de turismo, prefeituras e/ou todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que promovam viagens e que estejam, de alguma forma, envolvidas com o turismo. Já junto às empresas de transporte e aos organizadores de viagens de lazer, conseguiremos obter mais informações sobre o perfil de quem pratica o turismo rodoviário, entendendo assim suas motivações, hábitos e nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelas empresas de fretamento rodoviário”, detalha.

Em paralelo, a Fresp fará reuniões com as associações de classe ligadas ao turismo, a fim de entender a demanda de cada uma delas e colocar o setor de fretamento à disposição. Fechando o trabalho, o cronograma da consultoria prevê também a capacitação ‘Turismo Rodoviário – oportunidades e possibilidades’, que acontecerá de forma remota junto às empresas de fretamento rodoviário, tão logo a primeira fase de pesquisas seja concluída.  

“Ao final deste trabalho de pesquisas e levantamento de informações com quem lida com o turismo e com quem viaja, conseguiremos compreender os anseios e necessidades do público-alvo do turismo rodoviário, capacitar as empresas associadas da Fresp a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos no mercado, assim como mostrar que temos equipamentos de qualidade, com uma proposta que atende as atuais necessidades desse tipo de cliente”, afirma Pozati.

O trabalho de reposicionamento terminará com a idealização de três roteiros de turismo rodoviário, que funcionarão como um projeto piloto, para que as empresas associadas à Fresp se posicionem no mercado como consultores parceiros da cadeia produtiva do turismo, auxiliando guias de turismo, organizadores de viagens e agentes de viagens a oferecer as melhores soluções de mobilidade rodoviária ao seu cliente, pensando ainda na questão ambiental e social.