Turismo

Cerca de 5 milhões de veículos devem circular pelas rodovias de SP nos feriados

As principais rodovias concedidas do estado de São Paulo devem registrar tráfego intenso durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes, segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A expectativa é de que cerca de cinco milhões de veículos circulem pelas rodovias que ligam a capital, o interior e o litoral.

Durante o período, o Centro de Controle Multimodal da agência, em conjunto com os centros de controles operacionais (CCO) das concessionárias, irá monitorar continuamente mais de 11 mil quilômetros da malha rodoviária concedida, operando 24h com capacidade máxima. Além disso, os viajantes terão o apoio e suporte de uma rede com mais de 236 ambulâncias, 321 guinchos e 229 postos e bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

Rodovias

A concessionária AutoBAn, responsável pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes, estima a passagem de 869 mil veículos durante a operação especial. O maior fluxo no sentido interior deve ocorrer na quinta-feira (17), das 16h às 20h, e na sexta-feira (18), das 9h às 13h. Já no retorno à capital, o movimento mais intenso é esperado na segunda-feira (21), entre 15h e 22h.

No sistema Anchieta-Imigrantes, administrado pela Ecovias Imigrantes, são esperados 544 mil veículos no sentido capital e outros 452,2 mil veículos em direção ao litoral. O pico de tráfego para quem seguirá no sentido litoral deve ocorrer na sexta-feira (18), entre 10h e 16h, com aumento na madrugada, entre 0h e 3h.  Já no retorno, há expectativa de tráfego intenso no domingo (20) e na segunda-feira (21), das 14h às 22h.

A concessionária Ecovias Raposo Castello estima a circulação de 961 mil veículos no período. A saída para o interior deve ser mais intensa na sexta-feira (18), das 7h às 12h. O retorno à capital será mais movimentado no domingo (20) e na segunda-feira (21), entre 14h e 22h. Haverá restrição à circulação de caminhões no sentido capital da rodovia Castello Branco (SP-280) no domingo e na segunda-feira (feriado), das 14h às 23h.

No corredor Ayrton Senna-Carvalho Pinto, administrado pela Ecovias Leste Paulista, são esperados 843,7 mil veículos rumo ao interior, com maior fluxo na sexta-feira (18), entre 8h e 18h. No sentido capital, a expectativa é de 879 mil veículos, com pico de tráfego na segunda-feira (21), entre 10h e 16h.

Já a concessionária Novo Litoral, que administra as rodovias do litoral norte como SP-088, SP-098 e SP-055, prevê movimentação superior a 325 mil veículos. Na rodovia dos Tamoios (SP-099), são esperados 135 mil veículos no período. O maior movimento no sentido litoral está previsto para a sexta-feira (18), enquanto o retorno em direção a São José dos Campos será mais intenso na segunda-feira (21), até as 14h.

O trecho oeste do Rodoanel Mario Covas (SP-021), administrado pela CCR RodoAnel, deve receber um milhão de veículos. Nos trechos sul e leste, operados pela SPMar, estima-se a circulação de, aproximadamente, 927 mil veículos durante o feriado.​

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ClickBus dá passagens gratuitas para o show de Lady Gaga

A ClickBus vai ajudar os fãs de Lady Gaga a realizarem o seu sonho de ver a diva pop na areia de Copacabana, no Rio de Janeiro, dia 03 de maio. A Travel Tech desenvolveu uma série de ações especiais, entre elas, o concurso cultural “ClickBus Viajar é um show”, com início no dia 13 de abril e que irá presentear com passagem de ônibus e hospedagem gratuita para ver a cantora.

Por meio da campanha “Click! Os Monsters vão de Bus”, a ClickBus desafia os fãs a criarem looks inspirados na Lady Gaga, incorporando um item roxo – a cor da marca -, e compartilharem os buslooks no Instagram. Os participantes deverão seguir e marcar a @clickbus e utilizar a hashtag #BuslookDosMonsters. As publicações que tiverem mais curtidas serão premiadas com passagens de ida e volta, além de hospedagem  com café da manhã no ibis Rio de Janeiro Porto Atlântico – a marca de hotel oficial  da rede Accor para os fãs de música. Ao todo serão cinco ganhadores, cada um com direito a um acompanhante. A promoção vai até às 17h de 25/04/2025 e os resultados serão divulgados no mesmo dia  no perfil de Instagram da marca.

“A música tem o poder de conectar pessoas, unindo estilos, personalidades e histórias. Para ibis, estar ao lado da Clickbus é muito mais que uma parceria: é a união de duas marcas que acreditam em experiências acessíveis, inteligentes e seguras. Isso mostra que queremos tornar possível que os fãs estejam mais perto de seus ídolos, com conforto e praticidade, mostrando que entendemos e valorizamos cada etapa da viagem”, comenta Thaís Torres, representante do ibis Porto Atlântico.

Outra ação da Travel Tech é a  parceria  com  Fã Clubes oficiais da cantora, oferecendo um cupom exclusivo para a base de fãs viajar dentro do período do evento (30/04 à 03/05). Além disso, uma ativação vai surpreender aqueles que estiverem circulando pela Rodoviária do Rio de Janeiro, entre os dias 01 e 03 de maio: a empresa irá distribuir mais de dez mil bonés personalizados, sendo que  alguns  deles terão cupons premiados, garantindo passagens grátis* para os felizardos. 

Para os aventureiros que desejam fazer um bate-volta e curtir o show de Lady Gaga sem comprometer o orçamento, a Clickbus preparou um desconto imperdível de 20% nas passagens para o Rio de Janeiro. Basta acessar o site da empresa e realizar a compra até sábado, 03/05.

“Acreditamos que viajar para ver um show inesquecível tem que começar com a mesma energia do palco. E por que não com estilo também? Nossas ativações foram pensadas para contagiar o público, mostramos que viajar de ônibus pode ser glamouroso, criativo e cheio de atitude — do buslook à chegada na praia.”, afirma Michelle Xavier, diretora de marketing & growth.

O evento contará com uma mega produção, contando com um palco de mais de 1.200m² – que começou sua  montagem em 07/04/2025, quase um mês antes do show – e telões distribuídos pela praia com qualidade de imagem 8k, a expectativa de público já ultrapassa um milhão de pessoas. 

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Orientações para serviço de fretamento nas viagens no Carnaval

Com a chegada do Carnaval, um dos períodos mais animados e movimentados do ano, muitas pessoas começam a planejar suas viagens em grupo. Para garantir uma viagem segura e tranquila, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) reforça algumas orientações importantes sobre a contratação do serviço de fretamento eventual no transporte coletivo intermunicipal.

O fretamento eventual é ideal para quem viaja em grupo, seja para acompanhar um bloco carnavalesco, participar de uma excursão turística ou reunir a família para uma aventura. A modalidade possibilita que grupos organizados façam uma única viagem para se deslocarem até o destino de interesse e retornarem ao local de origem, com conforto e segurança, sem a cobrança individual de passagem. Porém, para evitar problemas como apreensão do veículo, multas e riscos à segurança dos passageiros, é essencial regularizar a contratação.

Como contratar?

Antes de fechar contrato com qualquer empresa de transporte, a Artesp recomenda verificar os seguintes critérios:

  • Empresa regulada: confira se a empresa está devidamente cadastrada na Artesp. A informação pode ser verificada no site da Agência pelo nome da empresa, CNPJ ou placa do veículo.
  • Veículos autorizados: os ônibus e micro-ônibus utilizados no fretamento devem estar em dia com a vistoria veicular, possuir equipamentos obrigatórios de segurança e seguro contra acidentes para passageiros e terceiros.
  • Documentação em dia: é obrigatório que o transporte tenha um contrato formal entre o contratante e a empresa contratada, acompanhado da Nota Fiscal correspondente e da lista nominal dos passageiros. A falta de qualquer um desses documentos pode resultar na paralisação da viagem durante as fiscalizações.
  • Segurança: É proibido o transporte de passageiros em pé. As viagens devem ser feitas apenas com veículos apropriados para trajetos rodoviários e devidamente cadastrados na Artesp, garantindo o conforto e a segurança dos ocupantes. A informação pode ser verificada no site da Agência com placa do veículo.

Transporte irregular

A contratação de serviço não autorizados pela Agência, com o uso de ônibus e vans clandestinas, ou veículos não cadastrados na frota de empresa habilitada na Artesp, expõe os passageiros a diversos riscos, incluindo:

  • Remoção ou retenção– Empresas e transportadores sem autorização podem ter os veículos removidos ou retidos durante fiscalizações, gerando transtornos aos passageiros ou até mesmo impossibilitando a continuidade da viagem.
  • Falta de responsabilidade – Transportes irregulares não garantem cobertura de seguro em caso de acidentes, deixando os passageiros desprotegidos.
  • Falta de normas de segurança – Veículos clandestinos frequentemente não possuem manutenção, não passam por vistorias obrigatórias, podendo apresentar falhas mecânicas ou ausência de equipamentos essenciais para a segurança da viagem.

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Pesquisa mostra evolução dos preços das passagens

De acordo com um levantamento da startup BuscaOnibus, o preço médio das passagens rodoviárias teve um aumento acima da inflação nos últimos 12 meses, com altas entre 30% e até 60% em alguns dos trechos mais procurados no país. Por outro lado, as promoções estão muito mais frequentes, com reduções que chegam a 75% do preço médio. A BuscaOnibus é uma plataforma de comparação de preços do mercado rodoviário, que concentra dados de mais de 250 empresas do setor no país.

O trecho com maior demanda do país, Rio de Janeiro – São Paulo, teve um aumento de 37% no valor da passagem neste dezembro em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, com o aumento da competição no mercado digital, empresas passam a oferecer descontos mais agressivos – nesta mesma linha, é possível encontrar passagens a R$ 9,90, um valor 75% abaixo da maior promoção realizada em dezembro/21, R$ 44.08. 

No Sul, a linha Curitiba-Florianópolis apresenta comportamento semelhante: em 12 meses, o valor médio da passagem subiu 63% (de R$ 88 para R$ 144). Na comparação com a melhor oferta oferecida em dezembro passado, o desconto, porém é de 55% (com passagens oferecidas a R$ 19,90 atualmente). 

“O impacto no preço médio vem em função das perdas durante a paralisação na pandemia, somado ao custo dos combustíveis, mas ao mesmo tempo as empresas hoje conseguem usar mais tecnologia para oferecer descontos agressivos e até mesmo em veículos premium – como leito, semileito e cama. A competição no digital entre startups do setor e viações tradicionais tem proporcionado uma nova realidade no mercado”, avalia José Almeida, fundador e CEO do BuscaOnibus. 

Fresp anuncia projeto para o reposicionamento do turismo rodoviário

Com o objetivo de fazer com que trade turístico e turistas atualizem sua imagem frente às viagens por equipamentos rodoviários, a Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo (Fresp) deu início neste mês a um trabalho de reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado de turismo, organizadores e viajantes.

Regina Rocha, diretora executiva da Fresp, defende que o turismo rodoviário será um dos protagonistas dessa retomada do turismo, que vem acontecendo aos poucos ao longo dos últimos meses, após a flexibilização das restrições impostas pela pandemia. “De 2020 para cá, muita coisa mudou, inclusive o perfil do turista, suas demandas e as experiências que passou a valorizar. Nesse contexto, é preciso que o turismo rodoviário esteja bem posicionado para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista”, destaca.

Desta forma, ouvir os players do setor se faz ainda mais importante para garantir que o turismo seja sempre executado com sustentabilidade e com qualidade. “Assim será possível favorecer o pleno desenvolvimento do turismo rodoviário, a fim de prestar um serviço que atenda aos anseios dos clientes (turistas, agências de turismo e organizadores de viagens), mas sem deixar de ouvir os destinos para que também sejam contemplados nessa movimentação de turistas”, afirma Regina.

Com esse objetivo, o projeto intitulado ‘Consultoria para reposicionamento do Turismo Rodoviário frente aos players do mercado’ vai reunir informações relevantes sobre o setor, que inclusive poderão contribuir para alimentar dados do Observatório do Turismo. “Não temos muitas pesquisas sobre o setor rodoviário, portanto, um estudo desta amplitude, ouvindo os usuários, agentes e representantes dos destinos, é necessário e pode contribuir com informações importantes sobre a participação dos equipamentos rodoviários no turismo do estado de São Paulo”, esclarece a diretora executiva da FRESP.

O Projeto

Sob a liderança de Fábio Pozati, que é doutor em Geografia pela Unicamp, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Turismólogo pela USP, o trabalho será desenvolvido ao longo de quatro meses com o objetivo principal de posicionar o turismo para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista.

A consultoria prevê uma série de ações que acontecerão durante esse período. São elas: pesquisa voltada para os players; pesquisa voltada a quem utiliza o transporte rodoviário para viagens a lazer; reuniões com associações de classe; e capacitação para empresas de transporte por fretamento.

Pozati explica que para entender de que forma o turismo rodoviário é visto atualmente e mapear como o setor de fretamento pode melhorar seus serviços e se aproximar do público-alvo, é essencial ouvir o que cada uma das pontas têm a dizer.

“Nossa intenção é ouvir agências, guias de turismo, prefeituras e/ou todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que promovam viagens e que estejam, de alguma forma, envolvidas com o turismo. Já junto às empresas de transporte e aos organizadores de viagens de lazer, conseguiremos obter mais informações sobre o perfil de quem pratica o turismo rodoviário, entendendo assim suas motivações, hábitos e nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelas empresas de fretamento rodoviário”, detalha.

Em paralelo, a Fresp fará reuniões com as associações de classe ligadas ao turismo, a fim de entender a demanda de cada uma delas e colocar o setor de fretamento à disposição. Fechando o trabalho, o cronograma da consultoria prevê também a capacitação ‘Turismo Rodoviário – oportunidades e possibilidades’, que acontecerá de forma remota junto às empresas de fretamento rodoviário, tão logo a primeira fase de pesquisas seja concluída.  

“Ao final deste trabalho de pesquisas e levantamento de informações com quem lida com o turismo e com quem viaja, conseguiremos compreender os anseios e necessidades do público-alvo do turismo rodoviário, capacitar as empresas associadas da Fresp a aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos no mercado, assim como mostrar que temos equipamentos de qualidade, com uma proposta que atende as atuais necessidades desse tipo de cliente”, afirma Pozati.

O trabalho de reposicionamento terminará com a idealização de três roteiros de turismo rodoviário, que funcionarão como um projeto piloto, para que as empresas associadas à Fresp se posicionem no mercado como consultores parceiros da cadeia produtiva do turismo, auxiliando guias de turismo, organizadores de viagens e agentes de viagens a oferecer as melhores soluções de mobilidade rodoviária ao seu cliente, pensando ainda na questão ambiental e social.   

Busscar entrega ônibus rodoviários a Goiás

A empresa forneceu dois ônibus rodoviários VisstaBuss a operadora de turismo de Goiás

Para a Gurgel Turismo de Goiás, a Busscar vendeu dois ônibus rodoviários – um VisstaBuss 400 e um VisstaBuss DD. Com estas vendas a Busscar amplia sua presença no mercado do Centro-Oeste, fornecendo veículos com acabamentos diferenciados e design que traz a tradicional assinatura da marca.

O modelo rodoviário VisstaBuss 400, foi produzido sobre chassis Scania K400 6×2.

Este ônibus possui 14.000 mm de comprimento, altura externa de 4.200 mm e capacidade para 48 passageiros sentados. No salão interno, destacam-se itens como ar condicionado com saídas individuais para cada ocupante, tomadas USB, para recarga de dispositivos móveis e sanitário. As poltronas Class Leito Turismo trazem extremo conforto e aconchego por sua ergonomia e acabamento premium, revestidas com materiais tecnológicos e de fácil manutenção.

O VisstaBuss Double Decker da Busscar é o modelo superluxo da marca. Para Gurgel Turismo foi fabricado sobre chassis Scania K440 8×2. Este ônibus possui 15.000 mm de comprimento, altura de 4.400 mm e capacidade para 48 passageiros no piso superior e 12 no piso inferior.

A confi guração do veículo, exclusiva para a Gurgel, traz itens como ar-condicionado com saídas individuais, tomadas USB, sistemas multimídia e de monitoramento.

O salão interno conta com o requinte e o conforto inerentes aos produtos Busscar, com poltronas Class Leito Turismo no piso superior e Class Leito no piso inferior, colaborando para que os passageiros tenham a melhor experiência de viagem.

A Gurgel Turismo tem aproximadamente 40 anos de operação no transporte de passageiros nos segmentos turismo e fretamento.

A empresa obteve expressivo crescimento após mudanças no nome, de Paulandrea para Gurgel em homenagem à família, e a transferência para Goiás. Surgiu então, a necessidade de ampliação de frota e a Busscar foi a marca escolhida para produzir os novos ônibus da empresa.