Turismo

Turistur amplia frota com um novo ônibus Busscar

A Turistur, empresa de transporte turístico com mais de 30 anos de atuação em Gramado (RS), ampliou sua frota com uma nova carroceria Busscar, montada sobre o chassi Volvo B320R 4×2. O modelo Vissta Buss 345 da família NB1 possui 13,2 metros de comprimento.

Entre os destaques está o câmbio automático e o sistema de bloqueio original do chassi Volvo, que impede a partida com as portas abertas e bloqueia sua abertura em movimento acima de 5 km/h, um recurso que aumenta a segurança durante as operações. O novo ônibus conta com elevador para cadeirantes e dois lugares reservados para pessoas com mobilidade reduzida, garantindo inclusão e comodidade para todos.

A atenção aos detalhes pode ser percebida em cada parte do veículo. São 46 poltronas Class Superpullman, que proporcionam conforto por meio de apoio de braço escamoteáveis, apoio para pés com balancim e porta-copos individuais. O sistema de ar-condicionado, equipado com filtro anti-pólen e renovação constante do ar, mantém o interior agradável e bem ventilado. A iluminação em Led realça o ambiente e traz conforto visual aos passageiros, enquanto o sanitário traseiro modular conta com sistema de odorização e ventilação.

O veículo também foi equipado para facilitar a rotina de bordo. Há geladeira de 60 litros com porta-copos individuais, armários no porta-pacotes e um móvel no final do corredor com sistema de calefação, que utiliza o calor do motor para aquecer o interior nos dias frios da Serra Gaúcha. Para o motorista, a poltrona conta com amortecedor pneumático e apoio de cabeça.

O ônibus conta com roteador Wi-Fi, tomadas USB individuais em todas as poltronas, tomadas 110V e um sistema multimídia completo, com tela de sete polegadas, TV digital, GPS 3D, Bluetooth, Wi-Fi e smart mídia Android. O som ambiente é distribuído por seis alto-falantes de 50W. O conjunto inclui ainda microcâmera de ré, sensor de estacionamento e alarme sonoro para marcha à ré, que auxiliam o motorista e trazem mais precisão nas manobras.

O diretor comercial da Busscar, Paulo Corso, ressaltou a importância da entrega. “É uma grande satisfação entregar esse Vissta Buss 345 que agora integra a frota da Turistur. Estar presente na Serra Gaúcha mostra a força da nossa marca e a confiança que o mercado deposita nos nossos produtos. A Busscar está presente em todo o país, de norte a sul, com o mesmo cuidado em cada entrega”, afirmou.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Projeto de Lei reconhece Curitiba como Capital do Turismo Ferroviário

Nesta terça-feira, 7 de outubro, a Assembleia Legislativa do Paraná aprovou o Projeto de Lei nº 156/2025, que concede ao município de Curitiba o título de Capital do Turismo Ferroviário. A decisão ocorre no mesmo ano em que o estado celebra os 140 anos da Estrada de Ferro Paranaguá–Curitiba.

A iniciativa reconhece a importância da ferrovia como patrimônio histórico e motor do turismo sustentável. O projeto também estabelece que o dia 5 de fevereiro, data de inauguração da ferrovia em 1885, passa a integrar o calendário oficial de eventos do estado. O texto aprovado segue agora para sanção do governador do Paraná. 

Desde que assumiu a operação turística da linha, em 1997, a Serra Verde Express já transportou mais de 4,5 milhões de passageiros entre Curitiba e o Litoral e deve chegar à marca de cinco milhões em maio de 2026. Atualmente, a operadora dispõe de 28 vagões, com capacidade para 1.238 pessoas por viagem. O trajeto percorre 70 quilômetros pela Serra do Mar, em meio à Mata Atlântica, passando por 13 túneis, 30 pontes e viadutos e 10 estações intermediárias, em um dos trechos ferroviários mais preservados do Brasil. 

O roteiro paranaense foi eleito pela editora britânica Lonely Planet como uma das 60 viagens de trem mais impressionantes do mundo, sendo o único representante brasileiro na publicação Amazing Train Journeys 2025. O passeio também ganhou destaque em veículos internacionais como The Guardian e The Wall Street Journal, que o classificaram entre os trajetos mais espetaculares do planeta. 

Desenvolvimento sustentável e valorização do patrimônio 

A nova lei autoriza o poder executivo a incluir os trechos ferroviários turísticos em programas de aproveitamento socioeconômico de bens públicos, abrindo espaço para parcerias e investimentos que visam ampliar a infraestrutura e garantir a preservação do patrimônio histórico. 

Entre as possibilidades previstas estão o uso de naming rights, ações publicitárias e adoção social de espaços, com a garantia de que as receitas obtidas sejam revertidas em melhorias na própria ferrovia, promovendo o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento da função social dos bens públicos. 

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte

Águia Branca divulga ranking dos destinos mais procurados em 2025

A Viação Águia Branca acaba divulga os destinos mais procurados por seus clientes nesse período. Lideram o ranking as cidades de Vitória (ES), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Mateus (ES), Linhares (ES), Colatina (ES) e Itabuna (BA).

A lista traz mudanças em relação a 2024, quando apareciam Domingos Martins (ES), Marechal Floriano (ES), Teixeira de Freitas (BA), Governador Valadares (MG) e Venda Nova do Imigrante (ES). A entrada de Vitória e Salvador neste ano mostra a força da capital capixaba como porta de entrada rodoviária do Espírito Santo e a retomada do turismo baiano, impulsionado por grandes eventos como Carnaval e São João.

Turismo em alta no Brasil e no Espírito Santo

De acordo com o IBGE, o turismo no Brasil cresceu 6,1% entre janeiro e julho de 2025 frente ao mesmo período de 2024, acumulando 14 meses consecutivos de alta. No Espírito Santo, o avanço foi ainda maior: 9,2% no primeiro trimestre, superando a média nacional e consolidando o estado como destino em expansão.

Entre os destinos mais procurados, Vitória aparece na liderança. Até agosto, foram registrados quase 580 mil embarques e mais de 600 mil desembarques, consolidando a capital capixaba como o principal ponto de chegada e partida das viagens intermunicipais e interestaduais no Espírito Santo.

Na sequência, São Paulo mantém relevância pelo peso econômico e pelas conexões rodoviárias. Foram cerca de 330 mil embarques e mais de 340 mil desembarques, reafirmando o município paulista como destino estratégico para negócios e turismo no país.

Com vocação turística e cultural, o Rio de Janeiro registrou crescimento expressivo. Foram quase 374 mil embarques e 375 mil desembarques até agosto, um aumento superior a 10% em comparação a 2024. A capital fluminense foi impulsionada por grandes eventos, como o Réveillon, o Carnaval e shows internacionais, como o da Lady Gaga, que consolidaram a cidade como um dos destinos preferidos dos brasileiros. Não à toa, a cidade ganhou três títulos na 32ª edição do World Travel Awards (WTA) para a América do Sul, entre eles o de “Melhor Destino de Eventos e Festivais da região”.

No Nordeste, Salvador voltou ao ranking entre os mais buscados, com aproximadamente 223 mil embarques e 227 mil desembarques. A capital baiana se mantém relevante, especialmente em períodos de alta temporada, como verão, Carnaval e festejos juninos. Também na Bahia, Itabuna reforça seu papel como polo regional no sul do estado. Foram quase 100 mil embarques e 90 mil desembarques, com destaque para o fluxo intenso no período de São João e em viagens de média distância.

Já no interior capixaba, os municípios de São Mateus, Linhares e Colatina permanecem entre os mais procurados. Juntos, somaram cerca de 500 mil embarques e 500 mil desembarques, crescimento de 1,9% em relação ao ano passado. O desempenho reforça a importância da mobilidade regional, puxada tanto pelo turismo de praia quanto pelos deslocamentos de negócios.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Ouça o Podcast do Transporte
 

Google lança movimento nacional para impulsionar as viagens no Brasil

De 28 de setembro a 4 de outubro, acontece o #BoraFechar, ação que promete impulsionar o turismo com descontos agressivos e vantagens exclusivas em viagens de ônibus, passagens aéreas, hospedagem, pacotes, aluguel de carros e programas de fidelidade.

Idealizado pelo Google com a participação de ClickBus, Decolar, Localiza e Santander, o #BoraFechar nasce com a missão de impulsionar o turismo, ajudando o consumidor a realizar a próxima viagem. A iniciativa surge em resposta ao desejo crescente dos brasileiros de explorar novos destinos e à necessidade do setor de criar condições reais e acessíveis para que isso aconteça.

A pesquisa Beyond Industries, realizada pelo Google em parceria com a Offerwise, revela que a logística de transporte, bagagem e documentos causa estresse em 38% dos viajantes, e o planejamento em si gera ansiedade para 35%, devido à quantidade de detalhes e decisões.

Foi com base nesses insights que o #BoraFechar foi criado. Mais do que uma plataforma de descontos, o movimento oferece condições especiais de forma prática e conveniente, servindo como um chamado para que o viajante antecipe o que realmente importa e pare de adiar algo que o faz feliz.

“O #BoraFechar nasceu da paixão do Google em acompanhar o comportamento do consumidor e oferecer soluções para facilitar a vida das pessoas. É cada vez mais necessário um olhar estratégico e customizado da indústria de turismo para incentivar esses viajantes a se moverem da intenção para a conversão. O fato de as buscas por viagens crescerem a cada ano no Google mostra que o desejo de viajar já existe”, avalia Daiane Dunka, head da indústria de viagens do Google Brasil. O #BoraFechar é uma iniciativa perene, a ser realizada anualmente.

Para a campanha especial do #BoraFechar e incentivar as viagens de ônibus, a ClickBus trouxe duas ofertas: 20% de desconto em passagens e a assinatura do clube de viagens da marca a partir de R$4,99, uma alternativa vantajosa para quem viaja com frequência. Opções que trazem ainda mais economia para o viajante.

“O transporte rodoviário é a escolha curinga da mobilidade nacional, pois estamos em mais de cinco mil destinos e, participar desse movimento reforça nosso compromisso de conectar cidades, histórias e pessoas. Trabalhamos para digitalizar a experiência de compra de passagens, e o #BoraFechar é mais um passo nesse caminho: incentivar os viajantes a não adiarem seus sonhos, com conveniência, preços competitivos e a confiança de uma plataforma líder no setor”, destaca a diretora de marketing e growth Michelle Xavier. Para comprar, é necessário acessar o aplicativo da marca ou o site clickbus.com.br.

A Localiza entra no movimento #BoraFechar para incentivar os viajantes a garantir com antecedência a mobilidade de suas viagens. A companhia oferecerá 15% de desconto com o cupom BORAFECHAR em locações a partir de três diárias, contratadas entre 28 de setembro e 4 de outubro, com retirada do veículo até 31 de janeiro de 2026. A iniciativa também destaca diferenciais como a Fast Retirada Digital – que libera o carro em até cinco minutos pelo app, sem passar pelo balcão – e a capilaridade da rede com mais de 600 agências. Tudo sob o novo conceito da marca, “Simplifica e Vai”, que promete uma experiência de aluguel sem complicações.

Já a Decolar vai disponibilizar ofertas em todos os canais de venda (online e lojas físicas). O Santander oferece vantagens para clientes que utilizam seus cartões na compra de viagens, com a possibilidade de acumular até 6,4 pontos Esfera por dólar gasto. Os pontos são creditados diretamente na plataforma Esfera e podem ser trocados por passagens aéreas, hospedagens, aluguel de carros, produtos, serviços e até cashback — ampliando as opções para o cliente planejar a próxima experiência.

O banco também oferece benefícios que garantem praticidade e segurança, como Seguro Viagem (cobertura médica, odontológica e proteção em casos de atrasos e cancelamentos, exclusivo para cartões Visa), Digital Concierge (assistente pessoal para reservas e experiências, exclusivo para cartões Visa) e a Tag Santander Sem Parar com mensalidade zero.

Viajar como uma necessidade humana

O “Bora Fechar” foi inspirado nos insights do Google que destacam comportamentos e barreiras na hora de viajar, com objetivo de democratizar o ato de viajar. Mas, para entender e descomplicar verdadeiramente a jornada dos viajantes é necessário entender como cada um viaja.

Para aprofundar este conhecimento, o Google criou o estudo O Mosaico do Viajante, com 2000 brasileiros que viajaram nos últimos 12 meses. O estudo identificou os viajantes entre quatro grupos de interesse e comportamentos em relação a viagens:

● Intenso (28,4%): Viajantes entusiastas e curiosos, com alta renda familiar (R$ 11.032), viajam frequentemente (4+ vezes/ano) por 8 a 15+ dias. Buscam destinos vibrantes com vida noturna, valorizam aprendizado e hospedagem premium. Urbanos, com filhos e parceiros, são inspirados por conteúdo de viagens (62%) e buscam lembranças profundas.

● Afetivo (27,8%): Este grupo busca descanso e familiaridade, priorizando o conforto e evitando surpresas. Valorizam o descanso e o tempo em família, sendo mais conservadores e práticos, com menor interesse em novas experiências.), viajam menos (uma vez ao ano ou menos) por durações curtas (até sete dias) e residem mais no interior. Para eles, uma boa viagem é previsível.

● Conectado com a Natureza (26,2%): Priorizam conexão profunda com a natureza, sossego, relaxamento, saúde e bem-estar. Preferem praias, montanhas e ecoturismo para recarregar energias, evitando grandes cidades e vida noturna agitada. Buscam paz e calma, definindo uma viagem boa como relaxante.

● Reflexivo Cultural (17,7%): Para este perfil, viajar é recarregar emocionalmente, conectando-se ao destino. Buscam conhecer a fundo a história, cultura, arte e gastronomia, procurando novas vivências. A viagem é renovação, combinando enriquecimento intelectual e bem-estar mental. São mais urbanos, com menos filhos e parceiros.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Busscar entrega primeiro panorâmico DD NB1 à Unisul Viagens

A Unisul Viagens, empresa do segmento de turismo e fretamento de  Irati (PR), é a primeira empresa do setor de turismo no Brasil a incorporar o modelo Panorâmico DD NB1, da Busscar, à sua frota. O veículo foi entregue em junho de 2025 e já está em operação.

O Panorâmico DD NB1 tem 15 metros de comprimento, chassi Mercedes-Benz O-500 RSDD 2745 (8×2) e câmbio automatizado. O projeto entregue para a empresa paranaense inclui, dois tetos solares com renovação de ar, sendo o primeiro com exaustor e o segundo com ventilador, faróis auxiliares de longo alcance e um design interno pensado para proporcionar conforto e funcionalidade.

O ônibus da Unisul Viagens é equipado com: ABS (Anti-lock Braking System) – Sistema de freios auxiliar; AEBS (Advanced Emergency Braking System) – Sistema de Frenagem de Emergência, com radar instalado no para-choque dianteiro; LDWS (Lane Departure Warning System) – Aviso de mudança involuntária de faixa, com câmera instalada no para-brisa; – BSA (Blind Spot Assist) – Assistente de ponto cego com sensores e alerta por Led na cabine; quatro microcâmeras (salões, porta de entrada e marcha à ré) integradas a monitor quadrante; alarme sonoro para marcha à ré com tecla liga/desliga no painel e sensores de estacionamento com alerta sonoro; botão de emergência no sanitário e tecla no painel de serviços junto às poltronas preferenciais com sinal sonoro e visual na cabine.

O veículo está equipado com Antena Starlink Mini para internet de alta velocidade, servidor de filmes com roteador Wi-Fi, sistema multimídia compatível com Android e iOS, além de rádios multifuncionais nos salões e gerenciamento integrado de áudio e vídeo. Para a sonorização, são 16 alto-falantes distribuídos pelos ambientes, seis monitores Led e múltiplas entradas para microfone.

Campina Grande registra aumento de 102% na emissão de passagens on-line durante o São João

As festas juninas seguem ganhando força como um dos maiores eventos culturais do Brasil e, com elas, cresce o fluxo de viajantes para cidades que vivem intensamente o São João. Um levantamento da ClickBus, maior aplicativo de venda online de passagens rodoviárias do país, mostra que as emissões de passagens com destino a Campina Grande (PB), cidade que realiza o tradicional “Maior São João do Mundo”, cresceram 102% entre os dias 1º e 24 de junho, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A cidade paraibana desponta como um dos principais destinos no Brasil durante junho, atraindo visitantes de diversas regiões em busca de uma experiência autêntica e imersiva nas tradições nordestinas. O aumento expressivo no volume de passageiros reflete não apenas a popularidade de Campina Grande, mas também o crescimento do São João como um grande mobilizador do turismo regional e uma das manifestações mais ricas da cultura popular brasileira. 

Além de Campina Grande, outras cidades também registraram aumento nas emissões de passagens em comparação ao ano passado. Caruaru (PE), outro importante polo das festas juninas, teve crescimento de 13% como destino. Já Salvador (BA), embora não seja tradicionalmente um destino junino, se destacou com um aumento de 46% nas passagens emitidas como cidade de origem, indicando o forte interesse do público em participar das festividades em diferentes regiões do Nordeste. 

Viagens corporativas atingem marca histórica em abril

O mercado de viagens corporativas registrou um desempenho histórico em abril. Segundo o Levantamento de Viagens Corporativas (LVC), realizado pela FecomercioSP em parceria com a Associação Latino-Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), as empresas brasileiras gastaram R$ 12,5 bilhões com serviços de turismo no período. O valor representa a maior cifra já registrada para o mês de abril, com crescimento real de 9,5% em relação ao mesmo mês de 2024.

O acumulado dos quatro primeiros meses de 2025 também alcançou um patamar inédito. Entre janeiro e abril, os gastos com viagens corporativas somaram R$ 45,2 bilhões, novo recorde histórico para o setor. O valor representa um crescimento de 7,6% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A alta na demanda, porém, vem acompanhada com uma pressão sobre os preços. O setor hoteleiro, por exemplo, registrou aumento médio de 11,6% nas diárias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), enquanto o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) apontou uma elevação de 15,7% na tarifa média. Parte do crescimento no faturamento do setor está relacionada à inflação de serviços. No transporte rodoviário interestadual, os preços subiram 5,68%. Já as passagens aéreas, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estão com tarifas médias abaixo das praticadas há um ano.

O resultado de abril surpreende já que acontece em um contexto marcado por juros elevados. Apesar da expectativa de retração da atividade econômica, os números do LVC indicam que o setor de turismo de negócios continua aquecido. O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre, divulgado pelo IBGE, apresentou alta de 1,4%, impulsionado principalmente pela agropecuária. Mesmo com dois feriados em abril, além do impacto do 1º de maio na última semana do mês, as empresas mantiveram o ritmo de viagens, encontros e eventos. 

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Turismo religioso movimenta R$ 15 bilhões no Brasil

Com um impacto anual estimado em R$ 15 bilhões e aproximadamente 17,7 milhões de viajantes, o turismo religioso se consolida como uma das principais forças do setor no Brasil — e a Marcha para Jesus é um dos eventos que mais movimenta fiéis, cidades e rotas de transporte ao longo do ano. A capital paulista sedia a 33ª edição no dia 19 de junho de 2025, com trajeto entre a estação Luz e a praça Heróis da FEB. No Rio de Janeiro, o evento ocorre em 24 de maio, enquanto Campinas (5 de julho), Cuiabá (28 de junho), Palmas, Recife, Salvador e outras cidades também têm suas marchas previstas no calendário nacional.

Em edições anteriores, foram registradas mais de oito mil caravanas organizadas, vindas de todas as regiões do país. Esse fluxo intenso impulsiona especialmente o transporte rodoviário, com picos de demanda por trechos intermunicipais e interestaduais, sobretudo partindo de cidades do interior rumo às capitais. A Quero Passagem conecta mais de cinco mil destinos em todo o Brasil, com passagens de ônibus operadas por mais de 350 viações, e agora também oferece reserva de hotéis integrada. “Sabemos que esse tipo de evento mobiliza pessoas de todas as regiões, muitas vezes com longos deslocamentos e necessidade de planejamento prévio. Queremos tornar essa jornada mais simples, conectando fé e mobilidade com conforto e facilidade”, afirma Caio Thomaz, CEO da Quero Passagem.

Com um investimento de R$ 30 milhões para ampliar sua atuação no setor hoteleiro, a Quero Passagem dá um passo decisivo para se consolidar como uma agência de viagens on-line completa (OTA). A expansão vai além da diversificação de serviços: ela responde a uma demanda crescente por experiências de viagem integradas, especialmente entre os públicos que viajam por motivos religiosos, eventos ou compromissos familiares.

Dados da própria empresa mostram que destinos ligados à fé têm registrado forte crescimento. Só em 2023, as vendas de passagens aumentaram até 67% em cidades como Aparecida (SP), Juazeiro do Norte (CE), Belém (PA), Trindade (GO) e Nova Trento (SC). “Esse investimento marca uma nova fase da Quero Passagem. Queremos ser a principal plataforma de mobilidade e hospedagem do brasileiro, especialmente para quem viaja com propósito e precisa de soluções simples, acessíveis e completas”, destaca Caio Thomaz, CEO da empresa.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Começam as audiências públicas sobre a estrada de ferro de Campos do Jordão

O governo de São Paulo realizará duas audiências públicas para apresentar à população o projeto de concessão do Complexo Turístico Ferroviário da Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ), na Serra da Mantiqueira.

A primeira audiência será presencial, no dia 19 de maio (hoje), às 11h, na câmara dos vereadores de Campos do Jordão, situada na rua Inácio Caetano, 490, Vila Abernéssia. Interessados em se manifestar poderão se inscrever antecipadamente pelo formulário no site da SPI ou presencialmente, antes do início da sessão.

A segunda será realizada de forma online, no dia 20 de maio, também às 11h, ampliando as possibilidades de participação. O link de acesso será disponibilizado previamente no site da secretaria, e as manifestações deverão ser inscritas via formulário eletrônico, igualmente disponível na página oficial.

Com previsão de 24 anos de duração, a concessão compreende o investimento em obras de requalificação, implantação de infraestrutura, operação de serviços turísticos e conservação dos bens históricos e naturais da ferrovia. Entre os ativos incluídos no projeto está a requalificação do complexo que possui a ferrovia turística com 47 quilômetros de extensão, o Parque Reino das Águas Claras (de 38 mil m²), o Museu de Memória Ferroviária, além de estações, oficinas e ativos culturais ao longo do trajeto. Trata-se de um ativo com alto potencial turístico e forte sinergia com os parques estaduais de Campos do Jordão e Capivari, já concedidos.

À futura concessionária caberá a elaboração e execução dos projetos de engenharia, além da revitalização das estações e áreas de visitação, manutenção dos trilhos e estruturas operacionais, e gestão das atividades turísticas, culturais e de lazer. A empresa também será responsável pela preservação ambiental e paisagística dos espaços concedidos, seguindo metas e indicadores de desempenho definidos em contrato.

Todo o investimento necessário, tanto inicial quanto para a manutenção ao longo do contrato, será de responsabilidade da concessionária. O edital prevê ainda o pagamento de outorgas fixa e variável ao Estado, além de encargos relativos à fiscalização do contrato. A concessão tem como metas valorizar o patrimônio ferroviário, estimular o turismo sustentável e fomentar a economia local, gerando empregos, fortalecendo as cadeias produtivas da região e atraindo mais visitantes.

A consulta pública sobre o projeto está aberta até 23 de junho de 2025. Durante esse período, cidadãos, empresas e especialistas poderão enviar contribuições para o aprimoramento da proposta, cuja publicação do edital está prevista para o segundo semestre de 2025.

Mais informações, incluindo a documentação técnica e as orientações para participação, estão disponíveis no site da SPI.

Viação Cometa participa da Feira de Turismo Regional de Franca

Entre os dias 7 e 11 de maio, a Viação Cometa participa da Feira de Turismo Regional de Franca, que acontece no Franca Shopping. Com expectativa de público de 14 mil visitantes, o evento tem como objetivo promover o turismo local, conectar empresas, viajantes e investidores, além de fortalecer o trade turístico da região, posicionando a cidade como um polo indutor e receptivo para o turismo regional.

Em seu estande, a Viação Cometa trará experiências interativas para o público. Um dos destaques é a exposição de dois ícones de sua frota: o moderno ônibus G8 Double Deck, símbolo de inovação, conforto e tecnologia, e o clássico Flecha Azul, que representa a tradição e a história da empresa.

Além da exposição dos veículos, a Cometa preparou uma ativação com roleta de prêmios, que distribuirá brindes como ecobags, tags de bagagem, canetas, além de descontos de 25%, 50% e 70% em passagens e cortesias para viagens. Também serão distribuídos flyers com descontos exclusivos para quem visitar o estande e for realizar sua primeira compra.

A Feira de Turismo Regional de Franca terá ainda uma programação abrangente, incluindo palestras com especialistas do setor, rodadas de conversa, oportunidades de networking, apresentações culturais e vivências locais. O evento é voltado para agentes de viagens, operadores, gestores públicos, municípios de Interesse Turístico e Estâncias Turísticas, influenciadores, imprensa especializada e consumidores interessados em explorar destinos regionais.