Os avançados sistemas de segurança, que equipam seus ônibus rodoviários, foram lembrados durante o movimento Maio Amarelo
A Mercedes-Benz do Brasil aproveitou o movimento internacional Maio Amarelo  – que busca atrair a atenção da sociedade  para o alto índice de mortes e feridos  no trânsito em todo o mundo – para destacar  as avançadas tecnologias de seus  ônibus, que trazem mais segurança nas estradas, tanto para motoristas e passageiros,  quanto para os demais veículos e  todo o tráfego.
 “Com o uso de radares, sensores, câmeras  e avançados sistemas, os veículos  da nossa marca utilizam modernos recursos  para oferecer ainda mais segurança nas estradas, auxiliando nas rápidas reações do motorista e do veículo em situações inesperadas, o que diminui os riscos de acidentes e preserva vidas”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Para os ônibus rodoviários, a novidade  no Brasil é o ACC (piloto automático adaptativo). Disponível para os modelos  O 500 RS e RSD, essa tecnologia, que faz  com que o ônibus ande quase sozinho,  estará no veículo autônomo do futuro  quando este chegar ao país.
 Por meio de sensores na dianteira, o  piloto automático adaptativo ajuda o motorista a manter o ônibus numa distância  segura em relação ao veículo que  vai à frente. Em uma situação de extrema emergência, se o condutor não reagir,  o sistema entra em ação, freando  automaticamente o veículo para evitar o  impacto. O ACC se desabilita a uma velocidade menor que 15 quilômetros por  hora. Independentemente de sua ativação, o motorista tem total autonomia para acelerar ou frear, bastando usar os pedais para isso. Ou seja, o condutor tem sempre o domínio do ônibus.
 “O piloto automático adaptativo reduz o risco de acidentes, trazendo mais segurança para os passageiros, motoristas e outros veículos da via”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da Mercedes-Benz do
 Brasil. “Graças à atuação de sensores, esse avançado sistema identifica os veículos à frente em até 200 metros, mesmo numa situação de neblina, vantagem muito importante nas estações frias do ano. Além disso, pelo fato de atuar automaticamente, o ACC alivia o stress do motorista, que pode se concentrar mais à condução e ao tráfego.”
 Outro destaque das tecnologias de segurança é o AEBS (Advanced Emergency Braking System), sistema de frenagem de emergência que tem o objetivo de minimizar os efeitos de um eventual acidente.
 Se há risco de colisão, o AEBS ativa um alerta visual e sonoro, fazendo
 uma leve intervenção nos freios, ou realizando uma freada de emergência.
 Um item importante para ônibus é o LDWS (Lane Departure Warning System), sistema de aviso de faixa que gera um alerta sonoro e visual para o motorista quando o veículo se move para fora da via sem o seu movimento intencional.
 Os ônibus rodoviários O 500 podem ser equipados ainda com TPMS (Tyre Pressure Monitoring System – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus), EBS (sistema eletrônico de freios), ECAS (suspensão pneumática controlada eletronicamente), ESP (controle
 eletrônico de estabilidade), Retarder (sistema auxiliar de freio), Top-Brake
 (freio-motor auxiliar), ABS (sistema antitravamento), ASR (sistema de controle de tração), eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade, piloto automático e freios a disco.



