Tellus Power Green elabora plano de investimentos para o segmento de ônibus

A fabricante chinesa está desenvolvendo parcerias com empresas no Brasil para nacionalizar os seus produtos e ampliar a participação nas frotas de ônibus elétricos

Sonia Moraes

A Tellus Power Green, fabricante chinesa de estações de carregamento de veículos elétricos, se prepara para ampliar a participação no mercado de ônibus no Brasil. A empresa, que há três anos fornece carregadores no país, está elaborando um novo plano de investimentos para acompanhar o crescimento da eletrificação do transporte público nas cidades brasileiras.

“Estamos desenvolvendo parcerias com empresas no Brasil para nacionalizar nossos produtos e, com isso, ter acesso às linhas de financiamentos”, revelou Bernardo Lorenzo Fernandez, CEO da empresa na América do Sul, em entrevista exclusiva para a Technibus, sem dar muitos detalhes do novo programa que a companhia pretende implementar no país por se tratar de um projeto ainda em andamento.

O executivo comentou que nesta semana participou de uma reunião com Rafael Toniato Mangerona, secretário adjunto municipal de mobilidade urbana e transporte da cidade de São Paulo e Li Zhuo, presidente da Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL) Brasil, fabricante chinesa de baterias, para falar sobre inovação e apresentar as novidades para a prefeitura de São Paulo em parceria com a CATL.

“Estamos trazendo sistemas de armazenamento de energia que, com os nossos carregadores da tecnologia, a gente chama de V2G, vai constituir o sistema mais avançado de carregamento de energia que está sendo oferecido no mercado. Vai ser o sistema mais inovador à disposição dos operadores e da cidade de São Paulo.”

Segundo Fernandez, a inovação, a energia verde e as parcerias serão os principais destaques da Tellus Power Green em 2026. “No segmento de mobilidade, o próximo ano será de muita inovação e a Tellus, a qual é líder mundial com quatro fábricas – na China, Estados Unidos, Alemanha e Índia –, terá muitas novidades nesta área”, disse o CEO da companhia.

Em seu portfólio, a Tellus tem uma ampla linha de produtos e serviços, incluindo sistemas de baterias, armazenamento de energia, energia solar, logística e transporte, e gerenciamento de tráfego. Para o mercado brasileiro, a empresa fornece dois tipos de carregadores: o AC – corrente alternada – para carga mais lenta e o modelo DC – corrente contínua – para carga mais rápida, muito utilizado para o carregamento das baterias de ônibus. “Temos soluções de carregamento e de armazenamento de energia – o Energy Storage Battery (Bess).”

Fernandez afirmou que as perspectivas são muito boas para o mercado brasileiro, principalmente na cidade de são Paulo, que tem uma frota com 1.000 ônibus elétricos e há planos de chegar a 2.800 elétricos em operação até o fim de 2026, segundo a prefeitura. “As dificuldades com a infraestrutura para o carregamento de ônibus serão superadas gradativamente.”

Em São Paulo, a Tellus Power Green tem 33 carregadores em operação, um na garagem de ônibus da empresa Viação Grajaú, localizada na zona sul da cidade, e 32 na empresa Sambaíba, que atende a região metropolitana de São Paulo. “Os carregadores foram instalados em parceria com a EZVolt”, explicou Fernandez.

“São carregadores de carga super rápida de 180 kWh. Eles estão no padrão exigido pela secretaria de transportes de São Paulo e pela SPTrans. Tudo de acordo com as exigências da cidade de São Paulo. Estamos muito otimistas com o desenvolvimento do sistema.”

Operação logística

Os carregadores da Tellus Power Green chegam da China ao Brasil pelo porto de Santa Catarina, onde a companhia mantém o seu centro de distribuição. “Mantemos na China um estoque de produtos prontos para atender às demandas do Brasil e, com a operação logística, o tempo de descarregamento no território brasileiro demora um mês. E no centro de distribuição em Santa Catarina mantemos um estoque “pulmão” para suprir as demandas de emergência”, esclareceu Fernandez.

A Tellus Power Green é uma multinacional sino-americana especializada em infraestrutura e serviços para carregamento de veículos elétricos. A companhia está presente em mais de 15 países e opera no Brasil desde 2022, oferecendo soluções completas em recarga para empresas com frotas elétricas e para empreendedores que desejam montar eletropostos.

Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp

Acompanhe as nossas redes sociais: LinkedinInstagram e Facebook

Acesse o Acervo Digital OTM Editora

Veja também