Às vésperas de completar 80 anos de atividades, em 2026, período no qual se tornou referência no setor automotivo, tanto em reposição quanto no fornecimento de peças originais, a RIO – Riosulense (Rio do Sul/SC), está celebrando, em 2025, os 15 anos de atuação em outro modal de transporte – o ferroviário -, com planos de crescimento para atender de forma mais completa às necessidades de clientes.
A empresa é especialista na produção de ombreiras para dormentes de aço e de concreto e, também, em peças para o motor de tração das locomotivas, fornecendo, nessas duas frentes para as principais empresas que atuam no setor ferroviário. Além disso, desenvolve peças customizadas, utilizando impressão 3D, o que permite a fabricação de protótipos com prazos otimizados.
“Trabalhamos para que as nossas soluções sejam utilizadas, cada vez mais, no mercado ferroviário. Há muitas oportunidades, pois acreditamos no potencial de crescimento da malha ferroviária do País”, afirma Reynaldo Biazolo, gerente de negócios da empresa.
Os dormentes são peças de segurança, responsáveis por travar o trilho quando o trem está passando, por isso demandam resistência à tração, dureza e durabilidade. “A RIO é especialista na produção dessas peças em aço”, reforça Biazolo. Como são quatro ombreiras por dormente, cada quilômetro de linha férrea precisa de mais de 6.600 delas. Assim, ele estima que a empresa já produziu, nesses 15 anos, mais de oito milhões de ombreiras, com presença nos trilhos de todas as operadoras de trem com atuação no território nacional, além de já ter exportado demais itens para os Estados Unidos e o México.
Já as principais peças do motor de tração das locomotivas são mais complexas, como hub air deflector casting, bearing cap mach, bearing hausing, sleeves, flingers, drain engine cover, drain engine shied, notchec weel sensor and damper hold.
“A RIO vem investindo e se preparando, nos últimos anos, para o crescimento desse segmento que, em 2024, representou 5% do faturamento da empresa”, afirma Clebson Ferreira, gerente técnico da empresa. Segundo ele, como parte desse processo, foram adquiridas linhas de moldagem específicas, fornos de fusão para ligas de aço, e, ainda, uma máquina de usinagem para acabamento, o que garante mais competitividade e qualidade nas entregas.
“A maior peça que já fundimos na RIO é do segmento ferroviário: uma roda para ser utilizada em veículos de manutenção de vias férreas. Foi um desafio para todo o time, pois a peça pesa 200 quilos. Precisamos adequar processos de fundição e usinagem e o resultado foi muito positivo”, lembra Ferreira.
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