O príncipe William, futuro rei da Inglaterra, esteve no Rio de Janeiro para a cerimônia do The Earth Shot Prize, iniciativa criada por ele para reconhecer e apoiar soluções inovadoras que combatem as maiores ameaças ambientais do planeta. Pela primeira vez, o evento teve uma edição realizada na América Latina.
Entre os vencedores, a cidade de Bogotá se destacou na categoria “Clean Our Air” (Limpe nosso ar), sendo reconhecida por seu modelo de desenvolvimento urbano sustentável e políticas de transporte público de baixa emissão. Um dos pilares dessa conquista é a frota de 1.486 ônibus elétricos em operação na capital colombiana, sendo 1.473 fabricados pela BYD – de acordo com dados do e-Bus Radar.
Para enfrentar os desafios urbanos, Bogotá implementou um plano ambicioso de transformação, ampliando áreas verdes, restringindo o tráfego de veículos pesados e introduzindo transporte público mais limpo, incluindo a primeira linha de metrô. A cidade hoje possui corredores exclusivos de baixa emissão, integrando um investimento de US$19,9 bilhões em mobilidade sustentável.
Desde 2018, a poluição do ar caiu cerca de 24%, com ganhos em saúde, mobilidade e qualidade de vida. Até 2028, a expectativa é evitar mais de 300 mil toneladas de CO₂ por ano, o equivalente a retirar 65 mil carros das ruas ou preservar uma floresta dez vezes maior que Manhattan.
Com uma população de 7,9 milhões de habitantes, a conquista é resultado de políticas integradas, como zonas de ar limpo, recuperação de áreas degradadas e uma das maiores frotas de ônibus elétricos do mundo. Essas ações tornaram o trânsito mais fluido, as viagens mais curtas e a cidade mais sustentável e agradável para se viver. Até 2030, Bogotá prevê cortar em 50% suas emissões de gases de efeito estufa, alcançando a neutralidade de carbono até 2050.
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook



