A CPTM Serviços, unidade de negócios da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) especializada em consultoria e soluções técnicas em infraestrutura de transportes, firmou nesta terça-feira (11/10) uma parceria com a TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação e manutenção da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos.
O acordo prevê que a CPTM Serviços assuma a gestão, catalogação e devolução de objetos esquecidos ou perdidos ao longo da viagem na Linha 7-Rubi. Atualmente, a TIC Trens está em fase de preparação para assumir a operação e manutenção da linha a partir de 26 de novembro.
Em 2024, a central recebeu 68.181 itens. Do total registrado, 44.791 itens, ou 65,7%, correspondiam a documentos, enquanto 23.390, ou 34,3% eram objetos como celulares, guarda-chuvas ou outros itens comuns, mas também uma bicicleta, um aspirador de pó ou até mesmo uma cadeira de rodas infantil.
A central devolveu do total registrado, 22.409 itens, ou 33% do total.
Um destaque é a taxa de 82% das devoluções que ocorreram em 2024 após a CPTM realizar a busca ativa pelo proprietário. Essa tarefa investigativa envolve o cruzamento de informações e pesquisa minuciosa a partir de indícios, garantindo agilidade nas devoluções e mais confiança no relacionamento com os passageiros.
Com o contrato, o atendimento aos passageiros continuará sendo realizado de forma presencial na Estação Palmeiras Barra-Funda, contando com procedimentos de controle e rastreabilidade dos itens.
Procedimentos e Serviços
Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que a equipe atua para achar o dono. Quando não são localizados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.
A Central de Achados e Perdidos da CPTM está localizada na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. O atendimento também pode ser feito pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected].
Fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade:
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp
Acompanhe as nossas redes sociais: Linkedin, Instagram e Facebook



