A TIC Trens, concessionária responsável pela operação da Linha 7-Rubi e pela implantação dos serviços Trem Intercidades (TIC) e Trem Intermetropolitano (TIM), protocolou em 25 de setembro o cronograma detalhado das obras, conforme previsto em contrato. A informação foi prestada à Technibus pelo presidente da empresa, Pedro Moro, que confirmou a entrega do documento dentro do prazo estabelecido e destacou o avanço da fase de transição operacional da linha.
O cronograma define todas as fases do projeto até 2031, incluindo marcos intermediários e o início das obras em abril de 2026. O documento está sob análise de uma auditoria independente e da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), responsável pela validação, prevista para ocorrer até o fim deste mês. Após essa etapa, o conteúdo será divulgado publicamente.
Segundo Moro, o detalhamento das fases é essencial para garantir previsibilidade e controle das entregas. “Cumprimos o compromisso contratual e estruturamos um planejamento técnico robusto, que dá segurança tanto ao poder concedente quanto à população atendida pelo projeto”, afirmou.
Operação assistida
A operação assistida da Linha 7-Rubi, no trecho entre Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda, iniciou-se em 28 de agosto de 2025 e completou 45 dias, o que corresponde à metade do período previsto. Nessa etapa, a concessionária assume progressivamente a operação sob supervisão da CPTM, validando o repasse de conhecimento técnico acumulado ao longo de nove meses de transição.
Segundo Moro, o processo transcorre conforme o planejado, sem impactos relevantes à operação. “Enfrentamos as situações operacionais típicas — intempéries, ajustes de infraestrutura e interferências externas —, todas solucionadas dentro do padrão esperado”, observou.
A integração entre as equipes da TIC Trens e da CPTM tem sido um ponto-chave da fase assistida, especialmente na estação Palmeiras-Barra Funda, que recebeu três novas escadas metálicas no lado oeste, com corrimãos, sinalização de plataformas e piso podotátil. As melhorias ajudaram a reorganizar o fluxo de passageiros após o encerramento do serviço 710 da CPTM, que fazia viagens diretas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra.
“O fim do 710 exigiu um grande trabalho conjunto para reorganizar o fluxo na Barra Funda. Nos primeiros dias, houve ajustes, como esperado, mas rapidamente aprimoramos a operação com o apoio das equipes da CPTM”, destacou o executivo.
Integração modal
A integração tarifária será um dos principais desafios para um possível processo de integração modal nas cidades servidas pela Linha 7-Rubi. “A integração física com os terminais e paradas de ônibus é viável com o apoio dos municípios. Mas a integração tarifária, que garante um sistema realmente eficiente e acessível, depende de um alinhamento entre o governo estadual e as prefeituras”, afirmou o presidente da TIC Trens.
Ele disse que o consórcio está aberto ao diálogo e à construção de soluções que assegurem ao passageiro uma experiência integrada e vantajosa. “O Trem Intercidades tem vocação para se tornar um eixo estruturante da mobilidade regional, e isso só se concretiza com políticas de integração bem definidas”, completou.
Espaços de convivência
Além dos aspectos técnicos, Moro enfatizou o papel social das estações da Linha 7-Rubi. A TIC Trens pretende manter e ampliar as ações comunitárias tradicionalmente realizadas nesses espaços, como feiras de emprego, campanhas de saúde e vacinação, aferição de pressão arterial e iniciativas voltadas às mulheres e à solidariedade, como as campanhas do agasalho.
Outro destaque é o projeto de educação ferroviária voltado para crianças e adolescentes das escolas próximas à linha, que será expandido com a consolidação da operação assistida. “As estações sempre foram pontos de referência e assistência nas cidades, e queremos aprimorar essa relação com a comunidade”, afirmou.
Duplicação de via
Outro tema em análise é a duplicação da via entre Água Branca e Jundiaí, originalmente prevista como singela com sidings (trechos de ultrapassagem). O estudo visa aumentar a confiabilidade e a regularidade da operação, ainda que o tempo total de viagem não seja significativamente reduzido.
O projeto da via singela deve ser concluído no início de 2026, enquanto o da via dupla está previsto para meados do mesmo ano. A decisão final dependerá de avaliação técnica, econômica e contratual junto ao poder concedente.
“Estamos comparando os cenários para garantir a melhor relação custo-benefício. A duplicação traria ganhos operacionais importantes, especialmente na confiabilidade e na manutenção da regularidade dos intervalos”, explicou Moro.
Nova identidade visual
A TIC Trens também prepara novidades no material rodante. O trem série 9500 ganhará uma nova identidade visual, já aprovada internamente e em fase final de validação pela Artesp. O primeiro trem com o novo padrão deve estrear no início da operação comercial.
O Trem Intermetropolitano (TIM) seguirá a mesma identidade visual do 9500, enquanto o Trem Intercidades (TIC) terá um design semelhante, mas diferenciado, para evidenciar o caráter premium do serviço. A definição do layout interno, atualmente em estudo com propostas apresentadas pela Cifang, deverá ocorrer até meados de 2026.
Como parte da preparação para a operação plena da Linha 7-Rubi, a concessionária concluiu a aplicação da identidade visual em dois novos veículos de apoio à operação e à manutenção: um veículo de inspeção de via e uma esmerilhadora.
Modernização da manutenção
O veículo de inspeção realiza diagnósticos automatizados da via férrea, identificando com precisão as condições da infraestrutura e reduzindo interferências na operação regular dos trens. Já a esmerilhadora remove irregularidades e defeitos superficiais nos trilhos por meio de esmerilhamento preciso, melhorando o contato entre rodas e trilhos, prolongando a vida útil da via permanente e aumentando o conforto das viagens.
“O esmerilhamento, feito de forma preventiva ou corretiva, é fundamental para garantir segurança, eficiência e conforto ao passageiro”, destacou o presidente da TIC Trens.
Perspectiva de implantação
Com a operação assistida avançando dentro do cronograma e os projetos executivos em fase final de validação, a TIC Trens prepara-se para o início efetivo das obras do Trem Intercidades Eixo Norte, ligando São Paulo a Campinas. O início das intervenções está programado para abril de 2026, marcando uma nova etapa da expansão ferroviária paulista.
“Estamos cumprindo rigorosamente cada etapa. O Trem Intercidades é um projeto transformador para a mobilidade regional, e nossa prioridade é entregá-lo com qualidade, eficiência e plena integração com os demais sistemas de transporte”, concluiu Pedro Moro.

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