Plataforma multimodal Omio chega ao Brasil para facilitar as viagens de ônibus e avião

A empresa já tem parceria com mais de 300 operadores de transporte rodoviário de passageiros e quer ser um parceiro estratégico para o setor

Marcia Pinna

A plataforma multimodal Omio começa a atuar no Brasil como market place de passagens para o transporte rodoviário e aéreo. Com mais de dez anos de presença no mercado europeu, onde também trabalha com passagens de trens e barcas, a empresa recentemente passou a operar no sudeste asiático, e agora inicia operações no país. Globalmente, a Omio atende um bilhão de consumidores por ano e vende mais de uma passagem por segundo.

A operação, lançada oficialmente em 1º de outubro, ocorreu após um período de testes em julho. A Omio já conta com a parceria de 300 operadoras de transporte rodoviário, cobrindo 95% das rotas nacionais. “Queremos ser mais que uma plataforma de comercialização de passagens de ônibus, mas ser um parceiro estratégico para as viações. Apesar do sucesso do e-commerce no Brasil, ainda há muito espaço de crescimento, pois apenas 35% das passagens rodoviárias são vendidas on-line”, afirmou Vitor Lalor, diretor-geral da Omio Brasil à Technibus durante o evento de lançamento da empresa.

O executivo disse que existem várias possibilidades de pareceria com as empresas de transporte devido ao volume de dados que a plataforma coleta em suas operações, possibilitando fornecer informações importantes para as empresas em relação ao perfil do consumidor, além de realizar pesquisas de interesse e traçar estratégias de marketing para determinadas rotas.

“Uma das dificuldades das viações no Brasil é em relação a antecedência de compra. É muito fácil comprar uma passagem na hora, no guichê da rodoviária, e viajar no mesmo dia. A Omio, como operadora digital, pode fomentar a aquisição das passagens com antecedência, por meio de promoções e ações específicas, o que é importante para a viação se programar e evitar situações como baixa ocupação do ônibus, por exemplo”, detalhou Lalor.

Outro diferencial da Omio, segundo o executivo, é facilitar o acesso de estrangeiros ao transporte rodoviário. “O turista não consegue muitas vezes adquirir passagens on-line, por não conhecer os procedimentos ou não ter CPF. Podemos trazer o viajante europeu para esse mercado, atuando como um canal para esse público.”

Também é possível planejar a viagem integrando o transporte rodoviário e aéreo. “A ideia é disponibilizar em um só lugar todas as passagens que o viajante precisa.” Lalor comentou ainda que a qualidade do transporte rodoviário no Brasil é muito boa, em comparação aos países europeus. “O turismo doméstico está em alta, representando um mercado bastante significativo. O consumidor brasileiro é bastante sensível a descontos, o que abre muitas possibilidades para o operador.”

Por enquanto, a Omio não vai fornecer soluções white label para as operadoras de transporte rodoviário – quando a plataforma fornece o market place e a operadora customiza com sua marca. “Usamos também esse modelo na Europa, mas ainda não iremos atuar desta forma no Brasil”, afirmou Lalor.

Vitor Lalor, diretor-geral Omio Brasil (Foto: Márcia Pinna)

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