Turistas já respondem por mais de 40% das transações com Visa no MetrôRio

Carnaval e shows internacionais impulsionam picos de uso do metrô com credenciais Visa no Rio de Janeiro

Redação

De acordo com a Visa Consulting & Analytics (VCA), braço de consultoria da Visa, mais de 40% das transações com credenciais de pagamento Visa realizadas no MetrôRio entre maio de 2024 e maio de 2025 foram feitas por turistas, tanto brasileiros quanto estrangeiros. O estudo analisou o perfil das transações realizadas no MetrôRio com credenciais de pagamento Visa neste período.

Em média, quase 60% das transações Visa processadas mensalmente no MetrôRio pertencem a credenciais de moradores do estado do Rio de Janeiro. Os dados mostram que eventos de grande porte impactam tanto residentes quanto visitantes: em maio de 2025, por exemplo, observou-se um pico atípico de uso de credenciais Visa no MetrôRio por moradores do RJ e turistas brasileiros, impulsionado pelo show da artista norte-americana Lady Gaga, que atraiu um público estimado em 2,1 milhões de pessoas e marcou o maior público da carreira da artista. Esse aumento ficou muito próximo ao registrado no período do Carnaval, tradicionalmente o maior movimento do ano no metrô.

Os Estados Unidos lideram o ranking de transações internacionais no MetrôRio com credenciais Visa no período analisado, seguidos pela Argentina, França, Chile, Alemanha, Reino Unido, Portugal, Espanha, Peru e Canadá. Juntos, esses dez países concentram 75% das transações Visa feitas por turistas estrangeiros no MetrôRio.

“O pagamento por aproximação já faz parte do dia a dia de quem usa o MetrôRio, facilitando a vida tanto de moradores quanto de turistas, sendo sinônimo de praticidade, segurança e rapidez, por meio de uma tecnologia que já está presente em sete a cada dez transações no Brasil. Esse avanço reforça o compromisso da Visa e do MetrôRio com a inovação em mobilidade urbana e com a excelência na experiência do usuário, que pode se deslocar de forma simples utilizando cartões ou dispositivos móveis”, afirma Tiago Moherdaui, vice-presidente da Visa Consulting & Analytics.

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América Latina a implementar o pagamento por aproximação no metrô, em 2019, por meio da parceria entre a Visa e o MetrôRio. Desde então, a solução foi expandida para outros modais, como ônibus, barcas, trens e pedágios, consolidando a cidade como referência em mobilidade digital. Atualmente, 25 cidades da América Latina já contam com projetos de pagamento por aproximação em transporte público, somando 50 iniciativas em operação.

A aceitação de credenciais de crédito e débito nos validadores se dá a partir de uma tecnologia proprietária da Visa, totalmente agnóstica, ou seja, também suporta transações realizadas com outras redes de pagamento. A solução foi desenvolvida no LabGarage, hub de inovação da Visa localizado no Cubo Itaú, em São Paulo.

O estudo analisou o perfil das transações realizadas no MetrôRio com credenciais de pagamento Visa no período de maio de 2024 a maio de 2025.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também