Utilizar a frota de ônibus para ajudar na segurança das cidades – este é o objetivo do projeto que pretende instalar 600 câmeras na parte exterior dos ônibus na Grande Vitória (ES) para identificar veículos roubados, clonados e com outras irregularidades, que estejam em circulação pelas ruas. A iniciativa deve começar a ser testada em outubro deste ano.
“Os ônibus circulam em todos os lugares, chegando a regiões que, muitas vezes, nem a polícia chega. Então, acredito que é importante usar a frota para aprimorar a segurança da população. O vídeomonitoramento detectará o veículo em situação irregular, e a secretaria de segurança tomará as devidas providências. É a mobilidade a serviço da segurança”, conta Fábio Damasceno, secretário de mobilidade e infraestrutura do Espírito Santo.
O Espírito Santo já possui o chamado Cerco Inteligente, que consiste em uma plataforma tecnológica integrada de monitoramento veicular, com a finalidade de auxiliar nas fiscalizações fazendárias, ambientais, de trânsito e de segurança pública nas rodovias estaduais e demais vias públicas do estado. Em breve, os ônibus também estarão inseridos nesse ecossistema de vigilância.
Parte da frota de ônibus e alguns terminais já conta com um programa de vídeomonitoramento para auxiliar na captura de foragidos da Justiça há cerca de seis meses. Atualmente, mais de 500 ônibus estão equipados com câmeras, e 400 pessoas já foram reconhecidas e detidas em virtude desse programa. “As câmeras ficam depois das catracas. As imagens seguem para a secretaria de segurança e para a polícia militar para que sejam tomadas as ações necessárias”, informa Damasceno. Com o monitoramento por meio das câmeras, foi registrada uma redução de 50% nos assaltos no transporte público.
O secretário informou à Technibus que, ainda em setembro, será lançado um cartão de transporte que poderá ser usado em outras cidades do Espírito Santo. “Vai ser muito similar a uma wallet, em que o passageiro tem seus créditos e pode usar nos ônibus de outras cidades do estado. Na Grande Vitória, o usuário já pode usar cartões bancários de débito e crédito para os modais de transporte”.

do Espírito Santo (Divulgação)
Mais inovações
Outra novidade que está em desenvolvimento é a construção de canais de informação ao usuário baseados em Inteligência Artificial (IA). Mas ainda há muitas inovações pela frente. Para o BRT Vila Velha, cujas obras devem levar cerca de um ano e meio, além de um sistema robusto de informações, também será implementada uma solução para priorizar o transporte coletivo no semáforos, criando uma “onda verde”.
A tecnologia faz parte do sistema de transporte coletivo da Grande Vitória, em diferentes níveis. “Temos três principais pilares, desde o mais tradicional que engloba monitoramento, rastreamento, bilhetagem. Na área de gestão, planejamento e mão de obra, temos uma parceria com a Goal Systems. Em outra camada, está a segurança pública. O terceiro pilar é de auxílio ao usuário”, detalha Damasceno.
No ano passado, foi inaugurado o Centro Integrado de Mobilidade da Grande Vitória (CIM), que recebe imagens da operação em tempo real. O CIM monitora os dez terminais do Transcol, a Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida, as estações do Aquaviário e a Rodoviária de Vitória. A central de videomonitoramento está instalada na sede da Ceturb Rodovias, diretoria da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) criada para fazer a operação da Ponte e da Rodovia do Sol.
Damasceno lembra ainda do InBus, uma funcionalidade do aplicativo ÔnibusGV que mostra a lotação dos coletivos em tempo real nos ônibus do sistema metropolitano de transporte coletivo da região metropolitana de Vitória (ES). “Melhorar a experiência do usuário é fundamental”, comenta.

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