Seminário Nacional NTU: transporte coletivo precisa de um choque

Na cobertura especial do evento, realizado pela editora da Technibus, Márcia Pinna, e pelo jornalista especializado Alexandre Pelegi, o Podcast do Transporte traz um balanço do seminário que discutiu a mobilidade urbana, mostrando velhas necessidades como requalificação e prioridade no trânsito, que poderiam ser potencializadas pelo marco regulatório

Márcia Pinna e Alexandre Pelegi, de Brasília

Dimas Barreira, presidente do Sindiônibus-Ceará, alerta: “Não adianta falar de ônibus elétrico se não resolvemos o básico.” Em entrevista, ele defende que a prioridade deve ser a ampliação da oferta de viagens e o fortalecimento do transporte público e renovação da frota, antes de qualquer mudança tecnológica.

Barreira cita a região metropolitana de Goiânia como modelo de gestão integrada e prioridade ao transporte coletivo. Com semáforos inteligentes e planejamento centralizado, a cidade parte reduzir emissões com a mesma frota e aumentar a velocidade e frequência de viagens no mesmo tempo, atraindo os passageiros.

Descarbonizar com planejamento

Walter Barbosa, vice-presidente de ônibus da Mercedes-Benz, reforça que a transição energética exige planejamento. Ele citou a eletrificação em São Paulo sem infraestrutura adequada, que resultou em 2.600 ônibus vencidos ainda em operação. Ele defende a transição com o uso e soluções de transporte com emissões reduzidas como o Euro 6: “se a garagem tem capacidade pra ter 10 ônibus e ele precisa renovar 50, por que que ele não compra 10 elétricos como obrigatoriedade, tem que comprar o elétrico e os outros 40 não compra diesel? Euro6. É muito melhor você ter 11 mil ônibus Euro6 zero do que 3 mil ônibus elétricos e oito mil ônibus Euro5. A população respira muito melhor”

Tecnologia que organiza o caos

Valmir Colodrão, da Primova, apresenta o “Explore Aí”, solução que integra dados de bilhetagem, telemetria e operação para gerar insights com inteligência artificial. Já em uso em empresas como MobiBrasil, VIP e no BRT Sorocaba, a ferramenta promete dar informações preciosas e organizadas para a gestão de frotas.

Nansen e o maior eletroterminal do Brasil

João Tabellini, gerente de mobilidade elétrica da Nansen, anuncia a construção do maior eletro terminal do país em Goiânia, com 23 carregadores e 6 MW de potência instalada. A empresa também investe em criar um ecossistema para acompanhar toda a trajetória do cliente e lança soluções móveis e estacionárias para garantir segurança operacional.

Empresa 1 aposta em integração e IA

O novo CEO da Empresa 1, Marcos Maciel, apresenta soluções que facilitam o pagamento via Pix no validador e integração entre bilhetagem, telemetria e gestão de frotas. A empresa também investe em reconhecimento facial com IA e modernização do aplicativo. E segue a tendência do setor de ITS que ampliar o escopo dos seus serviços para atender melhor o cliente.

NTU: O Transporte Coletivo precisa de um choque de realidade e de futuro

O Seminário da NTU trouxe um recado claro: o transporte coletivo do Brasil precisa de um choque de realidade e de futuro. Esta foi a conclusão de Alexandre Pelegi, que acompanhou o evento em Brasília.

No seu balanço, o jornalista especializado e nosso apresentador listou os maiores e crônicos problemas da mobilidade como a fuga de passageiros e a necessidade de requalificar o serviço com tarifas que caibam no bolso da população. Sem estas condições, não adianta pensar em novas tecnologias como atrativo.

Pelegi também lembrou que o Marco Regulatório do Transporte, contrariando expectativas do setor, está estacionado no Congresso há cinco anos. E termina lembrando a frase do novo presidente da NTU, Edmundo Pinheiro que resumiu o espírito do encontro: “Mobilidade urbana é agenda nacional e só com união, cooperação e coragem será possível oferecer um transporte público acessível, confortável e de qualidade para todos”.

“O Seminário foi excelente. Um evento completo” avalia Marcelo Fontana da OTM

Marcelo Fontana, comemorou a parceria com a NTU que vem desde 1995, quando começou a cuidar da organização do evento. Ele citou o recorde de patrocinadores, com quase 40 empresas, incluindo as principais marcas de chassi, de carrocerias, de ITS, de bilhetagem,  equipamentos de refrigeração de ar-condicionado e novas marcas que chegam com a eletrificação, como  carregadores de baterias,

Fontana lembrou a qualificação do público com a presença de secretários de transportes de municípios e regiões metropolitanas, as lideranças associativas e grande quantidade de associados da NTU. Finalmente qualificou de “muito promissor” o início do mandato do Edmundo Pinheiro, o novo presidente da NTU:  “ele já deu uma demonstração de como vai fazer a gestão dele a frente do conselho da entidade”. 

Diminuir a dependência com energia limpa

Adamo Bazani mostra como o mercado livre de energia tem sido alternativa para fugir da dependência do fornecimento das distribuidoras. A Next Mobilidade, no corredor ABD, já opera com energia 100% limpa e recebeu selo ouro de sustentabilidade, como conta 

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