Seminário Nacional NTU 2025 propõe rotas sustentáveis para o futuro da mobilidade urbana

Durante o seminário, será divulgado o Anuário NTU 2024-2025, com dados atualizados e análises sobre o setor

Redação

Com o tema “Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável”, o Seminário Nacional NTU 2025 promove, nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília, um amplo debate sobre o papel estratégico do transporte coletivo na agenda climática e urbana do país. O evento acontece em um momento simbólico: o Brasil se prepara para sediar, em novembro, a COP 30, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Belém (PA).

Organizado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), o seminário reunirá governadores, prefeitos, autoridades federais, técnicos, empresários, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os caminhos possíveis para uma mobilidade urbana mais eficiente, limpa e inclusiva.

Por que esse debate é urgente?

O transporte coletivo urbano é um dos pilares para enfrentar a emergência climática. Responsável por transportar milhões de brasileiros todos os dias, o ônibus urbano consome menos energia e emite menos gases de efeito estufa por passageiro do que os modos individuais de deslocamento (carros e motos). No entanto, para cumprir seu papel como vetor de sustentabilidade, precisa de políticas públicas robustas, financiamento estável e inovação tecnológica.

“A rota para a transição energética no Brasil começa pela mobilidade urbana. Modernizar o transporte coletivo e atrair mais passageiros para o ônibus é a forma mais rápida e acessível de reduzir as emissões nas cidades e promover justiça social”, destaca Francisco Christovam, diretor-executivo da NTU. Para Edmundo Pinheiro, presidente do Conselho Diretor da entidade, “o transporte público deve ser visto como política ambiental, social e urbana. Esta edição do seminário tem esse compromisso com o futuro”.

Entre os temas em debate estarão a transição energética e a descarbonização realista e responsável da frota nacional, os modelos de financiamento do transporte público com foco em uma política estável de subsídios, a proposta de um novo marco legal para o setor, além de soluções voltadas à governança metropolitana.

Durante o seminário, será divulgado o Anuário NTU 2024-2025, com dados atualizados e análises sobre o setor. Além disso, haverá o lançamento do livro “Transporte Urbano – Origens e Destinos”. Em paralelo, serão apresentados os movimentos NTU Mulher e NTU Jovem, voltados para reforçar a diversidade e a renovação profissional no setor.

A NTU irá também homenagear, com a Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2025, 12 personalidades que contribuíram significativamente para a mobilidade urbana no país, entre elas o ministro das cidades, Jader Barbalho Filho; e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.


A imprensa poderá acompanhar os debates, acessar materiais exclusivos e entrevistar fontes técnicas e autoridades presentes. Mais informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento. O seminário é gratuito e terá transmissão ao vivo.


SERVIÇO:

38º Seminário Nacional NTU – Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável
Data: 12 e 13 de agosto de 2025
Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Brasília/DF

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também