Technibus – O que a BYD espera para o mercado de urbanos em 2025?
Marcello Schneider – A BYD projeta um cenário de crescimento acelerado para o mercado de ônibus elétricos urbanos no Brasil ainda em 2025. Com o avanço das discussões sobre descarbonização, incentivos públicos e a busca por eficiência operacional, a eletrificação do transporte público tende a se intensificar. Os dados já indicam essa tendência: somente no primeiro bimestre de 2025, as vendas cresceram 923% em relação ao mesmo período do ano anterior, com a BYD liderando o segmento com 56% de participação, segundo dados da Fenabrave. Até o momento, mais de 350 ônibus elétricos da marca já foram entregues no país, consolidando a liderança da empresa no setor.
Technibus – O programa de renovação da frota de urbanos tende a se intensificar neste ano, com os incentivos do governo federal?
Marcello Schneider – A discussão sobre a renovação das frotas urbanas tem ganhado força em diversas esferas do poder público, e os incentivos do governo federal podem representar um importante estímulo à modernização do transporte coletivo no país. A expectativa é que, à medida que esses mecanismos avancem, o setor todo seja beneficiado, especialmente com soluções mais eficientes, tecnológicas e sustentáveis. A BYD acompanha atentamente esses movimentos e acredita no potencial de transformação da mobilidade urbana no Brasil.
Technibus – Como está a renovação das frotas de urbanos nas cidades que ainda não recuperaram o número de passageiros?
Marcello Schneider – Mesmo em municípios onde a demanda por transporte coletivo ainda não atingiu os níveis pré-pandemia, observa-se um movimento crescente de renovação de frota com foco em sustentabilidade e eficiência operacional. Nesse ínterim, estamos em conversas frequentes com empresas para poderem testar os nossos produtos e conhecer, na prática, o benefício dos ônibus elétricos. Essas iniciativas demonstram que, mesmo em contextos de recuperação gradual de passageiros, gestores públicos estão priorizando soluções de transporte mais limpas, econômicas e alinhadas às metas ambientais de longo prazo.
Technibus – Qual ônibus urbano a BYD vai expor no Seminário Nacional da NTU?
Marcello Schneider – Durante o Seminário Nacional da NTU (que acontece nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília), a BYD irá apresentar o modelo D9W, ônibus 100% elétrico para o transporte urbano. Com 12,98 metros de comprimento, piso baixo e autonomia de até 250 km, o D9W oferece uma solução de mobilidade sustentável, silenciosa e de zero emissão de poluentes, ideal para atender às demandas das cidades que buscam uma transição energética eficiente e ambientalmente responsável.
Technibus – Qual a importância do seminário da NTU para a BYD?
Marcello Schneider – O Seminário Nacional da NTU é uma das principais vitrines do setor de transporte público urbano no Brasil. Para a BYD, participar do evento é estratégico: permite apresentar inovações tecnológicas, fortalecer parcerias institucionais e comerciais, além de contribuir ativamente para o avanço da eletromobilidade nos sistemas de transporte coletivo por meio de editais e licitações que cada vez mais contemplam soluções sustentáveis.
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