O Transporte Solidário, serviço oferecido pela prefeitura de Porto Alegre (RS) dentro da Operação Inverno 2025, atendeu 813 passageiros entre os dias 3 e 9 de julho, na terceira semana de operação de funcionamento. Foram 28 viagens realizadas, com média de 29 pessoas por trajeto. O acumulado desde o início do serviço, em 19 de junho, soma 2.268 passageiros em 75 viagens.
“A demanda ao longo das semanas mostra que o Transporte Solidário é, hoje, uma peça estratégica da nossa política de acolhimento. Ele garante que o acesso à rede de proteção não se limite à oferta de pernoite, mas esteja disponível de forma digna, estruturada e contínua”, avalia o secretário municipal de assistência social, Matheus Xavier.
Terceira semana –
De 3 a 9 de julho, a Linha Solidária 1, que liga o ginásio do Demhab ao Centro POP 1, realizou 14 viagens, com média de 22 passageiros por itinerário, totalizando 302 passageiros na semana. Já a Linha Solidária 2, que atende os albergues da zona norte e o abrigo da Comendador Azevedo com destino aos centros POP 2 e 3, teve média de 37 passageiros por trajeto e um total de 511 atendimentos no período.
O Transporte Solidário é realizado em parceria pelas secretarias municipais de assistência social e de mobilidade urbana, com apoio das empresas de ônibus que operam em Porto Alegre. Os veículos circulam diariamente, nos turnos da manhã e da noite.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.