Relatório mostra vendas on-line no transporte terrestre de passageiros da América Latina

O documento apresenta: comportamento dos passageiros, nível de digitalização do canal direto nas empresas do setor e oportunidades para acelerar o crescimento

Marcia Pinna

A Reserhub elaborou um relatório sobre o panorama digital do transporte terrestre na América Latina com os principais insights sobre o assunto: O estado atual da venda on-line no setor de transporte terrestre. O documento baseado em dados atualizados mostra o comportamento dos passageiros, o nível de digitalização do canal direto nas empresas do setor e as oportunidades para acelerar o crescimento.

Segundo o relatório, o transporte terrestre na América Latina movimenta 13 vezes mais passageiros do que a indústria aérea, mas, até o momento, o investimento em tecnologia e digitalização tem sido mínimo em comparação ao setor aéreo. Em 2023, o volume de passageiros transportados em ônibus
intermunicipais na América Latina demonstrou a enorme dimensão do mercado: México – 3.727 milhões de passageiros; Brasil: – 212 milhões de passageiros; Colômbia – 56 milhões de passageiros, e Peru- 83 milhões de passageiros.

Segundo a Skift Advisory, o mercado de reservas on-line passará de 47 bilhões de dólares em 2024 para 84 bilhões de dólares em 2028. “Adotar uma estratégia digital posicionará as empresas com vantagem em um mercado que avança rapidamente na digitalização”, alerta a Reserhub.

México, Peru e Colômbia estão em fase de transição para a digitalização. Embora tenham obtido avanços
significativos no uso de aplicativos móveis, ainda há resistência à mudança em terminais tradicionais.
O Chile se destaca como líder regional em digitalização, impulsionado em grande parte pelo alto nível de
bancarização.

Já o Brasil também lidera em vendas on-line na região, embora enfrente desigualdades regionais. Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, as compras on-line ultrapassam 65%, enquanto que
em estados como Maranhão e Pará, correspondem a menos de 40%.

O estudo aponta ainda que a pandemia atuou como um acelerador digital, mas com padrões distintos por canal. Em 2020, os marketplaces lideraram a recuperação inicial; no entanto, os canais diretos ganharam espaço posteriormente. Brasil e México apresentaram maior adoção de aplicativos próprios em comparação com os países andinos.

Comportamento do viajante

O passageiro atual não busca apenas viajar: ele quer ter o controle, diz o relatório. Alguns dados chamam a atenção: 65% das transações on-line são feitas por smartphone, os aplicativos ganham cada vez mais espaço, a maioria realiza a compra com antecedência de um a sete dias, preço e promoções influenciam diretamente as escolhas do passageiro.

Cerca de 60% dos passageiros na América Latina preferem comprar passagens on-line, de acordo com um estudo de mobilidade da Deloitte. Ou seja, há muitas oportunidades na região e muito potencial de crescimento para as operadoras de transporte rodoviário. De acordo com a Reserhub, “assumir o controle do canal de vendas direto permite que as empresas rodoviárias otimizem cada real gerado por passagem,
reduzindo intermediários, ajustando comissões e melhorando a experiência do passageiro”.

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