Valeo Service apresenta produtos de reposição para veículos pesados

Uma das novidades da empresa na Automec 2025 é o lançamento da linha de radiadores HD para ônibus e caminhões. Este produto já está disponível com quatro referências e a expectativa é lançar mais 12 modelos para este segmento

Sonia Moraes

A Valeo Service, divisão da Valeo responsável pelo aftermarket, exibe na Automec 2025, feira de autopeças que acontece em São Paulo, seus produtos de reposição para veículos pesados. A novidade da empresa é o lançamento da linha de radiadores HD para ônibus e caminhões. Este produto já está disponível com quatro referências e a expectativa da empresa é lançar mais 12 modelos para este segmento.

A empresa traz ainda a linha de embreagens remanufaturadas, que marca o início da produção de componentes remanufaturados no Brasil. É um produto confiável e mais acessível ao mercado de reposição, com o mesmo padrão de garantia de embreagens novas: seis meses ou 10.000 km. “A empresa tem mais de 40 anos de experiência em remanufatura fora do Brasil e está aumentando a linha de remanufaturados para promover a economia circular”, diz Marco de Luca, diretor-geral da Valeo Service América do Sul, durante encontro com a imprensa neste evento que acontece em São Paulo.

Outro destaque são as lâmpadas de 24V para suprir toda frota de veículos pesados com 18 novas referências, complementando a já consolidada linha de lâmpadas de 12V.

Novo posicionamento da marca

A Valeo Service exibe na Automec 2025 o novo posicionamento da marca “We are your augmented service partner” adotado internacionalmente no começo deste ano para a sua divisão dedicada ao mercado de reposição. “Isso significa ser um parceiro ampliado de serviço porque o foco da empresa não é somente prover serviço para o distribuidor, mas também para o varejo e o consumidor final”, explica Luca.

A empresa mostra ainda o pacote de serviços diferenciados lançados no início do ano para o mercado de reposição. O Tech Assist é um catálogo on-line que oferece acesso imediato às informações técnicas disponíveis dos produtos com dicas práticas. Com qualquer tipo de dispositivo (celular, tablet ou computador), a plataforma digital de suporte técnico é pensada para solucionar dúvidas e está disponível 24 horas.

O Help Center é o 0800 disponível em português e espanhol para toda a América do Sul de segunda a sexta, das 9 às 18 horas. “É um multicanal, com atendimento tanto pelo WhatsApp, por telefone e vídeo, o qual é o grande diferencial”, explicou Luca.

O Tech Academy, academia digital de treinamento com plataforma interativa. Com módulos práticos, conteúdo dinâmico e linguagem acessível, os treinamentos são organizados em episódios curtos (aproximadamente sete minutos cada), permitindo que o profissional tenha conteúdo que vai direto ao ponto e estude em seu próprio ritmo.

“Essa é a missão da Valeo”, ressalta o diretor. “Com as novas tecnologias que estão adentrando no mercado automotivo, não é somente ter a tecnologia, a gente tem que prover a informação, principalmente para o mercado de reposição.”

Lucas informa que na eletrificação e hibridização a Valeo é líder de mercado, tendo a cada três veículos elétricos produzidos no mundo atualmente, dois equipados com sistema da Valeo. “Só irão se diferenciar no mercado as marcas que investirem em serviço.”

Confiança no mercado

O diretor da Valeo Service afirma que a empresa está confiante na expansão dos seus negócios no mercado de reposição no Brasil e na América do Sul.  “Não posso dar projeção de números da Valeo, mas acreditamos no crescimento deste mercado, o qual é muito forte e resiliente”, diz Luca.

O executivo ressalta que a Valeo investe muito no segmento de reposição, tanto que tem uma unidade de negócio específica – a Valeo Services –, com mais de 150 pessoas atuando exclusivamente para o aftermarket. “Acreditamos que não somente o Brasil, mas a América do Sul, é um grande polo de investimento da Valeo Service para a reposição. Estamos falando em um mercado de mais de 140 milhões de veículos na região e há muito a que se desenvolver em produtos, em serviços e em toda a capacitação da rede de distribuição.”

Luca avalia que a frota de veículos cresce de forma orgânica e envelhece devido ao preço do modelo novo. “Por si só, a expectativa é de crescimento da demanda, pois com o envelhecimento da frota aumenta o consumo de peças.”

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também