A Mercedes-Benz anunciou hoje (22/04), durante o Roundtable Ônibus 2025 em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o lançamento de duas versões de micro-ônibus – escolar e fretamento- para operações rurais. Na versão escolar rural, o chassi tem entre-eixos de 4.250 mm, capacidade de 22 a 24 passageiro, pneus 215R 17,5 misto e bloqueio automático. Tanto no modelo escolar quanto no de fretamento, o LO 916R tem 40 mm de suspensão elevada em comparação ao LO 916 urbano, para facilitar a circulação em estradas não pavimentadas.
Walter Barbosa, vice-presidente de vendas e marketing peças e serviços ônibus da Mercedes-Benz, comenta que o segmento de micro-ônibus é especialmente desafiador. “É um segmento orientado pelo menor preço, com pequenas licitações e compras, à exceção do programa federal Caminho da Escola. Este novo chassi também pode entrar no Caminho da Escola, mas nesse primeiro momento é focado nessas aquisições menores.”
Já o chassi de micro-ônibus LO 916R fretamento rural tem entre-eixos de 4.800 mm e PBT de 9,4 toneladas, e pode receber carrocerias de até 9,2 metros de comprimento, com larguras de 2,25 a 2,40 metros, com capacidade para 32 passageiros. O motor OM 924 LA do LO 916R tem protetor de cárter e potência é de 163 cv a 2.200 rpm, com torque máximo de 610 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm. O câmbio manual Eaton de seis marchas conta com acionamento por cabo.
O freio de serviço é do tipo tambor, com ar comprimido de dois circuitos. Também vem equipado com freio-motor, exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake, sistema antitravamento de rodas ABS, sistema antipatinação ASR, auxílio de partida em rampa, freio de parada ativado pela abertura de portas e ESP (controle eletrônico de estabilidade). O chassi conta ainda pelo bloqueio de diferencial no eixo traseiro Mercedes-Benz R325, com acionamento automático
Barbosa afirma que o LO 916R na versão de fretamento é uma demanda das empresas que atuam em operações severas, como a Vale, e que necessitam de veículos seguros e confortáveis para transportar os trabalhadores. “O fretamento rural corresponde a cerca de 10% das vendas para o setor de fretamento Com esse modelo, poderemos atender melhor estas empresas e ampliar nossa presença nesse importante mercado”, acredita.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.