A Mercedes-Benz do Brasil e a Daimler Latina, unidade regional da Daimler Buses, comemorou nesta quinta-feira (17/04) a exportação de 1.000 unidades do ônibus rodoviário O500 para a América Latina. Esse marco foi alcançado em dois anos com os modelos O500 RS 4×2 de 450 cv de potência e o O500 RSD 6×4 de 480 cv, que atualmente é exportado para mais de dez países.
“Atingimos essa meta de forma muito rápida”, disse Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, para a Technibus, atribuindo o sucesso do ônibus rodoviário aos clientes, que gostaram do veículo e divulgaram para o mercado.
Yamamoto comentou que o evento realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) é para destacar o marco de 1.000 unidades exportadas do rodoviário O500 e não a venda para um único cliente. “É um evento para todos os clientes”, afirmou, destacando que a Mercedes-Benz já tem bom volume de encomendas deste ônibus no mercado internacional.
O rodoviário O500 foi lançado em julho de 2023 nas versões RS 1945 4×2 de 450 cavalos e 2448 6×2 de 480 cavalos e as primeiras vendas foram para o Chile, Peru e Guatemala. “O volume superou as expectativas, com 400 unidades somente no primeiro ano”, disse Augusto França, gerente de vendas exportação América Latina.
Atualmente o chassi O500 RS e RSD é exportado para Colômbia, Costa Rica, Uruguai, Argentina, México, Egito, Singapura e Indonésia. “E vamos continuar avançando as vendas no mercado internacional”, destacou França. As exportações dos ônibus rodoviários ocorrem de duas formas: somente o chassi sai da fábrica transportado em caminhão prancha, já com ônibus encarroçado segue de navio pelo porto de Santos.
Na América Latina, os ônibus rodoviários O 500 RS e RSD atendem aos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, e em severas rotas de mineração. No Peru e no Chile é utilizado como fretamento para o transporte de funcionários de mineradoras, superando os desafios mais adversos da Cordilheira dos Andes, como temperaturas abaixo de zero e altitudes acima de 5.000 metros.
Para atender a demanda do turismo, o ônibus rodoviário O500 vai ganhar a versão 8×2, segundo informou Yamamoto. “Esse veículo de grande sucesso é fruto do desenvolvimento conduzido pela Mercedes-Benz do Brasil com foco numa solução para necessidades de operadores da América Latina, especialmente de regiões Andinas”, disse o gerente.
“Essa nova configuração do veículo atende a um perfil de cliente e de operação que vinha mudando. Para isso, precisávamos de um motor mais potente, uma transmissão e eixos mais robustos, além de novos sistemas de segurança atualmente exigidos pelas companhias de mineração e compatíveis com exigências internacionais. Com estes modelos, equalizamos as tecnologias entre os veículos produzidos na matriz na Alemanha e os produzidos no Brasil.”
Economia de até 10% em elevadas altitudes
Em teste realizado na Cordilheira dos Andes, no Peru, o Novo O 500 chegou a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio anterior, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. “Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon e os eixos traseiros mais robustos”, disse França.
“Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por três a quatro horas, condição bastante comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos novos O 500 oferecem um alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”.

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.