Colapso da eletrificação em São Paulo: ônibus velhos na rua, elétricos sem energia na garagem

Falta de planejamento: empresas investem em modelos elétricos, mas não há infraestrutura; e o avanço da tarifa zero no Brasil pode ser prejudicado pela ausência de uma programação bem estruturada

Marcia Pinna

Com Podcast do Transporte

Neste episódio do Podcast do Transporte, um levantamento liderado por Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, mostra uma situação absurda na eletrificação do transporte público em São Paulo. As queixas dos usuários aumentam por conta de ônibus a diesel velhos e sem ar-condicionado neste verão de temperaturas recordes. Enquanto isso, quase uma centena de ônibus elétricos novos tomam poeira nas garagens não conectadas pela Enel, concessionária de energia elétrica. A prefeitura está impotente, apesar de investir quase R$ 6 bilhões em subsídios.   

Concessionária A2 precisa emprestar ônibus velhos de outras empresas

Uma das líderes em queixas dos usuários paulistanos, a A2 Transporte teve de pedir ônibus com validade de tempo de dez anos vencida emprestados de outras operadoras. Adamo Bazani entrevistou o presidente Paulo Cerqueira Farias, que relata sua impotência diante da situação em que investiu mais de R$10 milhões em infraestrutura, realizou pedidos de compra de ônibus, mas sua garagem ainda não foi conectada pela Enel. Ele diz que o colapso no transporte público de São Paulo também foi causado pela proibição da prefeitura da compra de ônibus de diesel novos, sem planejar direito a eletrificação.

MobiBrasil usa só oito dos 33 ônibus comprados

Outra empresa que sofre com o apagão de planejamento é a MobiBrasil. Adamo Bazani encontrou o pátio de dois andares lotado de ônibus elétricos, carregadores e centrais de energia parados à espera da ENEL. E falou com o responsável da empresa, o Manoel Marinho, que também se queixa do atraso e da burocracia da concessionária. Um refresco na operação é que ao menos os furtos e roubos de tacógrafos e outras peças eletrônicas dos ônibus, outra praga que assola os transportes de São Paulo, diminuiu depois de intensa ação policial. 

Valter Bispo, presidente da Transcap quer antecipar eletrificação total

Uma das empresas felizardas que obteve ligação da Enel para grande parte de sua frota elétrica, a Transcap quer partir logo para a eletrificação total. Valter Bispo, presidente da empresa, que sofreu prejuízos de mais de R$ 500 mil com furtos de peças,

argumenta ainda que outra vantagem dos elétricos é que há menos equipamentos e são menos expostos. Ele relata que além do prejuízo do furto, os ônibus parados à espera de manutenção geram atrasos por falta de cumprimento das partidas previstas em contrato.

A avaliação de Bispo sobre os elétricos é muito positiva quanto a itens como manutenção, silêncio e conforto para passageiros e motoristas. Para sustentar a operação total com elétricos, a Transcap está investindo em soluções de BESS, sistema de armazenamento de energia com baterias.

Tarifa Zero avança, mas ainda depende de planejamento

Ainda nesta edição, Marcia Pinna, editora da Technibus, nos atualiza sobre a situação da tarifa zero, total ou parcial pelo Brasil. Grandes capitais e pequenas cidades experimentam formatos variados. Gratuidade aos fins de semana e para desempregados são alguns deles. Mas a colunista aponta que tarifa zero não pode significar negligência e falta de transporte, como já ocorreu. E que a demagogia deve ser deixada de lado.

Alexandre Pelegi resgata artigo de 45 anos cheio de atualidade

O jornalista especializado e nosso apresentador, Alexandre Pelegi, dedica seu editorial a um artigo de 1979, portanto há 45 anos, publicado na revista dos transportes públicos da ANTP, escrito pelo inglês Richard Micael Robins. O conteúdo mostra como pautas importantes do setor de transporte coletivo nas cidades já eram consenso entre os estudiosos: a mobilidade como direito fundamental, a necessidade de intervenção e financiamento público, a implantação de tarifas baixas, mas acompanhadas por qualidade, conforto e confiabilidade.

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