FPT Industrial fornece motor para chassi a gás da Agrale

O motor N60 CNG emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO²) e até 10% menos dióxido de carbono (CO²) quando abastecido com gás natural

Redação

Com mais de 25 anos de experiência em gás natural, a FPT Industrial celebra uma nova parceria com a Agrale (que produz chassis para a Volare) ao fornecer o motor N60 CNG, movido a gás natural e biometano, para o chassi MA 11.0 GNV. Globalmente, a FPT Industrial oferece uma ampla linha de motores movida a gás, em alternativa ao diesel, atendendo a demanda de transporte de passageiros da região por combustíveis alternativos.

Na América Latina, a marca tem presença consolidada no mercado de ônibus a gás. Os motores FPT Industrial são amplamente utilizados em ônibus urbanos, atendendo a demanda de fabricantes originais do equipamento (OEM), empresas e órgãos da região.

Uma das várias tecnologias em descarbonização da marca, o gás natural reduz os poluentes para proporcionar uma melhora significativa na qualidade do ar e, ao mesmo tempo, mitigar o aquecimento global com a redução das emissões de CO².

“Nossos motores são projetados para operar com gás natural (GNV e GNL) ou biometano. Na América Latina, acreditamos que a solução começa por tecnologias adequadas ao potencial em biocombustíveis da região. Por isso a FPT Industrial lidera diferentes projetos como parte desta estratégia multienergética, investindo no uso do gás natural e biometano”, afirma Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para América Latina.

N60 CNG

O motor N60 CNG fornecido à Agrale demonstra o compromisso da FPT Industrial com a sustentabilidade e a eficiência energética para aplicações de transporte de passageiros. A motorização gera 200 cv de potência e 750 Nm de torque, que asseguram performance e rendimento no dia a dia, com alta potência e torque máximo em qualquer percurso. A confiabilidade e a robustez do motor proporcionam uma redução de custos de 40% a 50% na comparação com o diesel e um funcionamento mais silencioso, emitindo até -3dBA de ruído em operação, o que torna o ônibus ideal para serviços noturnos nas cidades. 

Além disso, o motor N60 CNG emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO²) e até 10% menos dióxido de carbono (CO²) quando abastecido com gás natural. Utilizando biometano, as emissões de CO² podem ser reduzidas em até 95%, contribuindo para a descarbonização do transporte de passageiros.

Complementando esses benefícios, o conceito “Diesel Like” da FPT Industrial garante desempenho equivalente, em termos de potência e torque, aos motores diesel. “Esta tecnologia avançada não só responde às crescentes demandas por soluções sustentáveis, mas também estabelece um novo padrão de eficiência operacional e respeito ao meio ambiente no setor de transportes”, afirma João Abreu, especialista de marketing produto da FPT Industrial.

(Foto: Elisiane Oliveira/Divulgação Agrale)

N60 CNG – Especificações técnicas 

Potência [hp/kW]: 200/150 @ 2700 rpm

Torque [Nm]: 750 @ 1.400 rpm

Deslocamento [l]: 5.9

Número de Cilindros/Válvulas: 6 / 2

Turbocompressor: WG

Sistema de Injeção: MPI (Multi Point Injection)

Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.

Veja também