O consultor internacional e vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), engenheiro Cláudio de Senna Frederico, sugeriu que o Metrô de São Paulo promova pesquisas qualitativas para complementar o entendimento proporcionado pela pesquisa Origem-Destino 2023, divulgada nesta semana.
“Gostei muito. Achei a pesquisa muito bem feita e as interpretações muito boas. Mas eu queria deixar uma sugestão. Acho que nesta hora em que houve uma ruptura, uma série de novidades entre as pessoas, que o Metrô também invista em uma pesquisa profunda, qualitativa, para conseguir entender o que se passa”, disse ao microfone na sessão de apresentação da pesquisa.
Ele prosseguiu, afirmando: “Está muito claro aí o que aconteceu. Mas o porquê aconteceu está muito bom dentro da possibilidade de uma pesquisa quantitativa. Seria interessante ter várias pesquisas qualitativas sobre alguns pontos críticos para o Metrô e para a cidade. Isso beneficiaria muito”. Nas palavras de Cláudio de Senna Frederico, as pessoas precisam “deitar no divã e serem interpretadas”. Ele diz estar ciente de que as pessoas, mesmo no divã, não falam direito sobre as suas razões, mas acredita que o discurso pelo qual justificam porque fizeram certas coisas, porque passaram a usar o carro ou deixaram de usar outro modo de transporte, acaba sendo revelador. “O próprio discurso é muito útil”.
![](https://storage.technibus.com.br/uploads/2025/02/CLAUDIO-DE-SENNA-FREDERICO-.jpg)
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.