Ônibus é o modo de transporte com maior retração depois da pandemia

Pesquisa Origem-Destino 2023, desenvolvida pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, mostra o crescimento do transporte individual

Alexandre Asquini

Em comparação com os outros modos motorizados de transporte na região metropolitana de São Paulo, o ônibus é que o experimenta a maior retração depois da pandemia. A informação consta dos resultados da Pesquisa Origem-Destino 2023, desenvolvida pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô.

Conforme a pesquisa, em 2017, foram realizadas 8.304.000 viagens diárias tendo como modo principal o ônibus, enquanto em 2023 foram identificadas 5.656.000 viagens por dia, significando redução de 32%. O metrô, que inclui o monotrilho da Linha 15 — Prata, evidenciou retração também significativa, de 18%; foram 3.400.000 viagens diárias em 2017 tendo como modo principal esses dois sistemas, enquanto em 2023 o total de viagens diárias reduziu-se para 2.774.000.

Os trens metropolitanos foram o modo principal em 1.245.000 viagens diárias em 2017, enquanto em 2023 esse total não passava de 1.080.000, evidenciando retração de 13%. O número de viagens tendo como modo principal o automóvel decaiu 8% na comparação das duas pesquisas, indo de 11.341.000 viagens diárias em 2017 para 10.455.000 viagens por dia em 2023.

Modos que avançaram

Outros modos de transporte registraram incremento, segundo a Pesquisa Origem-Destino recém-concluída. O modo que congrega o táxi e o transporte por aplicativo evoluiu de 468.000 viagens diárias como modo principal em 2017 para 1.112.000 viagens diárias em 2023, um crescimento de 137%. O transporte fretado, que havia registrado 252.000 viagens como modo principal na pesquisa anterior, alcançou 320.000 viagens em 2023, denotando incremento de 27%.

Também o transporte escolar avançou como modo principal, crescendo de 2.094.000 viagens diárias em 2017 para 2.434.000 viagens na recente pesquisa, o que significa ampliação de 16%. As motos igualmente cresceram como modo principal de viagens cotidianas, com 1.064.000 viagens em 2017 e 1.234.000 viagens por dia em 2023, também 16%.

Transporte individual domina

Outro aspecto a ser realçado na Pesquisa Origem-Destino 2023 é que o transporte público deixou de ser majoritário em relação aos veículos particulares nas viagens motorizadas.

Entre 1967 e 1997, o transporte coletivo era majoritário, mas com uma vantagem decrescente, até que em 2002, data da primeira pesquisa intermediária, o transporte individual passou a providenciar a maioria dos deslocamentos na região metropolitana de São Paulo (52,3% ante 47,7%). Mas logo em seguida, aconteceram ações públicas corretas e bem recebidas, como a introdução do Bilhete Único, que viraram o jogo.

A pesquisa de 2007 mostrou que o transporte coletivo voltou a ser majoritário (55,3% ante 47,7%), mantendo-se majoritário nos levantamentos posteriores, mas com diferenças sempre menores (em 2012, 54,3% ante 45,7% e, em 2017, 54,2% ante 45,8%). Em 2023, o transporte individual volta a ser majoritário (51,2% contra 48,8%).

Um número menor de viagens

Em 2023, houve 35,6 milhões de viagens por dia, significando redução de 15,23% em relação aos 42 milhões de viagens diárias registradas em 2017. O índice de mobilidade reduziu-se 16,8% na comparação entre as duas pesquisas: de 2,02, em 2017, para 1,68, em 2023.

A pesquisa agora concluída detectou a realização de 25,1 milhões de viagens motorizadas, valor que representa 11,3% menos do que o observado na pesquisa de 2017, quando se constataram 28,3 milhões de viagens motorizadas.

Dentre todas as viagens motorizadas havidas em 2023, 12,3 milhões correspondiam a viagens por transporte coletivo, sobre trilhos ou sobre pneus, o que representa redução de 20,26% em comparação com os 15,3 milhões de viagens desse tipo registradas pela pesquisa efetuada em 2017.

Já as viagens motorizadas por transporte individual (táxis e transporte por aplicativo incluídos) foram 12,9 milhões em 2023, representando redução inferior a 1% em relação aos 13 milhões de viagens em transporte individual observadas em 2017. 

Constatou-se em 2023 um total de 10,5 milhões de viagens diárias não motorizadas, significando retração de 23,35% em relação aos 13,7 milhões de viagens identificadas na pesquisa concluída seis anos antes.

No universo das viagens não motorizadas, em 2023, 10,1 milhões foram realizadas a pé, significando retração de 24,06% em comparação com os 13,3 milhões de viagens a pé realizadas em 2017. Quanto às viagens de bicicleta, o total de viagens diárias foi de 400 mil nas duas pesquisas.

A Pesquisa

Os resultados da Pesquisa Origem-Destino 2023 foram apresentados em 11 de fevereiro de 2025 por Luiz Antonio Cortez Ferreira, gerente de planejamento do Metrô de São Paulo, em sessão com a participação de aproximadamente 150 técnicos, especialistas e dirigentes de entidades e empresas do setor, muitas das quais utilizam os dados dessa pesquisa em suas atividades.

A sessão foi aberta pelo presidente do Metrô, Antonio Julio Castiglioni Neto, e encerrada pelo recentemente empossado diretor de Engenharia de Planejamento, Roberto Torres Rodrigues.

Cortez Ferreira informou que esta Pesquisa Origem-Destino foi realizada entre agosto de 2023 e maio de 2024, tendo sido listados 111 mil endereços, com visitas a 74 mil domicílios e validação de 32 mil domicílios, com 79 mil pessoas pesquisadas. A equipe da pesquisa teve mais de mil integrantes, incluindo 862 pesquisadores.

Luiz Antonio Cortez Ferreira, gerente de planejamento do Metrô-SP

O gerente sublinhou que as investigações dessa pesquisa se referem a origem, destino, motivo e modo das viagens e suas relações com outros dados socioeconômicos da população, tais como: sexo, idade, escolaridade, renda, locais de residência, de trabalho e de estudo.

Ele concluiu, remarcando que a Pesquisa Origem-Destino, que está em sua sétima edição, é considerada indispensável para o planejamento de transporte urbano e metropolitano, fonte confiável e contínua de informação e insumo essencial para os estudos de demanda.

Veja o relatório da pesquisa

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