O governo de São Paulo autorizou, durante reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), a elaboração de estudos para a ampliação da Linha 6-Laranja, um dos principais projetos metroviários da capital. No encontro, também foi formalizada aprovação da modelagem final do túnel imerso Santos-Guarujá.
A expansão da Linha 6-Laranja prevê a construção de sete km adicionais de trilhos e seis novas estações, ampliando a integração entre diferentes modais de transporte e melhorando o deslocamento dos passageiros. O projeto será executado em dois trechos: um rumo à região central, com as novas estações Aclimação, Cambuci, Vila Monumento e São Carlos, e outro na direção da zona norte, que contará com as paradas Morro Grande e Velha Campinas.
A obra utilizará métodos distintos de escavação conforme a geologia do solo. No trecho central, será empregado o Tatuzão (TBM – Tunnel Boring Machine), tecnologia que permite a escavação de túneis sem impacto na superfície. Já a extensão até a Zona Norte adotará o método NATM (New Austrian Tunneling Method), mais adequado para solos rochosos.
Com essa ampliação, a Linha 6-Laranja passará a se conectar diretamente com a Linha 10-Turquesa. A concessionária Linha Universidade será responsável pelos estudos de viabilidade e pela obtenção das licenças para as obras. Após essa fase, o governo avaliará a inclusão da expansão no contrato de concessão como investimento adicional.
Túnel Santos-Guarujá–
O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), está estimado em R$ 6 bilhões e teve a modelagem final aprovada durante a reunião. O custo será compartilhado entre o governo estadual, o governo federal e o setor privado.
O túnel atende a uma demanda da população da Baixada Santista e deve reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios. Atualmente, mais de 21 mil veículos fazem a travessia diariamente por meio de catraias e balsas, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
A estrutura total será de 1,5 km, sendo 870 metros submersos. O túnel contará com três faixas de rolamento por sentido, sendo uma delas para a passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Também haverá acesso exclusivo para pedestres e ciclistas.
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