O grupo da Rápido Sumaré, que já havia adquirido 100 ônibus urbanos da Iveco Bus em 2024, formalizou a aquisição de mais 47 unidades do BUS 10-190 e do BUS 17-280, para operações de fretamento. A nova frota é composta por 20 unidades do BUS 10-190 com carrocerias Mascarello GranMicro S3; e 27 do BUS 17-280 com carrocerias Comil Campione 3.25, estas últimas distribuídas entre a Rápido Sumaré (18 ônibus) e a Transportes Capellini (nove ônibus).
Para Danilo Fetzner, vice-presidente da Iveco Bus para América Latina, esta venda ressalta o posicionamento da marca, que apoia os clientes como uma parceira e consultora. “Contar com parceiros estratégicos como o grupo da Rápido Sumaré é essencial para a ampliação da nossa participação no mercado. Por isso, trabalhamos sempre próximos dos clientes, com soluções customizadas para cada tipo de demanda.”
BUS 10-190
O BUS 10-190 também tem grande demanda no programa Caminho da Escola. Na configuração fretamento, o chassi, equipado com motor FPT N45 quatro cilindros da FPT Industrial, marca que também integra o Iveco Group, pode ser encarroçado em carrocerias de até 10,5m e capacidade para até 36 passageiros. O chassi vem com câmbio de seis marchas, motor de 190 cavalos com torque de 610 Nm.
O BUS 10-190 também tem maior autonomia, com tanque de combustível de 150 litros e tanque de Arla de 27 litros. O Peso Bruto Total (PBT) de 10,5 toneladas permite diferentes configurações de carroceria: urbano, fretamento e turismo.
BUS 17-280
Também produzido no Complexo de Sete Lagoas (MG), o BUS 17-280 é equipado com o motor N67 seis cilindros da FPT Industrial, com 280 cavalos, 950 Nm de torque e câmbio de seis marchas, o modelo permite carrocerias para até 59 passageiros e 11,5m de comprimento. O chassi, de 17 toneladas de PBT, foi concebido com base no downspeeding, permitindo que o motor opere com baixas rotações e torque elevado.
Disponível, além da aplicação para fretamento, como urbano e rodoviário, o BUS 17-280 pode vir equipado com suspensão pneumática. A solução Full Air reduz as trepidações e o nível de ruído a bordo. Como opcional, o sistema kneeling permite o rebaixamento do veículo para o acesso dos passageiros.
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