Arena ANTP: o trabalho já começou

Este episódio do Podcast do Transporte aborda temas como Arena ANTP, eletrificação e mototáxi em São Paulo e os novos rumos da mobilidade em Belo Horizonte

Marcia Pinna

A Arena ANTP, evento bienal da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), acontece de 28 a 30 de outubro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O superintendente da entidade, Luiz Carlos Néspoli (Branco), conta ao Podcast do Transporte que o trabalho já começou e que são esperados governantes, empresários, acadêmicos e executivos no encontro, que terá a apresentação de trabalhos dos mais renomados especialistas e profissionais do setor.

BH quer um sistema integrado de mobilidade

Márcia Pinna, editora da Technibus, foi conversar com a nova administração de Belo Horizonte. E conta que os planos da Sumob-BH são ambiciosos e miram na reestruturação mobilidade como um sistema integrado, envolvendo transportes públicos, calçadas, pedestres, bicicletas, enfim, toda a cidade. Sobre eletrificação, a expectativa é a aquisição de 100 ônibus elétricos em 2025. 

Sergio Avelleda comenta processo de eletrificação em São Paulo

Ex-secretário de mobilidade em São Paulo, presidente do Metrô e da CPTM, o reconhecido especialista Sérgio Avelleda conversou com o Podcast do Transporte. Ele preferiu um tom moderado nas críticas ao processo de eletrificação da maior cidade do país. Avelleda considera que o ritmo está bem abaixo das necessidades, mas prefere comemorar a chegada da frota paulistana perto dos 500 ônibus elétricos.

A diferença entre mototáxi e moto por aplicativo

Sérgio Avelleda também falou sobre a polêmica dos transportes pagos de passageiros por moto em São Paulo e foi taxativo: aplicativo para motos é proibido em lei federal, replicada na lei municipal de São Paulo. Já o sistema de mototáxi regulamentado, “com placa vermelha”, pilotos autorizados e moto licenciada é uma decisão municipal. E São Paulo não quer. Mas ele critica este transporte por moto por ser perigoso e canibalizar o transporte por ônibus.

Viações suspeitas de ligações com o crime em SP

Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte, destrincha os desdobramentos do descredenciamento da Transwolf e UPBus em São Paulo. O caso é exemplar para cidades em todo o país não só por conta do perigo da infiltração do crime organizado no transporte, como pelas dificuldades de manter o compliance com contratos engessados. Para o mercado de eletrificação, ainda há outras preocupações.

Carros mais confortáveis e ônibus sem prioridade

No editorial desta semana, o jornalista especializado em transporte e nosso apresentador, Alexandre Pelegi, chama a atenção para a falta de prioridade para o transporte público nas cidades. Enquanto isso, os automóveis estão cada vez mais confortáveis e, com os modelos autônomos, vão virar verdadeiras estações de trabalho no meio do trânsito.

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