A Empresa 1 está testando sua mais nova ferramenta para o transporte público coletivo, o Sigom Analytics, em duas grandes cidades brasileiras dos estados de São Paulo e Santa Catarina. A plataforma, desenvolvida com tecnologia Power BI, consolida dados operacionais diretamente da sua base de dados, em painéis intuitivos e interativos, facilitando a gestão e permitindo decisões estratégicas mais precisas. Segundo a Empresa 1, as cidades que estão fazendo o teste já conseguem sentir a diferença no aumento da segurança dos profissionais de análise e, consequentemente, das decisões tomadas.
De acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC), profissionais gastam, em média, 9,3 horas por semana pesquisando e analisando dados. Desses esforços, 82% do tempo é gasto na coleta, validação e organização de dados, sobrando apenas 18% para a análise desses dados. O Sigom Analytics foi criado para inverter essa lógica, automatizando a coleta de dados e apresentando informações consolidadas em tempo real.
“Com o Sigom Analytics, além de receber as informações, por meio de gráficos e indicadores, as operadoras de transporte público coletivo conseguem centralizar as informações em uma única plataforma, com uma visualização completa da operação, e dedicar mais tempo à análise estratégica. É uma mudança que impacta diretamente a eficiência e a rentabilidade das operadoras”, explica Andrea Trede, gerente de produto da Empresa 1.
Andrea Trede destaca que mais do que a gestão unificada, o Sigom Analytics fornece “insights que permitem a identificação de oportunidades para melhorar processos, o que impacta na qualidade do transporte público que é oferecido nas cidades.”
Todas as informações são dispostas no painel de forma que se possa fazer comparações detalhadas por períodos – diário, semanal, mensal e anual – e a plataforma ainda entrega relatórios detalhados para suporte estratégico. Integrado ao sistema de bilhetagem, além de fornecer indicadores financeiros, o Sigom Analytics utiliza os dados das viagens realizadas, dos passageiros transportados e distância percorrida para gerar indicadores financeiros e quantitativos.
Para a rede de vendas, a plataforma faz o acompanhamento do desempenho dos postos de venda e o monitoramento de recargas realizadas tanto online quanto em postos de atendimento. A plataforma ainda organiza o cadastro de usuários com benefícios tarifários, consolidando informações sobre aprovações, bloqueios e o tempo médio de inspeção, garantindo maior controle e transparência.
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