A RodOil, distribuidora de combustíveis, e a Visate, concessionária de Caxias do Sul (RS), e estabeleceram uma parceria estratégica para testar o primeiro ônibus do sul do Brasil a operar com o diesel sustentável DuraMais+, um combustível ecoaditivado que reduz em até 50% as emissões de poluentes e pode aumentar a eficiência da operação em 10%.
A iniciativa, que teve início nesta sexta-feira (31), incluiu a adesivagem especial do ônibus, criando uma identidade visual que simboliza a redução progressiva de poluentes proporcionada pelo uso do diesel DuraMais+. A nanotecnologia GreenPlus, presente no combustível, permitiu ganhos diretos para a qualidade do ar e a eficiência do transporte público.
“A adoção de combustíveis mais limpos no transporte público é um passo essencial para reduzir emissões e promover um futuro mais sustentável. Projetos como esse demonstram que inovação e responsabilidade ambiental podem andar juntas, trazendo benefícios reais tanto para as frotas quanto para a população que utiliza o serviço diariamente”, explicou Roberto Tonietto, presidente e fundador da RodOil.
Além dos benefícios ambientais, o projeto também contribui diretamente no sistema de transporte público de Caxias do Sul. Esta ação integra a comercialização de espaços na frota da concessionária Visate, com o objetivo de beneficiar diretamente os usuários do sistema. Os valores arrecadados com a iniciativa, neste caso, o envelopamento, serão destinados à secretaria municipal de trânsito, transportes e mobilidade (SMTTM), via Funtran.
Anualmente, quando o valor da tarifa for recalculado, será descontada da soma total dos custos do serviço a arrecadação proveniente da venda de publicidade nos meses anteriores. Essa prática funciona como um subsídio, ajudando a reduzir o valor da tarifa para o usuário.
Para Gustavo Marques dos Santos, diretor-executivo da concessionária, essa iniciativa representa um avanço importante para a sustentabilidade do transporte público e é um benefício direto para os passageiros. “A parceria com a RodOil é um excelente exemplo de como a publicidade pode ser uma solução eficaz para reduzir os custos do transporte público. A receita gerada pelo envelopamento dos ônibus contribui para a redução da tarifa, proporcionando alívio financeiro aos passageiros”, afirma.
A adesivagem do ônibus, criada pela designer Caroline Adami e aplicado pela Sulvisual, seguiu um conceito dinâmico, com tons de verde que se expandem gradualmente para representar a evolução sustentável promovida pela parceria. O veículo circulará ao longo de 2025.
Confira o VÍDEO
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do Transporte Coletivo e da Mobilidade.