Sônia Maria Garcia Mistrello, presidente do SPUrbanuss: “A mobilidade urbana deve estar no centro das atenções municipais, com investimentos que tornem o transporte público mais eficiente, seguro e acessível para todos”

“Defendemos a priorização do transporte coletivo, com ampliação das faixas e corredores exclusivos, que podem aprimorar o desempenho dos ônibus nas vias urbanas, principalmente nos horários de pico”, completa a executiva

Marcia Pinna

TECHNIBUS – Quais serão seus principais objetivos e desafios à frente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss)?

Sônia Maria Garcia Mistrello – O SPUrbanuss tem a finalidade de defender os interesses do setor, buscando a melhoria e o desenvolvimento dos serviços, bem como a defesa de políticas públicas que priorizem o transporte coletivo sobre o individual. Continuamos acompanhando os projetos que visam modernizar a prestação dos serviços de transportes coletivos de passageiros, como a aprovação do marco legal do transporte público coletivo e a mudança do perfil tecnológico da frota operacional.

TECHNIBUS – Como avalia a situação dos operadores de transporte coletivo urbano atualmente em São Paulo?

Sônia Maria Garcia Mistrello – As empresas associadas ao SPUrbanuss demonstram uma grande preocupação com o melhor atendimento aos passageiros, respeitando todas as determinações da administração municipal, no que diz respeito ao número de ônibus que devem estar em operação, tipologia da frota e horários e itinerários.  Defendemos a priorização do transporte coletivo, com ampliação das faixas e corredores exclusivos, que podem aprimorar o desempenho dos ônibus nas vias urbanas, principalmente nos horários de pico.

TECHNIBUSComo foi o ano de 2024 para as empresas de ônibus de São Paulo? Houve avanços?

Sônia Maria Garcia Mistrello – As empresas buscam trabalhar por uma mobilidade urbana sustentável, com a modernização do transporte público e a adaptação às novas tecnologias, sempre em compatibilidade com as determinações do poder público municipal.

 TECHNIBUSComo reconquistar os passageiros do transporte público? A concorrência dos aplicativos é uma ameaça?

Sônia Maria Garcia Mistrello – Tivemos uma expressiva queda do número de passageiros transportados no período da pandemia. Essa demanda ainda não foi recuperada. Mas podemos atingir um maior número de passageiros se tivermos uma rede de transporte coletivo de qualidade, com soluções que combinem eficiência, sustentabilidade e acessibilidade. O uso transporte privado por aplicativo, pode ser explicado pela comodidade e conveniência oferecidos, mas é bom lembrar que essa opção pelo transporte individual tem um valor de tarifa mais elevado e que essa utilização, somada à falta de priorização do transporte coletivo, gera congestionamentos e maior tempo de deslocamento.

 TECHNIBUSO que o poder público pode fazer para incentivar o uso do transporte público em São Paulo?

Sônia Maria Garcia Mistrello – A mobilidade urbana deve estar no centro das atenções municipais, com investimentos que tornem o transporte público mais eficiente, seguro e acessível para todos. A modernização dos serviços de transporte público deve possibilitar um melhor desempenho da frota de ônibus e melhor utilização do espaço viário, com adoção de corredores exclusivos e de sistemas como os BRT.

TECHNIBUSA prefeitura de São Paulo tem metas definidas para a eletrificação da frota de ônibus. Quais as maiores dificuldades dos operadores em aderir aos modelos elétricos?

Sônia Maria Garcia Mistrello – A eletrificação do transporte coletivo da cidade de São Paulo, com cerca de 13 mil ônibus, tem muitos desafios de várias ordens – estruturais, financeiros, técnicos –   que estão sendo analisados e devem ser superados, com vistas à esperada descarbonização da frota.  As empresas continuam cumprindo as ordens de serviço dadas pelo poder concedente. O SPUrbanuss vem acompanhando as iniciativas de eletrificação do transporte de passageiros em andamento. 

TECHNIBUS – Poderia falar sobre sua trajetória profissional?

Sônia Maria Garcia Mistrello – Como advogada formada pela USP, pós-graduada em direito público e em direito contratual, iniciei minha carreira pública na secretaria municipal de transportes (SMT), no gabinete do secretário e no departamento de transportes públicos (DTP), o que possibilitou amplo conhecimento de todo o sistema de transporte público, tanto individual como coletivo. Estive à frente do departamento jurídico cível da SPTrans e, posteriormente, da superintendência de contratos de concessão do sistema de transporte, sendo responsável pela coordenação e acompanhamento administrativo dos contratos, adquirindo ampla experiência em concessão dos serviços de transporte coletivo de passageiros.  Atualmente atuo no Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo (SPUrbanuss).

TECHNIBUS – Quais os desafios em ser uma liderança feminina em um universo masculino como o do transporte?

Sônia Maria Garcia Mistrello – Acredito que os desafios do cargo são os mesmos, independente do gênero. Vale lembrar que em São Paulo e em várias cidades brasileiras, temos mulheres no comando de empresas operadoras e de entidades do setor, defendendo seus ideais e compartilhando conhecimento.

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