Os moradores de Aracaju viverão uma nova experiência de transporte público a partir do dia 20 de janeiro, quando as linhas da cidade iniciarão a operação experimental dos ônibus elétricos. A ação ocorrerá nas linhas circulares 001 e 002, que cortam a cidade de uma ponta a outra, da zona norte à zona sul.
“Em consonância com o nosso programa de governo, coloquei como prioridade melhorar o transporte coletivo da nossa cidade. Mas, queremos a participação da população em todas essas construções. Trazer ônibus elétricos será um ganho a mais em sustentabilidade para a Nova Aracaju que já estamos construindo”, diz a prefeita Emília Corrêa.
O ônibus escolhido para circular pelo município é o modelo elétrico Azure A12 BR, de 12 metros, fabricado pela Tevx Higer. Com zero emissão de gases de efeito estufa, esse modelo oferece baixo ruído e transporta até 76 passageiros e possui autonomia média de 300 quilômetros com uma única recarga, que pode ser potencializada em até 30% pelo seu sistema de freios regenerativos. Conta ainda com um conjunto de baterias de 385 kWh recarregável em até 2,5 horas.
“Para nós, é um orgulho contribuir com toda a nossa tecnologia para o projeto de Aracaju, que, a partir da escolha pelo transporte 100% elétrico sustentável e mais eficiente, avança no conceito de cidade inteligente. Queremos demonstrar de forma prática que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, afirma Carlos Eduardo Souza, o Cadu, CEO da Tevx Higer.
O modelo é totalmente acessível e conta com piso baixo total, sistema de ajoelhamento da suspensão, área para cadeira de rodas com assento dobrável e rampa de acesso. Os passageiros têm à disposição tomadas USB em todos os assentos. O ônibus ainda é equipado com wi-fi integrado e sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV que garantem o conforto térmico.
O veículo também é equipado com painel digital, retrovisores e câmeras externas. E a tecnologia não fica apenas do lado interno do veículo, o Azure é todo construído em monobloco. Segundo o fabricante, o modelo Azure permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, e de até 80% nos custos operacionais totais.
Atualmente, o modelo está em operação em outras cidades do país, como Cascavel (PR) e Belém (PA), além de passar por demonstrações em Florianópolis (SC), Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).