Com Agência Brasília
A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) transportou cerca de 42,5 milhões de passageiros no ano passado – uma média de 3,5 milhões de usuários por mês. Entre as estações mais movimentadas, a Central, na rodoviária do Plano Piloto, com quase meio milhão de usuários por mês, foi o destaque, atendendo 75% a mais de passageiros que a quinta colocada, praça do Relógio. Em seguida, estão Arniqueira (267.314 usuários), Águas Claras (262.352) e Shopping (260.642).
No último ano, o sistema metroviário da capital do país contabilizou 108.952 viagens no período, com destaque para os meses de abril e agosto, que concentraram os maiores volumes de operações. Em termos financeiros, o Metrô-DF arrecadou R$ 187.041.039,56 em receita tarifária, além de R$ 5.579.994,52 em receitas extratarifárias.
Para o diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, os números significativos são resultado do trabalho diário dos profissionais da companhia para melhorar a qualidade do transporte ao usuário.
“São ações que impactam a melhoria dos trens da Série 1000, por exemplo, na manutenção dos trilhos e na rede elétrica, bem como licitações para a aquisição de novos painéis informativos das estações”, detalha o gestor. “E iniciamos estudos para a aquisição de novos trens e também para determinar a viabilidade de implantação da Linha 2.”
A Linha 2 ligaria as regiões administrativas do Gama, Santa Maria, Riacho Fundo, Recanto das Emas, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Cruzeiro à rodoviária do Plano Piloto e à Esplanada dos Ministérios. Além disso, o Metrô-DF já concluiu o processo de licitação para a expansão da Linha 1, em Samambaia. O contrato foi assinado e a empresa está elaborando os projetos executivos.
Acompanhe o Canal Technibus no WhatsApp e fique por dentro das principais notícias e novidades do mundo do transporte coletivo e da Mobilidade.