Chico Bento e sua turma estampam ônibus da Viação Águia Branca

Parceria com a Mauricio de Sousa Produções terá outros dois veículos com as identidades visuais dos personagens criados pelo cartunista

Valeria Bursztein

Começou a rodar pelas estradas do Brasil o ônibus da Turma do Chico Bento, personagem criado pelo cartunista Mauricio de Sousa, que dispensa apresentações. Junto a Mônica, Cebolinha e seus amigos, Chico Bento encanta há décadas leitores de todas as idades. Resultado da parceria entre a Viação Águia Branca e a Mauricio de Sousa Produções, a iniciativa coincide com o lançamento do filme Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, que estreou esta semana em cinemas de todo o país.

O ônibus foi totalmente envelopado e teve o interior customizado com referências do universo do Chico Bento. Ele circulará por todo o Brasil. Além dele, outros dois veículos também serão personalizados com a identidade visual de outros personagens de Mauricio de Sousa.

Para o diretor de licenciamento da Mauricio de Sousa Produções, Rodrigo de Medeiros Paiva, a parceria será estratégica para divulgar outras marcas do grupo. “Geralmente, a Turma da Mônica é a marca mais conhecida do grupo, mas temos outros personagens que representam diferentes realidades do país. Então, faz todo o sentido a parceria para levar o Chico Bento a todos os cantos do Brasil”, avaliou.

“A parceria tem muita aderência com a nossa marca, com os valores da Viação Águia Branca e também com os do Mauricio de Sousa. Entendemos que seria muito bacana conectar essas duas marcas incríveis para encantar os nossos clientes. Já tivemos outras iniciativas nesta modalidade – no ano passado, lançamos quatro ônibus especiais para o Comitê Olímpico Brasileiro – e a estratégia mostrou-se muito produtiva para o relacionamento com o nosso cliente”, explicou Daniella Escocard de Pádua, gerente de comunicação corporativa da Viação Águia Branca.

O diretor de Operações da Viação Águia Branca, Renato Tozzi, comentou que a empresa vê com grande satisfação a parceria. “Ter clientes tão ilustres como o Chico Bento e sua turma nos nossos veículos é algo indescritível, porque rodamos por quase todas as regiões do país, por diversas culturas, pessoas e ambientes. Poder levar algo tão brasileiro como o universo do Chico Bento, com a segurança e o respeito que aplicamos nas nossas operações, é realmente muito gratificante. Vida longa para esta parceria.”

Mundão de descobertas

Daniella conta que a iniciativa também tem sintonia com a nova campanha de marketing da Águia Branca, que está em fase de lançamento e se chama Brasil: um mundão de descobertas. “A ideia é que a gente realmente faça essas descobertas sobre o país e conecte, por meio do ônibus, essas diferentes realidades deste Brasil tão rico”, explicou.

A Águia Branca optou por não divulgar o roteiro do ônibus para preservar o efeito surpresa e manter o encantamento do público ao ver o veículo todo personalizado. “Queremos que as pessoas cheguem à plataforma e realmente se surpreendam com esse ônibus maravilhoso”, disse a gerente de comunicação corporativa da empresa.

2024 foi um ano bom

Tozzi comentou os resultados da Viação Águia Branca em 2024. “Em termos operacionais, o ano passado foi muito bom, sem ocorrências, transportando nossos clientes com segurança e respeito. Em termos de resultados, posso dizer que ficamos dentro das expectativas. Foi um ano bom”, afirmou o executivo, sem revelar números. Tozzi admitiu que os efeitos da pandemia ainda são sentidos. “Para todo o setor foi um momento muito dramático. Algumas localidades foram mais afetadas e, consequentemente, isso acaba refletindo em serviços como transporte e outros afins. Mas já estamos nos normalizando”, disse.

Em termos de investimentos, Tozzi comentou que a empresa adquiriu novos veículos, mas que a quantidade ainda está sendo definida. “A expectativa para este ano é muito boa”, concluiu.

Em 2024, a frota da Viação Águia Branca chegou a de cerca de 670 ônibus. São veículos nos modelos convencional, executivo, semi-leito, leito e leito-cama. Foram mais de sete milhões de passageiros transportados por diferentes regiões do país

O interior do ônibus é inspirado nos personagens

Veja também