Os operadores do transporte rodoviário de passageiros de São Paulo estão participando das decisões sobre o futuro da descarbonização ao lado das montadoras e governo estadual. O diretor-executivo do Setpesp, Antônio Laskos, comemora o momento e faz uma análise de cada umas possibilidades energéticas para mover os ônibus rodoviários.
Segundo Laskos, estão sendo levadas em consideração várias condições, com prioridade para as vocações de cada região do estado. Infraestrutura, abundancia de produção, preço e prazo da implantação, escalabilidade e apoio do estado são alguns dos itens avaliados.
Diário do Transporte revela manobra e vereadores de São Paulo voltam atrás em regulamentação da descarbonização nos transportes públicos
Era de conhecimento geral que a regra criada pelo prefeito Ricardo Nunes de descarbonizar a frota dos ônibus de São Paulo de imediato apenas com ônibus elétricos não tinha como dar certo. A ANTP, o Diário do Transporte e o Podcast do Transporte chamaram a atenção. Mas a prefeitura foi em frente e agora, com os prazos estourados precisava realmente rever a mudança.
Mas isso estava sendo feito pela Câmara Municipal, na correria, sem debates. O Diário do Transporte revelou a manobra e a repercussão foi imensa, forçando os vereadores a criar um novo texto. Adamo Bazani, editor-chefe do Diário do Transporte conta como tudo aconteceu na sua coluna.
Os desafios da mobilidade em Curitiba pelo prefeito Eduardo Pimentel
A editora da revista Technibus, Marcia Pinna, aproveitou sua viagem a Curitiba para as comemorações dos 50 anos do BRT para fazer uma entrevista exclusiva com o prefeito eleito Eduardo Pimentel, que sucederá Rafael Greca.
Uma nova licitação do transporte coletivos já prevendo descarbonização, aumento da eletrificação da frota até 2050, um novo VLT metropolitano complementar ao BRT da cidade, passe livre para desempregados e meia tarifa aos domingos são alguns dos temas da entrevista.
Marcha à ré nas ferrovias britânicas. Pelegi analisa a reestatização dos serviços.
O jornalista especializado e nosso apresentador Alexandre Pelegi analisa a reestatização do sistema ferroviário do Reino Unido, antes conhecido como exemplo de eficiência e pontualidade. A decadência na administração por empresas privadas, causada pela fragmentação do serviço, fez os britânicos repensarem o formato. O governo já iniciou o processo e pode até quebrar alguns contratos para acelerar a recuperação do sistema.
Este recuo faz Pelegi relembrar o mestre Adriano Murgel Branco, que dizia que desestatizar pressupõe fiscalizar. Para conceder serviço público é necessário ter regras muito claras tanto para o poder concedente como para o concessionário. Sempre em defesa dos interesses do cidadão.