Linha 5-Lilás da ViaMobilidade recebe pacote de melhorias

Cobertura 5G, novos revestimentos nas estações, rampas especiais para pessoas com deficiência e o sistema de bloqueios são os destaques da linha neste semestre

Marcia Pinna

A ViaMobilidade – Linhas 5 e 17 informa que está promovendo uma série de melhorias na Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo. As intervenções, realizadas em diversas estações, abrangem avanços em conectividade, acessibilidade e infraestrutura.

O destaque é o início do projeto de conectividade que levará, gradativamente, cobertura 5G e 4G a todas as estações da Linha 5-Lilás. A primeira estação a contar com o serviço é Campo Belo, onde passageiros já podem navegar na internet, realizar chamadas de vídeo e usar aplicativos com alta velocidade e baixa latência. Há cobertura não apenas em toda a estação, mas também nos túneis por meio de um cabo irradiante, que permite a propagação contínua do sinal. Essa tecnologia elimina a oscilação do sinal durante o percurso no túnel, de acordo com a empresa.

A  implantação do sistema de antenas distribuídas (DAS), que proporciona cobertura de sinal de celular em estações e túneis, foi realizada pela IHS Brasil, parte do grupo IHS Holding Limited. Essa é a primeira etapa de um projeto mais amplo que, em um prazo de 12 a 18 meses, levará cobertura 5G e 4G para todas as 17 estações da linha. Até o fim do ano a tecnologia estará disponível também nas estações Brooklin e Borba Gato.

“A entrega da conectividade na estação Campo Belo marca o início de um dos sistemas de antenas mais modernos da América Latina”, afirma Alexandre Katz, diretor de operações da IHS Brasil. “Buscamos continuamente ampliar a oferta de serviços a fim de proporcionar a melhor experiência possível aos nossos clientes. Por isso, estamos implantando na Linha 5 o que há de mais moderno em termos de conectividade”, destaca Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade.

Acessibilidade

A implantação de uma rampa pioneira de fibra de vidro foi projetada para oferecer mais acessibilidade e segurança. O equipamento, 30% mais leve do que as rampas tradicionais, possui superfícies flexíveis e ajustáveis, além de um design dobrável que simplifica o manuseio, sem comprometer o funcionamento dos trens e das portas automáticas. O novo equipamento já passou pela fase de testes e está em fase de produção, com previsão de ser implantado a partir de janeiro de 2025.

Estações

Além disso, a ViaMobilidade informa tem investido em reformas de algumas estações da linha. A Giovanni Gronchi, por exemplo, passou recentemente por uma revitalização completa. A equipe de manutenção e construção civil realizou a troca dos revestimentos das torres e dos pisos.

Os pisos das áreas de bloqueio, passarela de acesso ao Terminal João Dias e à rua Vitalina Grassman foram substituídos. Além disso, foram instalados gradis para evitar quedas e proporcionar mais segurança aos passageiros.

Foram instaladas ainda estruturas de separação entre a estação e os terminais Capão Redondo e Campo Limpo, o que inclui novas guaritas nos dois terminais de ônibus. Além disso, para reforçar a proteção das edificações ao longo da linha, foram colocadas concertinas nas edificações. Outras intervenções gerais incluem a instalação de venezianas no jardim da plataforma 2 da Estação Largo Treze para melhor controle de ventilação. Para a economia de água também foi feita a substituição de vasos sanitários, válvulas de descarga e acionadores.

Outra melhoria promovida na Linha 5-Lilás é a modernização das catracas das estação Capão Redondo, a mais movimentada da linha, com uma circulação média de 95 mil clientes por dia. Com investimentos de cerca de R$ 1,2 milhão, serão substituídas 16 máquinas da linha de bloqueio da estação. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até 20 de dezembro. Segundo a ViaMobilidade, a troca das catracas será realizada de forma planejada a fim de minimizar possíveis impactos nas operações. O serviço ocorrerá durante a noite, nos horários de menor movimento.

A instalação de um painel digital com resolução de 3.040×720 pixels e 35m² na estação Santa Cruz recebeu um investimento foi de R$ 1,1 milhão. E 2024 também foi um ano de consolidação do varejo nas estações da Linha 5-Lilás. Atualmente, são 135 operações comerciais distribuídas nas 17 estações.
 

Tecnologia

A ViaMobilidade passou a usou um drone de mais de R$ 100 mil para realizar a limpeza da cúpula de vidro da estação Brooklin. O equipamento norueguês utilizado para lavar as placas de vidro temperado, da estrutura de 14 metros de altura, conta com um sistema completo, de oito filtros que tiram todos os minerais da água, para que a limpeza tenha ainda mais eficiência. A operação, que antes era feita por alpinistas e levava seis dias, desta vez durou dois dias. O processo tem que ser repetido a cada seis meses. Para realizar a operação foi necessária autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da fabricante do equipamento na Noruega.

O uso do drone foi um teste-piloto para avaliar o ganho desse processo. Se ele for mais eficiente e viável, o recurso tecnológico deverá ser utilizado para a limpeza para as demais seis estações da Linha 5-Lilás que também têm estruturas de vidro.
 



 

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