A operação Natal Seguro no Transporte Público é uma parceria entre a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) e a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC).
O objetivo é intensificar o policiamento no interior e nas proximidades dos 13 terminais e 50 estações do transporte coletivo (sistema BRT Norte/Sul e Leste/Oeste) de Goiânia. O efetivo responsável pela segurança nos terminais será ampliado em mais de 100% em dezembro para garantir a segurança da população neste período de festividades de fim de ano, quando há uma maior movimentação e o comércio se aquece com as compras de Natal e Ano Novo.
Segundo o governo de Goiás, essa ação faz parte da restruturação do transporte público da região metropolitana de Goiânia iniciada em janeiro de 2024. Com investimentos de R$ 1,7 bilhão até 2026, provenientes do subsídio mantido pelo governo estadual e pelas prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goianira e Trindade, a frota está sendo renovada e ampliada com ônibus climatizados.
Segurança especializada
Goiânia conta com um batalhão especializado para o transporte público, que já registrou, em 2024, uma queda de 67% no número de furtos e 57% no quantitativo de roubos em comparação ao ano passado. Além do reforço no policiamento, os passageiros contam ainda com 1.173 câmeras de monitoramento instaladas nos terminais, todas interligadas à central monitorada pela secretaria de segurança pública. Em 2025, a secretaria informa que esse trabalho vai ser reforçado com a instalação de câmeras de reconhecimento facial de procurados pela justiça nos terminais e estações.