Consórcio Iveco Bus-Mobility é selecionado para projeto de ônibus elétricos BRT na França

A Iveco Bus entregará 20 ônibus elétricos articulados GX 437 Elec Linium BRT com opção para nove veículos adicionais

Redação

O consórcio Iveco Bus–Mobility foi selecionado pela comunidade urbana de Grand Reims (região de Champagne, na França) para estudo, dimensionamento, fornecimento e comissionamento de seu sistema de transporte elétrico, como parte de seu projeto de BRT com zero emissão. A Iveco Bus entregará 20 ônibus elétricos articulados GX 437 Elec Linium BRT com opção para nove veículos adicionais.

Os veículos serão colocados em operação na linha “les Sacres” no outono de 2025, como parte da rede Grand Reims Mobilités, envolvendo a criação de duas linhas BRT. A Mobility será responsável pelo fornecimento e implantação da infraestrutura de carregamento no pátio de Huet, bem como o fornecimento do software Cway de carregamento inteligente

Como parte de um projeto para oferecer um serviço de alto nível e zero emissão, Grand Reims escolheu o modelo BRT GX 437 Elec Linium; 20 articulados elétricos de serviço de alto nível fornecidos pelo fabricante estarão em funcionamento em duas linhas de BRT a partir do outono de 2025:

  • Linha 1 conectando o futuro campus da Neoma Business School / ESAD no emergente distrito de Port Colbert e a Universidade de Reims Champagne Ardenne – Moulin de la Housse, passando pela estação central de Reims e a linha “les Sacres”, um dos principais eixos do centro da cidade em completa remodelação.
  • Linha 2 que liga a estação central de Reims à cidade de Cormontreuil, passando pelo distrito de Châtillons, que será requalificado no âmbito da renovação urbana.

“Estamos muito satisfeitos com a escolha de Grand Reims, que posiciona claramente a Iveco Bus como um parceiro de referência, tanto pela relevância da nossa oferta em termos de ônibus de alto nível, como pela nossa experiência em eletromobilidade. Estamos convencidos de que os passageiros e a população apreciarão o conforto destes veículos, oferecendo um ambiente mais respeitoso e silencioso”, afirma Giorgio Zino, head de operações comerciais da Iveco Bus na Europa.

Os vinte ônibus elétricos BRT de 18 metros capacidade de acomodar até 142 pessoas. O interior com grandes superfícies de vidro e articulações translúcidas, deixa muito espaço para a luz natural. A iluminação Led colorida permite uma variação do ambiente interior. Telas de informações e portas USB estarão disponíveis para o uso dos passageiros. Os veículos terão um sistema de câmeras substituindo os tradicionais espelhos retrovisores externos.

A autonomia é garantida por baterias de alta capacidade. O conforto térmico é proporcionado por uma bomba de calor com consumo de energia reduzido, operando com CO2 sem emissões de gases de efeito estufa. A chegada desses veículos elétricos também exige uma adaptação do pátio e dos métodos de trabalho do operador da rede de ônibus de Reims. 

Infraestrutura

A instalação de uma infraestrutura de carregamento adequada é necessária e será implantada pela Mobility. A instalação incluirá 32 pontos de carregamento, correspondendo à capacidade de longo prazo do pátio de Huet para acomodar veículos elétricos. O desafio é criar uma infraestrutura de carregamento que seja fácil de usar para o operador e capaz de suportar mudanças de rede ao longo do tempo.

Durante os trabalhos, as equipes da Mobility operarão em estreita colaboração com os serviços de Grand Reims, seus escritórios de design de consultoria e a operadora da rede, para garantir a segurança no local e a continuidade do serviço de transporte.

Além da infraestrutura de carregamento, a Mobility também implantará o software de monitoramento e carregamento inteligente Cway, que permitirá ao operador de rede controlar o equipamento e otimizar o carregamento do veículo. O carregamento diário de várias dezenas de veículos elétricos requer um planejamento cuidadoso para suavizar os picos de consumo, garantindo que cada veículo seja carregado adequadamente. O cronograma de carregamento é calculado com base nos horários de serviço, características do veículo, condições climáticas e tarifas de eletricidade.

A infraestrutura de carregamento e o software de controle Cway implantado pela Mobility permitirão que o operador gerencie a carga de forma eficaz, garantindo que a rede funcione corretamente e obtenha economia de energia. Isso permitirá que a rede explore totalmente seus novos veículos elétricos GX 437 Elec Linium.

Veja também