IA melhora a experiência do cliente na compra de passagens

Ferramentas tecnológicas podem ajudar as empresas de transporte rodoviário de passageiros a aproveitar o uso da IA generativa para personalizar as interações com os viajantes

Redação

No início de setembro, a Reservamos SaaS apresentou a primeira edição do Reservamos SaaS Next, um evento on-line focado em apresentar as principais inovações da empresa de tecnologia para o setor rodoviário. O principal tema abordado foi “Personalização para todos”, que discutiu como a inteligência artificial (IA) e os dados em tempo real podem aprimorar a experiência de compra de passagens de ônibus e aumentar a competitividade das empresas.

Um dos destaques foi o uso da IA generativa para personalizar as interações com os viajantes. Adrián Cuadros, chief product officer da Reservamos SaaS, explicou que, por meio da análise de dados em tempo real, as empresas rodoviárias podem se adaptar a cada viajante, mostrando conteúdo relevante com base na localização, comportamento e preferências.

A base de dados de personalização é importante pois, quando um viajante interage com o e-commerce de empresas rodoviárias parceiras ou com seus aplicativos, o conteúdo se adapta a cada usuário. Em vez de mostrar sempre a mesma página, como uma impressora que repete o mesmo jornal, o site muda de acordo com as características do viajante. Por exemplo, a experiência para alguém que está na Cidade do México será muito diferente da de um viajante em Bogotá, Lima ou qualquer outra cidade da América Latina.

Novas funcionalidades e soluções que podem melhorar a operação das empresas e a experiência dos viajantes:

  • Chatbot com IA: Essa ferramenta, integrada ao WhatsApp, permite aos viajantes
    realizar buscas usando linguagem natural, receber um link direto para a compra de
    passagens e acessar atendimento personalizado 24/7. O chatbot reduz custos
    operacionais e melhora o atendimento ao cliente, gerando respostas instantâneas com
    base nas interações anteriores do usuário.
  • Funnel Personalizado: Inclui um motor de busca inteligente que permite realizar
    buscas rápidas e fáceis, preenchendo automaticamente informações com base nas
    buscas recentes e preferências do usuário. Além disso, permite selecionar assentos
    diretamente na tela de resultados e adicionar viagens de volta com um único clique,
    melhorando a eficiência do processo de compra.
  • ReservamosONE: Esse sistema centraliza todas as interações dos usuários com os canais de venda on-line e offline, fornecendo insights para que as empresas melhorem sua estratégia e personalizem a experiência de compra com base em dados precisos.
  • Sugestão de Preços: Funcionalidade que utiliza dados históricos para ajustar os preços de forma dinâmica conforme a demanda e a ocupação, permitindo que as empresas maximizem seus lucros e se adaptem rapidamente às flutuações do mercado.

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