A Thyssenkrupp, que atua na área de engenharia e tecnologia industrial, anuncia um investimento de aproximadamente R$ 120 milhões em suas operações automotivas no Brasil. O objetivo é aprimorar as capacidades das fábricas locais da empresa para atender à crescente demanda das montadoras que operam no país e estão investindo em novas plataformas para veículos híbridos e elétricos.
“Essa cifra possibilitará a expansão da nossa produtividade e capacidade, implementação de tecnologias avançadas de automação e aquisição de máquinas de última geração para fortalecer o conteúdo local dos produtos fabricados no Brasil”, diz Paulo Alvarenga, CEO da Thyssenkrupp América do Sul.
A alocação de investimentos inclui, entre outras medidas, a expansão da capacidade de produção na fábrica de Poços de Caldas (MG), na qual a empresa fabrica eixos de comando de válvulas, além do aumento do conteúdo local na unidade de produção localizada em São José dos Pinhais (PR), onde a companhia produz sistemas de direção.
“Esse significativo valor que estamos investindo reafirma o compromisso da Thyssenkrupp com a indústria automotiva brasileira, visando fortalecer sua posição como parceira-chave para as OEMs em toda a região”, explica Alvarenga.
Nove em cada dez veículos no Brasil usam a marca–
Segundo a empresa, nove a cada 10 veículos fabricados no Brasil incorporam componentes produzidos pela Thyssenkrupp e o seu portfólio engloba componentes desde o motor, como eixos de comando de válvulas, virabrequins e bielas, até componentes de suspensão e chassi, incluindo sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras, para veículos leve e pesados.
A empresa tem seis fábricas automotivas no Brasil, sediadas em Ibirité, Poços de Caldas e Santa Luzia, em Minas Gerais; São José dos Pinhais, no Paraná; e São Paulo e Campo Limpo Paulista, no estado de São Paulo, que é a maior fábrica de virabrequins forjados e usinados pesados do mundo, com uma produção de 750 mil unidades por ano, o que equivale a 30% do mercado global desse componente. No ano fiscal de 2022/2023, o segmento Automotive Technology da Thyssenkrupp registrou 7,9 bilhões de euros em faturamento global.
Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 4.000 colaboradores na região nos segmentos automotivo, defesa naval e tecnologias para descarbonização. Na região, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2022/2023 um faturamento equivalente a R$ 5 bilhões.
A Thyssenkrupp é um dos principais fornecedores de componentes de motores, como virabrequins e bielas, e componentes de suspensão, como molas e barras estabilizadoras, para montadoras de veículos pesados no Brasil. Além disso, também atuamos no segmento de aftermarket fornecendo molas e barras estabilizadoras por meio de uma rede de distribuidores espalhada por todo o Brasil. Nossa fábrica de Campo Limpo Paulista (SP) é a maior planta de virabrequins forjados e usinados pesados do mundo, com uma produção de 750 mil unidades/ano, o que equivale a 30% do mercado global desse componente.