Por Sonia Moraes
Technibus – Qual a estimativa da Scania para o mercado de ônibus em 2024?
Alex Nucci – Estamos muito otimistas e confiantes para 2024. O primeiro trimestre foi bem aquecido para a Scania por causa da queda na taxa de juros e da excelente performance da nossa linha Euro 6. O mercado também vem mostrando um forte movimento de retomada, com oportunidades para renovações e ampliações de frotas. No acumulado de janeiro a março, emplacamos 106 chassis, ante 59 unidades no mesmo período de 2023, com alta de 79,7%, enquanto o mercado caiu 34%. Projetamos crescimento, e nossa expectativa é retomar os volumes de vendas do período pré-pandemia.
Technibus – A Scania espera um crescimento consistente neste ano para o segmento de rodoviários?
Alex Nucci – Os indicadores macroeconômicos estão mostrando que mais e mais passageiros estão usando as linhas rodoviárias. Estamos esperando um bom ano para os principais segmentos do transporte rodoviário de passageiros: interestadual, fretamento e turismo.
Technibus – Qual a projeção para o mercado de rodoviário?
Alex Nucci – Mantemos a mesma projeção da Anfavea de que o mercado rodoviário cresça de 10% a 14% em 2024. Para a Scania, a projeção é crescer o volume de vendas muito em função da excelente performance da nossa linha Euro 6. Nos segmentos de entrada dos rodoviários, o fretamento, apostamos no modelo K 320 4×2, com motor de 9 litros, produto versátil e com nível superior de eficiência energética. Também vai bem no turismo de trajetos de pequenas e médias distâncias. No segmento 8×2 temos dois motores de 450 e 500cv, de 13 litros, com possibilidade de montar o K 450 8×2 e o K 500 8×2. São produtos ideais para quem busca colocar as carrocerias Double Decker.
O carro-chefe atual entre todo o portfólio é o K 410 6×2, que representa quase 50% das vendas totais da marca. É um veículo consolidado indicado para os segmentos de linha rodoviárias regulares e para o turismo de longa distância.
Technibus – Qual a previsão para o mercado de fretamento e urbano?
Alex Nucci – Para o segmento de fretamento e urbano temos ótimas oportunidades, principalmente, de renovações de frotas. A pandemia aumentou a idade média de boa parte da frota circulante e os clientes têm aproveitado a excelente performance da linha Scania Euro 6 para apostar em renovações. Para o segmento urbano, estamos analisando como o mercado se comportará visto que existem outras opções em substituição ao diesel, como o gás natural e o biometano.
Technibus – A Scania já vê sinais de aquecimento no mercado de urbanos devido às eleições municipais?
Alex Nucci – Percebemos boas movimentações no segmento urbano, mas não só relacionadas ao fato de termos eleições municipais em 2024. O setor urbano, na maior parte do Brasil, vem investindo em melhorias nos sistemas e tem sido protagonista no movimento de transição energética, visando um transporte mais eficiente e com menos emissões de CO2 e materiais particulados.
Technibus – Como estão as negociações no segmento de rodoviário e urbano?
Alex Nucci – Estamos com uma robusta carteira de pedidos firmada no primeiro semestre, sendo a maior parte destinada ao segmento rodoviário. O mercado de urbanos tem trazido boas oportunidades, principalmente, com o modelo K 320 6×2*4 para 15 metros e já realizamos vendas importantes, que deverão iniciar as operações nos próximos meses.
Technibus – E a produção dos ônibus movidos a gás natural?
Alex Nucci – A Scania segue acreditando no gás como uma importante fonte de energia sustentável. Para o mercado brasileiro, temos prospectado boas oportunidades em conjunto com os órgãos gestores e os operadores. Neste momento, nossa produção está atendendo outros mercados da América Latina.
Technibus – Quais países estão comprando ônibus urbanos a gás da Scania?
Alex Nucci – A maior parte das vendas está concentrada na Colômbia.
Technibus – No Brasil, como estão os testes com o ônibus a gás?
Alex Nucci – Em fevereiro, a Scania um importante teste com ônibus a gás na cidade de Recife. A performance do veículo no primeiro mês foi excelente e superou nossas expectativas. O gás natural vem demonstrando ser uma excelente opção para apoiar as cidades no movimento de transição energética, e os clientes vêm demonstrando bastante interesse por esta tecnologia.
Technibus – A Scania já tem encomendas de ônibus movidos a gás natural?
Alex Nucci – Para o mercado brasileiro ainda não temos nova venda confirmada em 2024, mas há muitas oportunidades em andamento, tanto para o segmento urbano quanto para o rodoviário.
Technibus – Na fábrica de São Bernardo do Campo, como está o ritmo de produção de ônibus? Quais empresas estão comprando os modelos da marca?
Alex Nucci – Temos um ritmo normal em nossa produção e os clientes que estão comprando nosso ônibus são das linhas rodoviárias regulares e de linhas urbanas.
Technibus – Para o mercado brasileiro, o maior volume é de ônibus rodoviários?
Alex Nucci – Nosso maior volume de vendas ainda está concentrado no segmento rodoviário, porém nossos clientes têm apostado também nas soluções para o setor urbano. Seguiremos investindo no desenvolvimento do nosso portfólio de produtos, buscando atender com maior amplitude todas as gamas de aplicações e necessidades dos nossos clientes, tanto para aplicações rodoviárias como urbanas.
Technibus – Os ônibus elétricos continuam em testes no Brasil?
Alex Nucci – Os ônibus elétricos já são uma realidade no Brasil e, em conjunto com os ônibus a gás e diesel Euro 6, nos ajudarão a dar um grande passo rumo a um sistema de transporte mais sustentável em nosso país. Em função das dificuldades com a infraestrutura de energia, temos observado oportunidades mais latentes no Sul, Sudeste e Centro-oeste do país. Para regiões com menor estrutura e com abundância da atividade agrícola, acreditamos na escalada dos veículos a gás.
Technibus – A Scania já começou a produzir ônibus elétricos na fábrica de São Bernardo do Campo?
Alex Nucci – A Scania não estáproduzindo elétricos no Brasil. Para os veículos elétricos 100% Scania, não temos previsão de anunciar a fabricação no Brasil. Temos uma parceria de sucesso com a Caio, WEG e Eletra em uma espécie de modelo elétrico que está fazendo muito sucesso e estamos acompanhando este movimento. A Scania tem a linha elétrica disponível na Europa, mas para a introdução de uma tecnologia no mercado, precisamos levar em consideração três aspectos: a tecnologia do produto, a tecnologia do combustível e a distribuição desse combustível. No caso de veículos elétricos, é preciso uma rede de carregamento para todo o país e o aumento da oferta de eletricidade para atender a demanda de uma frota.
Technibus – Qual a expectativa de vendas de ônibus elétricos no Brasil?
Alex Nucci – Neste primeiro momento, seguimos focados na comercialização de nossos elétricos que foram desenvolvidos em parceria com a Caio, WEG e Eletra, mas seguimos atentos as novas oportunidades que o mercado pode nos demandar.