Sonia Moraes
A Volkswagen Caminhões e Ônibus concluiu a entrega dos primeiros seis micro-ônibus para as Filipinas, marcando a estreia da marca no mercado asiático, iniciativa que faz parte do plano de internacionalização da companhia.
“Estamos começando a entrar nas Filipinas com o micro-ônibus de dez toneladas e já temos 100 veículos vendidos, que estão em produção para serem enviados nos próximos meses”, disse em entrevista à Technibus Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O modelo que está sendo exportado para as Filipinas é o Volksbus 8.160 ODR, que no Brasil é usado para o transporte de estudantes na categoria ORE1 (Ônibus Rural Escolar), equipado com motor Cummins ISF Euro 5 de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, que utiliza Arla 32, e transmissão ZF S5 420 de cinco marchas. “Estamos começando pelo micro-ônibus porque, depois de analisar o mercado filipino, percebemos que havia oportunidade para este modelo, como há também para o ônibus de 17 toneladas, que é o segundo passo da companhia”, esclareceu Alouche.
A Volkswagen está entrando nas Filipinas por meio da MAN Automotive Concessionaires Corp (MACC), importador tradicional da MAN naquele país com 30 anos de experiência na indústria automobilística. “As negociações começaram há três anos no Brasil, e o importador das Filipinas demonstrou interesse pelo nosso produto”, contou Alouche.
Conforme relatou Alouche, nas Filipinas faltava um veículo de entrada, robusto e de custo adequado ao mercado. “Fechamos o primeiro negócio com os micro-ônibus, mas a intenção é de ampliar o portfólio naquele país com ônibus grandes e também caminhões, utilizando a mesma estratégia que temos no Brasil – dual brand – com a marca VW e MAN, uma complementando a outra.”
Além das operações de venda e pós-venda, a Volkswagen será responsável pela montagem dos ônibus nas Filipinas. Para isso, a empresa instalou uma unidade fabril localizada nas proximidades da capital Manila. “Enviamos os profissionais de qualidade e produção para lá para certificar a fábrica e a montagem dos veículos. Aqui no Brasil a equipe de engenharia ajustou o veículo para a configuração local e a de logística adaptou a capacidade produtiva na fábrica de Resende (RJ)”, revelou Alouche.
Os micro-ônibus saem da fábrica de Resende desmontados com destino às Filipinas. O embarque é realizado em contêineres e no porto local são entregues para o importador para serem montados por meio do processo criado junto com a equipe de manufatura e qualidade da montadora no Brasil. “A carroceria dos ônibus é definida pelos clientes e a montagem feita por fabricantes locais. “É um grande desafio, mas pretendemos dar um passo de cada vez para destacar a nossa marca do outro lado do mundo e começar gradativamente a conquistar mercado e a ampliar fronteiras”, disse Alouche.
“A VW está se internacionalizando nos últimos dois anos de forma intensa e como consequência dessa internacionalização o volume de exportação vem crescendo, correspondendo a esses investimentos”, destacou o executivo da Volkswagen.
Considerando ônibus e caminhões, as exportações da empresa correspondem a 25% do total exportado pelo setor automotivo. “Não tivemos um percentual maior de exportação em 2021 porque ficamos limitados à capacidade produtiva, com a falta de peças, chips, e pneus”, esclareceu Alouche.
Ao todo, serão dez modelos ofertados ao mercado filipino, das famílias Delivery e Constellation para caminhões, e Volksbus para ônibus, com configurações customizadas à aplicação nacional pela engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus, dentro do conceito sob medida.
Internacionalização –
Em nota enviada pela empresa Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, comentou que a negociação fechada com a Filipinas é um marco na estratégia de internacionalização da companhia. “Estamos em meio a um ciclo de investimentos de R$ 2 bilhões, dos quais as exportações dos caminhões e ônibus Volkswagen estão entre as prioridades. O mercado filipino é nosso primeiro passo na Ásia e vamos explorar todas as oportunidades, especialmente do programa de renovação de frotas para transporte de pessoas que está em vigência no país”, disse Cortes.
Os clientes contarão com oito pontos de atendimento para vendas e pós-vendas no país, localizados de forma estratégica nos principais centros de movimentação de cargas e pessoas nas ilhas Filipinas.
“Na mira da Volkswagen Caminhões e Ônibus, não está apenas a ampliação de seu portfólio em mercados já ocupados por nós. Estamos sempre buscando novas parcerias como essa com a MACC, que fortalece também nossas sinergias dentro do Grupo Traton, uma vez que eles também são representantes dos veículos MAN no país”, destacou Cortes.