Belo Horizonte já tem 648 novos ônibus circulando nas ruas

A idade média dos veículos, que era de seis anos e oito meses em julho de 2023, foi reduzida para cinco anos e sete meses

De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, a administração municipal já colocou 648 novos ônibus – todos com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade – rodando nas linhas da capital. O número supera, em mais de 220 veículos, a exigência prevista na Lei 11.458/23, sancionada pelo prefeito Fuad Nomam, que era a inclusão de 420 coletivos na frota da capital. Com a entrada dos novos ônibus, Belo Horizonte já conta com quase 80% da frota com ar-condicionado e suspensão a ar. A idade média dos veículos que era de seis anos e oito meses em julho/2023, caiu para cinco anos e sete meses.

Além disso, desde fevereiro, 13 linhas tiveram acréscimo de viagens. Ao todo foram 54 viagens a mais em dias úteis e nos fins de semana. O sistema já contabiliza 24.142 viagens nos dias úteis – número que supera a determinação da Lei 11.458/23 –, reduzindo a lotação nos veículos.

Para o superintendente de mobilidade da capital, André Dantas, as melhorias refletem o compromisso da prefeitura de Belo Horizonte com a mobilidade sustentável na cidade. “Vamos continuar nos dedicando a construir um sistema de transporte coletivo eficiente e de acordo com as necessidades da população”, acrescentou Dantas.

Para mais informações sobre quadro de horários, itinerários e pontos de embarque e desembarque, acesse o Portal da PBH.

LEIA MAIS:

Entrevista: André Dantas, superintendente da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob)

Entrevista: André Dantas, superintendente da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (Sumob) 

Veja também