O Fretadão, startup de tecnologia que atua na gestão de mobilidade corporativa, coloca em prática a ampliação do seu modelo de negócios. Para isso, a empresa recebeu um aporte de R$ 50 milhões liderado pela EXT Capital, Venture Capital criada a partir de um spin-off da Domo Invest. O montante será investido totalmente na compra de ônibus, micro-ônibus e vans para serem alugados por parceiros operadores, conforme planejamento traçado no início do ano e ocorrerá em fases em que a primeira conta com R$ 14 milhões disponibilizados.
A ideia é que esses veículos potencializem o alcance das soluções da empresa, permitindo que os parceiros operadores tenham capacidade de atuação em caso da necessidade de uma rápida ampliação no número de carros disponíveis para o atendimento de clientes.
“Continuamos com um plano robusto de crescimento, tanto nas grandes cidades nas quais já atuamos, como em outros centros importantes, que contam com dezenas de empresas com necessidades específicas de transporte de colaboradores. A ampliação do modelo de negócios nos dá mais agilidade para atender um novo cliente, ou aumentar uma operação já existente, pois teremos os veículos prontos. Mas é importante sempre ter isso em mente: nós não vamos virar um transportador e não queremos substituir os nossos parceiros. O que nós pretendemos é ajudá-los na expansão dos negócios e do número de clientes atendidos”, afirma Antonio Carlos Gonçalves, CEO do Fretadão.
“Um dos pilares de investimento da EXT Capital é em mobilidade, por isso estamos muito felizes com o aporte na Fretadão, apoiando o desenvolvimento dos pequenos transportadores e agregando valor na cadeia como um todo. Conhecemos a startup desde a época da Domo Invest e acreditamos em sua capacidade de melhorar a mobilidade urbana brasileira, gerando o desenvolvimento sustentável para o país”, destaca Alberto Rossi, co-founder da EXT Capital.
O Fretadão encerrou o segundo semestre de 2023 com aproximadamente 25 mil pessoas utilizando seus serviços diariamente, contra cerca de 20 mil no final de 2022, e com crescimento no faturamento em relação ao ano anterior. “Hoje estamos focados no crescimento da receita e margem do negócio. O desenvolvimento seguirá o planejado nos últimos anos, com a expansão regional e conquista de novos clientes estratégicos em cidades médias e grandes pelo Brasil. As operações de aluguel dos veículos deverão ser responsáveis por 15% de incremento na receita até o final do ano”, completa Antonio Carlos Gonçalves.
O Fretadão atualmente opera em 16 estados e tem ampliado esforços de maneira estratégica para atender cada vez mais o público corporativo e empresas. Segundo a companhia, direcionar esforços para aumentar o número de empresas atendidas e passageiros transportados em regiões com potencial de crescimento tem sido uma missão recorrente. A ideia nesse momento é atingir novas regiões com potencial de empresas com grande número de colaboradores.