Technibus – Como a Marcopolo avalia o mercado de ônibus no Brasil e no exterior?
Ricardo Portolan – O mercado de ônibus como um todo vem retomando em um ritmo ainda baixo, mas está voltando em quase todas as regiões e mercados de atuação da empresa. No Brasil, os segmentos rodoviário e de micro mantiveram o ritmo de crescimento, e o de urbanos vem renovando sua frota em diversas cidades. No exterior, as vendas também vêm aumentando, mas em ritmo ainda moderado. Alguns países onde a Marcopolo possui operação, como Argentina, África do Sul e México têm registrado evolução mais forte, o que pode colaborar para que em 2023 o mercado continue se recuperando.
Technibus – A empresa está confiante que o ano terminará com resultado melhor para o mercado de ônibus?
Ricardo Portolan – Sim. O mercado brasileiro de ônibus poderá alcançar crescimento de até 20% em relação aos volumes produzidos em 2021. Os segmentos de rodoviário, fretamento e micro seguem aquecidos, o mesmo com os escolares com as entregas para o programa Caminho da Escola. Assim que o segmento de urbanos retomar de forma mais acelerada, o mercado tenderá a voltar aos patamares históricos de produção e vendas.
Technibus – O que a Marcopolo projeta para o mercado de ônibus em 2022?
Ricardo Portolan – A expectativa da indústria brasileira de ônibus é de que sejam emplacados em torno de 17 mil unidades, um pouco mais de 20% em relação ao ano anterior. O volume de carrocerias produzidas no Brasil entre janeiro e outubro de 2022 cresceu quase 54%.
Technibus – E em 2023, qual a expectativa para o mercado de ônibus?
Ricardo Portolan – Acreditamos em um ano melhor do que 2021 e 2022, mas ainda não temos uma expectativa de volumes que o mercado poderá demandar.
Technibus – O que poderá contribuir para o crescimento do setor?
Ricardo Portolan – O que poderá estimular o crescimento do setor é a retomada mais forte e consistente da economia brasileira e os programas de renovação de frota, sobretudo em urbanos.
Technibus – Qual modelo a empresa espera maior demanda neste momento de retomada do mercado de ônibus no Brasil e no exterior?
Ricardo Portolan – Tradicionalmente, os modelos da Marcopolo mais procurados nos mercados brasileiro e exterior são os rodoviários Paradiso, sobretudo o modelo 1800 Double Decker, e o urbano Torino em suas diferentes versões.
Technibus – Entre os mercados que a empresa tem atuação, qual terá reação mais rápida neste momento de retomada?
Ricardo Portolan – O mercado brasileiro tem apresentado ritmo de retomada mais acelerado do que outros países da América do Sul e da África. Existe uma demanda reprimida para renovação de frota. Outro aspecto importante é o recente crescimento pela procura de viagens por ônibus em razão da elevação nos preços das passagens aéreas. Isso poderá acelerar ainda mais a renovação de frota por parte dos operadores de transporte.
Technibus – No exterior como foi desempenho da Marcopolo neste ano e como a empresa espera fechar 2022?
Ricardo Portolan – O desempenho da Marcopolo no exterior apresentou crescimento de 27,9% em vendas em 2021 em relação a 2020. A produção também cresceu 69,6% no período, com a fabricação de 2.451 carrocerias de ônibus, contra 1.445 em 2020. Para 2022, a expectativa é positiva. No primeiro semestre, os negócios no exterior cresceram 21,1% em relação ao primeiro semestre de 2021. A produção também cresceu 3,5%, com 952 unidades produzidas, ante 920 no mesmo período do ano anterior.
Technibus – Qual a expectativa para os negócios no exterior em 2023?
Ricardo Portolan – A expectativa é de retomada gradativa de vendas em todos os mercados nos quais a companhia atua.