A Allison Transmission anunciou que várias empresas de transporte público no Centro-Oeste dos Estados Unidos estão optando pela nova geração do sistema de propulsão híbrido-elétrico eGen Flex para seus ônibus. A Metropolitan Evansville Transit System, que fornece serviços de transporte público para Evansville, Indiana, é uma delas. A companhia incorporará novos ônibus Gillig equipados com o eGen Flex à sua frota.
A GO Transit, com sede em Oshkosh, Wisconsin, e a Muncie Indiana Transit System também adquiriram ônibus New Flyer equipados com o eGen Flex para atualizar suas frotas.
“A Allison tem orgulho de manter estreita parceria com empresas de transporte público em todo o Centro-Oeste, apoiando seus esforços no sentido de reduzir as pegadas de carbono e a dependência de combustíveis fósseis, a fim de proteger o meio ambiente e melhorar a qualidade de vida de seus passageiros”, disse David Graziosi, presidente e CEO da Allison Transmission.
“À medida que as frotas mudam para a tecnologia híbrida-elétrica e totalmente elétrica (EV) para apoiar as metas de sustentabilidade, a Allison tem o prazer de ser a parceira escolhida em função da nossa capacidade de oferecer uma tecnologia inovadora, projetada especificamente para atender às necessidades do setor de transporte público”, destacou Graziosi.
Além desse constante crescimento em todo o Centro-Oeste, a Allison entregou em junho os primeiros ônibus equipados com o sistema de propulsão híbrido-elétrico eGen Flex para a IndyGo, a Indianapolis Public Transportation Corporation.
Segundo a Allison, avaliações do uso do eGen Flex em uma das maiores frotas urbanas da América do Norte, em 2022, confirmaram que o motor a combustão permaneceu desligado por mais de 50% do tempo em que os ônibus estavam em operação, o que significa que os veículos equipados com o eGen Flex operaram em modo totalmente elétrico por mais da metade do dia.
O sistema Allison eGen Flex é capaz de operar no modo somente elétrico por até 16 quilômetros consecutivos, ou 50 minutos, várias vezes por rota e por dia. A tecnologia de geofencing (perímetro geográfico virtual) do sistema elimina as emissões e ruídos do motor durante o embarque e desembarque de passageiros em áreas densas de pedestres, em zonas de emissão zero e nas garagens de ônibus.
O sistema Allison eGen Flex é a geração mais recente do sistema de propulsão híbrido-elétrico Allison H 40 EP, que opera nos ônibus de transporte urbano de passageiros desde 2003. Os sistemas híbridos-elétricos da Allison já acumularam mais de 4,8 bilhões de quilômetros de operação, evitaram que mais de 1,4 bilhão de litros de diesel fossem consumidos e reduziram as emissões de CO2 em mais de 3,8 milhões de toneladas.